Buscar

estudo de caldeira feito 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE - CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
SEGURANÇA DO TRABALHO II
Aluno(a): DENIZE MARÇAL VIEIRA	 Data: 21/05/2021		Professor: Bruno Carlesso Aita
ESTUDO DE CASO: NR 13 – CALDEIRAS, VASOS DE PRESSÃO E TUBULAÇÕES.
Você atua como técnico de segurança do trabalho em uma indústria de alimentos congelados e embutidos. Esta indústria possui 2 caldeiras flamotubulares para acumular e gerar vapor que é utilizado para o aquecimento dos tanques de água, esterilização da linha de produção e cozimento de alimentos. As características das caldeiras são as seguintes:
	CALDEIRA FLAMOTUBULAR 1:
· Volume interno= 27 m3
· Pressão de operação = 2500 Kpa
· PMTA = 2700 Kpa
· Tipo de combustível = Gás Natural
	CALDEIRA FLAMOTUBULAR 2: 
· Volume interno = 5 m3
· Pressão de operação = 1300 Kpa
· PMTA = 1400 Kpa
· Tipo de combustível = Óleo Diesel
Com base na descrição das caldeiras e na NR-13, responda os seguintes questionamentos:
1. A NR-13 é aplicada para os equipamentos descritos? Qual é a categoria de cada caldeira?
R: SIM APLICA SE A NR 13.4.1.2 . Caldeira 1 : CATEGORIA A e Caldeira 2 : CATEGORIA B .
2. Em determinada ocasião, devido a uma falha no sistema de alimentação de gás na caldeira 1, ocorreu uma explosão que feriu gravemente o operador da caldeira e um auxiliar de manutenção que estavam no local. De acordo com a NR-13, quem deverá ser comunicado e o que deverá constar na comunicação?
R: O Orgão Regional do Ministério do Trabalho e o Sindicato da categoria profissional. a) Razão social do empregador, Endereço, Local, Data e Hora da Ocorrência b) Descrição da ocorrência c) Nome e função da(s) vítima(s) d) Procedimentos de Investigação Adotados e) Cópia do último relatório de inspeção de segurança do equipamento envolvido f) Cópia da Comunicação de Acidente de Trabalho – CAT .
3. O técnico em manutenção mecânica instala na caldeira 1 uma válvula de segurança com pressão de abertura ajustada para 2600 Kpa, enquanto na caldeira 2 é instalada válvula com pressão de abertura ajustada para 1600 Kpa. Você considera adequado o ajuste nas pressões de abertura das válvulas? Justifique.
R: Na caldeira 1 foi feito o ajuste correto, na caldeira 2 não está correto, porque o valor tem que ser igual ou inferior a PRESSÃO MÁXIMA DO TRABALHO ADMITIDO ( PMTA). 
4. Em certa ocasião, o visor de nível e o sistema de bombeamento de água da caldeira tiveram que ser substituídos. Na instalação dos novos equipamentos, o técnico em manutenção responsável decide instalar um sistema de controle de nível manual na caldeira. Isto é permitido de acordo com a NR-13?
 Sim é permitido desde que seja registrado e aprovado formalmente pelo responsável técnico e desde que seja provisoriamente , pois o controle de nível deve ser automático.
5- As caldeiras da empresa possuem placa de identificação indelével fixadas em seu corpo. Nestas placas, constam as seguintes informações:
	· nome do fabricante
· capacidade de produção de vapor
· número de ordem dado pelo fabricante da caldeira
	· ano de fabricação
· pressão de teste hidrostático de fabricação
· código de projeto e ano de edição
As placas de identificação das caldeiras atendem os requisitos mínimos da NR-13? NÃO 
6- Referente à documentação exigida pela NR-13 para as caldeiras, a empresa em que você trabalha possui a seguinte documentação:
· Um único Prontuário da Caldeira que foi fornecido pelo fabricante, abrangendo as caldeiras 1 e 2
· Um único livro de páginas numeradas intitulado "Registro de Segurança" que abrange as caldeiras 1 e 2. O livro não possui assinatura de Profissional Habilitado e do operador da caldeira 
· Projetos de alteração e reparo, contendo todas as modificações e reparos realizados nas caldeiras. Possui assinatura do Profissional Habilitado
· Certificados de calibração de todos os dispositivos de segurança das caldeiras 1 e 2
Quais documentos estão inadequados ou faltando? 
