Buscar

O ESTUDO DA ÉTICA PROFISSIONAL NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO

Prévia do material em texto

O ESTUDO DA ÉTICA PROFISSIONAL NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
· ÉPOCA, São Paulo, ano 3, n. 134, 11 dez. 2000.
· ÉTICA jornalística e ética política. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 20 maio 2001, p. A3.
· FUNDAÇÃO DE ENSINO “EURÍPIDES SOARES DA ROCHA”. Disponível em: Acesso em: 8 fev. 2002.
· LÔBO, Paulo Luiz Neto et al. Uma cartografia dos problemas. In: CONSELHO FEDERAL DA OAB. OAB ensino jurídico: diagnóstico, perspectivas e propostas. 2 ed. Brasília, DF: [s.n.], 1996.
· MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Diretrizes curriculares do curso de direito. Disponível em: Acesso em: 11 maio 2001.
· MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Portaria n. 1886, de 30 de dezembro de 1994. Fixa as diretrizes curriculares e o conteúdo mínimo do curso jurídico. ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL (Brasil). OAB ensino jurídico: novas diretrizes curriculares. Brasília, DF: Conselho Federal da OAB, 1996.
· MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parecer n. 146/2002, Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educação Superior, 03 abr. 2002. Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Direito, Ciências Econômicas, Administração, Ciências Contábeis, Turismo, Hotelaria, Secretariado Executivo, Música, Dança, Teatro e Design. Disponível em: Acesso em: 4 jul. 2002.
· NALINI, José Renato. Ética geral e profissional. 3. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2001.
· ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL (Brasil). Ensino jurídico OAB: 170 anos de cursos jurídicos no Brasil. Brasília, DF: OAB, Conselho Federal, 1997.
· REALE, Miguel. Filosofia do direito. 19 ed. São Paulo: Saraiva, 1999.
· RODRIGUES, Horácio Wanderlei. Novo currículo mínimo dos cursos jurídicos. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1995.
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES APRENDIZ (CESA)
Nome: Vitória Aleksandra Rezende Costa 
Curso: Direito
Período: 9º Turma: S
Disciplina: Ética Geral e Profissional
Data: 14/05/2021
1. APRESENTAÇÃO DO AUTOR DA OBRA 
Flávio Bento, Professor nos Cursos de Direito da Fundação de Ensino “Eurípedes Soares da Rocha” e da Universidade do Oeste Paulista, Mestre em Direito pela Universidade Estadual de Londrina, Doutorando em Educação da UNESP, Campus de Marília.
2. INTRODUÇÃO DA OBRA
O trabalho apresentado por Flávio Bento, visa demonstrar como a graduação em Direito traz conhecimentos para a vida das pessoas que fazem este curso, o que vem apresentado em seus resultados, onde toca no principal assunto demonstrado, que é a ética profissional do graduado em Direito onde é argumentado em dois tópicos importantes: a conduta ética exemplar do graduado e a crise ética que envolve as profissões jurídicas na atualidade que são apresentadas em seus resultados.
3. RESUMO DA OBRA
O Trabalho exposto é dividido em 04 (quatro) capítulos, sendo eles: 
a) A atualidade da discussão ético-jurídica;
b) A ética profissional como matéria do currículo de graduação em direito;
c) O conteúdo programático da disciplina ética das profissões jurídicas; e
d) Os objetivos da disciplina
No primeiro capítulo o autor nos demonstra como é importante possuir a ética jurídica onde é evidenciado de uma forma direta, demonstrando em questão os efeitos dos comportamentos dos profissionais jurídicos. Citando em seu texto fatos importantes que veio a acontecer na história dos profissionais jurídicos que demonstra a sua tese de elaboração deste trabalho. No final deste capítulo Flavio, apresenta um caminho correto para o qual se deve ser seguido para que haja o caráter ético dos profissionais, onde durante a formação do estudante ele deve conhecer, discutir e pensar sobre a realidade ética, para que possa refletir sobre a situação da sua ausência e seus resultados após sua formação e que futuramente venha a ter o discernimento de sua atuação com conjunto com a profissão ética.
No segundo capítulo trata sobre a preocupação com a formação dos futuros operadores jurídicos no qual frisa que a questão ética deva ser parte na formação do estudante do direito, para que este além da formação profissional possa também adquirir uma formação humanística e ética.
O capítulo terceiro fala sobre o conteúdo programático da disciplina ética das profissões jurídicas que é dividido em 07 (sete) tópicos importantes para a sua composição.
E por último temos os objetivos da disciplina que em resumo visa demonstrar objetivos que se deva alcançar com o empenho e aplicabilidade da ética, que são eles: o estimulo e auxilio do aluno em pensar sobre questões éticas sociais e profissionais, o despertar do interesse para a formação humanitária conciliada com as normas jurídicas e os imperativos éticos em conjunto com os valores que devem nortear a conduta humana e por fim delimitar a fronteira entre o moral e o jurídico, com suas diferenças e proximidades.
4. ANÁLISE CRÍTICA SOBRE A OBRA
O presente trabalho foi elaborado mediante o objetivo demonstrar a necessidade do emprego da formação ético-jurídica dentro da grade de estudo de um aluno em direito. Essa necessidade veio mediante a alguns relatos até mencionados na obra, que demonstrou a necessidade da ética dos profissionais jurídicos, pois a sua ausência acarreta insegurança e desconfiança por parte da população.
Então, incumbi, ao estudante de Direito e futuro especialista na área jurídica um pensamento reflexivo sobre sua ética profissional, bem como da sua importância para a formação daqueles que escolheram o Direito como carreira de atuação.
Portanto, uma formação consciente e responsável deve ser disponibilizada aos futuros profissionais do Direito, para que estes ampliem suas virtudes, princípios e a conscientização de que o Direito e a ética são ciências complementares e se projetam para a boa convivência social das pessoas.
5. CONCLUSÃO
O trabalho apresentado tem como objetivo demonstrar a grande importância que o estudo da ética profissional apresenta dentro da formação dos profissionais, dos estudantes em Direito, e também de qualquer cidadão. Porém o grande assunto abordado foi o conhecimento técnico dos profissionais jurídicos mediante a alguns efeitos negativos que a sua ausência causa dentro da área jurídica.
A formação acadêmica do estudante de direito em ética acarreta em uma formação consciente e responsável apresentando como resultados os princípios e as virtudes no desempenho profissional gerando resultados honestos e cativando clientes.

Continue navegando