Buscar

Biblioteca sua origem e evolução

Prévia do material em texto

Biblioteca: sua origem e evolução
Não houve uma data específica para a origem das bibliotecas, há relatos que as primeiras bibliotecas começaram a existir uns 300 anos antes de Cristo.
A biblioteca surgiu a partir do momento em que o ser humano começou a registrar os conhecimentos adquiridos em suportes, dai veio a necessidade de guardar esses suportes que continham esses conhecimentos.
Três suportes tiveram destaques no surgimento das bibliotecas. O mineral que era feitos de argilas, o vegetal que gerou o papiro e o animal que resultou no pergaminho.
Na antiguidade três bibliotecas se destacaram: a biblioteca de Alexandria, a biblioteca de Pérgamo e a biblioteca de Niniver.
Uma das mais importantes bibliotecas da antiguidade foi a biblioteca de Alexandria, a mesma foi criada com o intuito de abrigar as obras clássicas gregas. Ela era situada às margens do Mar Mediterrâneo onde havia um fluxo muito grande de pessoas. As pessoas que por ali passavam vinham em busca de conhecimentos, mas também deixavam os seus conhecimentos ali registrados.
A biblioteca de Alexandria foi criada como símbolo de poder, quem tinha acesso era somente reis, sábios e conselheiros. Nessas bibliotecas havia informações sobre Agronomia, Agricultura, Astrologia, Geografia, Misticismo.
A biblioteca de Pérgamo foi outra importante biblioteca, a mesma foi construída na atual Turquia. Ela foi pensada para confrontar a biblioteca de Alexandria, o suporte utilizado era o papiro, planta aquática de origem grega, porem devido aos contratempos o Egito parou de fornecer, então passaram a utilizar peles de animais, porem devido ao alto custo, fizeram um processo para baratear o suporte, surgindo daí o pergaminho. Os dois suportes papiro e pergaminho, foram utilizados para o armazenamento na biblioteca de Pérgamo.
A biblioteca de Niniver, no atual Iraque, foi construída a mando do rei Assur Anipal II. Eram feitas plaquetas de argila, as mesmas eram cozidas em altas temperaturas e o conhecimento era talhado em caracteres uniformes.
As bibliotecas dessa época tanto eram um local para se guardar conhecimentos como também era um símbolo de poder.

Continue navegando