Toda caldeira deve ter sua própria documentação exigida .Deve possuir no livro assinatura do Profissional Habilitado ,deve possuir o nome do operador da caldeira . a) Prontuário da caldeira, fornecido por seu fabricante, contendo as seguintes informações: - código de projeto e ano de edição; - especificação dos materiais; - procedimentos utilizados na fabricação, montagem e inspeção final; - metodologia para estabelecimento da PMTA; - registros da execução do teste hidrostático de fabricação; - conjunto de desenhos e demais dados necessários para o monitoramento da vida útil da caldeira; - características funcionais; - dados dos dispositivos de segurança; - ano de fabricação; - categoria da caldeira; b) Registro de Segurança, em conformidade com o subitem 13.4.1.9; c) projeto de instalação, em conformidade com o subitem 13.4.2.1; d) projeto de alteração ou reparo, em conformidade com os subitens 13.3.3.3 e 13.3.3.4; e) relatórios de inspeção de segurança, em conformidade com o subitem 13.4.4.16; f) certificados de calibração dos dispositivos de segurança. 
7- No caso do dono da empresa decidir vender uma das caldeiras, quais os documentos referentes a NR-13 que devem acompanhá-la?
Quando a caldeira for vendida ou transferida de estabelecimento, os documentos mencionados nas alíneas “a”, “d”, e “e” do subitem 13.4.1.6 devem acompanhá-la. Prontuário da caldeira, fornecido por seu fabricante, contendo as seguintes informações: - código de projeto e ano de edição; - especificação dos materiais; - procedimentos utilizados na fabricação, montagem e inspeção final; - metodologia para estabelecimento da PMTA; - registros da execução do teste hidrostático de fabricação; - conjunto de desenhos e demais dados necessários para o monitoramento da vida útil da caldeira; - características funcionais; - dados dos dispositivos de segurança; - ano de fabricação; - categoria da caldeira; projeto de alteração ou reparo, em conformidade com os subitens 13.3.3.3 e 13.3.3.4; relatórios de inspeção de segurança, em conformidade com o subitem 13.4.4.16; certificados de calibração dos dispositivos de segurança.
8- As caldeiras 1 e 2 da empresa estão instaladas em uma casa de caldeiras com as seguintes características:
· Prédio separado, construído de material resistente ao fogo, com duas de suas paredes adjacentes a outras instalações do estabelecimento e com as demais afastadas 8 metros de outras instalações do limite de propriedade de terceiros, do limite com as vias públicas e de depósitos de combustíveis (excetuando-se reservatórios para partida com até 2000 L de capacidade)
· Possui uma única saída ampla, desobstruída e sinalizada
· Possui ventilação permanente com entradas de ar que não podem ser bloqueadas
· Parte da casa de caldeiras é utilizada como almoxarifado e como sala de manutenção de equipamentos
· Dispõe de acesso fácil e seguro para operação e manutenção da caldeira, com guarda-corpo vazados e dimensões que impede a queda de pessoas 
· Possui iluminação conforme normas oficiais vigentes, mas não foi constatada a necessidade de iluminação de emergência
· Possui sistema de captação e lançamento dos gases e material particulado, provenientes da combustão, para fora da área de operação, atendendo às normas ambientais vigentes
A casa de caldeiras está adequada conforme a NR-13?
R: Não. Tem que dispor de pelo menos 2 saídas amplas desobstruídas e sinalizadas e dispostas em direções distintas. Não pode ser utilizada para nenhuma outra finalidade ,tem que ter iluminação de emergência conforme normas oficiais vigentes. Dispor de sensor para detecção de vazamento de gás quando se tratar de caldeira a combustível gasoso; Ter sistema de captação e lançamento dos gases e material particulado, provenientes da combustão, para fora da área de operação, atendendo às normas ambientais vigentes;
9- As caldeiras da empresa não possuem qualquer sistema para controle e tratamento da qualidade da água de alimentação. Isto está correto de acordo com a NR-13? 
R: Não 
10- As duas caldeiras são operadas por um único operador da caldeira que possui ensinofundamental, certificado de Treinamento de Segurança na Operação de Caldeiras de 40 horas e comprovação de prática profissional supervisionada de 60 horas que ele realizou na caldeira 2. Você considera que este operador está apto conforme a NR-13 para operar as caldeiras?
R: Não . O Operador deve possuir o ensino médio ,e deve ter tido treinamento 	de no mínimo 40 horas e comprovação de prática supervisionada de 80 horas.

Continue navegando