Buscar

Atividade - Rubem Alves

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

01. Explique a crítica feita por Rubem Alves no seguinte texto: “A ciência não é um órgão novo de conhecimento. A ciência é a hipertrofia de capacidades que todos têm. Isto pode ser bom, mas pode ser muito perigoso. Quanto maior a visão em profundidade, menor a visão em extensão.” (ALVES, 1981, p.9)
- Rubem Alves, quando se refere à hipertrofia, afirma que o crescimento exagerado do pensar/fazer do ser, seja algo referente à ciência em si. E, que isto, dependendo da ocasião e de quem está realizando essa hipertrofia, pode ser prejudicial ao próprio. Ou seja, ao final da citação, quando ele afirma: “Quanto a maior visão em profundidade, menor a visão em extensão”, ele quer dizer que, quando alguém se submete demais a esta hipertrofia e decide ir fundo nisso, esse alguém perde a noção da realidade e não consegue enxergar o que está acontecendo em seu redor.
02. Que relações existem entre a ciência, a educação e a sociedade? Explique seu posicionamento, utilizando-se de argumentos factuais.
- A ciência representa todo o conhecimento adquirido através do estudo ou da prática, baseado em princípios certos. Ela formula suas teorias em seus próprios métodos científicos. Como o próprio nome já diz, a ciência posso ser entendida como a ganância pelo conhecimento, abrangendo diversas áreas, como: Ciência e Tecnologia; Ciências Sociais; Ciências Contábeis; entre outras. Então, pode-se afirmar que o objetivo da ciência seria conseguir o maior conhecimento possível, pois, ela está subdividida em diversas áreas e, consequentemente, transferir estes conhecimentos para as futuras gerações para que possam dar continuidade ao que já foi descoberto/melhorado. A educação é como o meio em que os hábitos, costumes e valores de uma comunidade são transferidos de uma geração para uma geração seguinte. A educação vai se formando a partir das experiências vividas, dos conhecimentos adquiridos ao longo do tempo. Em um sentido mais direto, a educação é um processo contínuo de desenvolvimento das práticas físicas, intelectuais e morais do ser humano, fazendo com que este se comporte devidamente em uma sociedade. A sociedade, em uma forma um pouco conceitual, se refere em como uma espécie vive de forma organizada. Uma sociedade humana e algo bem coletivo, onde os cidadãos são sujeitos à mesma autoridade política, às mesmas leis e normas de conduta. Com isso, fica claro que, quem vive em determinada sociedade, tende a passar seus costumes e deveres para as gerações seguintes, logo, podemos estabelecer uma relação entre Ciência, Educação e Sociedade como sendo, o fato de que ambas estão sujeitas a transmitir informações/conhecimentos para o próximo, seja as gerações futuras ou atuais. Mais uma relação direta existente entre elas, seria que, como a ciência significa o ato de adquirir conhecimento, ela precisa de um meio para ser transmitida, que seria a educação. E já existindo o conhecimento e o meio de transmissão do mesmo, resta saber pra quem será transmitido. Sendo assim, em se tratando de sociedade, onde há governos que possam organizar de maneira eficiente essa questão, ela é a mais apropriada a fazer parte deste conjunto que tem tudo pra ser perfeito: Ciência, Educação e Sociedade.

Continue navegando