A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
QUESTIONÁRIO II - HISTÓRIA DA ARTE

Pré-visualização | Página 1 de 1

QUESTIONÁRIO II – HISTÓRIA DA ARTE
· A bibliografia de referência em história da arte nos revela que os romanos dominaram a Grécia helênica, mas foram por ela dominados no sentido de reverenciar sua produção artística, absorvê-la e adaptá-la ao seu estilo de vida. Há outra importante fonte de inspiração e referência para a arte romana: as criações do povo etrusco. Escolha, nas alternativas a seguir, aquela que representa a maior herança dos etruscos para a arte romana:
Resposta Marcada :
A grande contribuição dos etruscos para a arte romana se concentra na engenharia e na arquitetura. A herança mais importante dos etruscos para a construção romana foi o arco de plena volta.
PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  2
· Quando a cidade de Pompeia foi descoberta sob as cinzas vulcânicas do Vesúvio (em 79 d.C.), tivemos acesso a uma pintura surpreendente produzida pelos artistas da época, que narra muito do que conhecemos sobre a pintura romana. Selecione a afirmativa que representa a pintura encontrada nos interiores das casas em Pompeia:
Resposta Marcada :
Na descoberta da cidade de Pompeia foram encontradas pinturas de cavalete nos interiores das casas.
PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  0
· Os historiadores têm discutido a questão da originalidade na escultura romana; justo a preferência pela decoração opulenta levou os romanos a realizarem cópias massificadas das esculturas gregas, em especial do período helenístico. Há dois tipos de escultura que mais se expressam na arte e na sociedade romanas, revelando sua tradição escultórica. Quais são essas duas categorias de escultura?
Resposta Marcada :
Os tipos de escultura que exercem maior significado na tradição escultórica romana são o retrato e as que apresentam os traços particularizadores de uma pessoa.
PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  2
· Em sua arquitetura, os romanos não adotavam a escala humana como os gregos. Seus templos e demais monumentos eram grandiosos e suntuosos, com o objetivo de reverenciar os grandes feitos militares. A arquitetura comemorativa romana se expressa nos monumentos, muito particulares da tradição imperialista desse povo, cujas vitórias sobre os povos dominados eram sempre homenageadas por meio da arte. Das opções elencadas, qual delas designa os tipos de monumentos romanos?
Resposta Marcada :
Os tipos de monumentos romanos por excelência são: monumentos de utilidade social e pública, honoríficos, militares e urbanísticos.
PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  2
· Sabemos que os romanos também construíram templos que, embora não tivessem a mesma função dos templos gregos, se assemelhavam muito ao estilo arquitetônico consagrado na Grécia Antiga. Do ponto de vista arquitetônico, os templos romanos diferem dos templos gregos em alguns aspectos. Das asserções a seguir, escolha aquela que caracteriza aspectos arquitetônicos distintivos entre os templos gregos e os romanos.
Resposta Marcada :
Os templos romanos não mantinham equivalência entre as fachadas da frente e dos fundos e as fachadas laterais, como era peculiar nos templos gregos.
PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  2
· A arte contemporânea apresenta uma abertura muito grande para o artista, pois não existe uma expectativa de como a obra deva ser. Não existe técnica, material ou temática específica que confira statusde arte às produções atuais, afinal tudo poderá resultar em arte. Qual é a principal questão resultante dessa abertura que o campo artístico adotou?
Resposta Marcada :
Ao não apresentar uma técnica ou forma específica para receber qualificação de arte, os artistas criaram uma arte que nega toda a história da arte para se apresentar como inovadora. Por isso pode-se chamá-la de arte de vanguarda.
PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  0
· A arte contemporânea nem sempre apresenta um objeto ou pintura para ser apreciado, às vezes, encontra-se em um espaço que deve ser percorrido e experimentado, outras, encontra-se em intervenções que questionam o uso dos espaços. Entretanto, há algumas propostas de arte relacional que necessitam do público para existir. Qual é o papel do público na arte relacional?
Resposta Marcada :
A arte relacional problematiza as relações entre as pessoas por meio de propostas que exigem a participação do público para existirem.
PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  2
· A arte conceitual valoriza mais o conceito ou ideia do que a obra pronta, o material ou a técnica artística. Qualquer procedimento poderá ser considerado arte independentemente se feito pelo artista ou por outras pessoas sob sua orientação. Desse modo, muitas obras precisam de algum tipo de registro. Qual é a importância do registro fotográfico, fílmico ou escrito para algumas propostas de arte conceitual?
Resposta Marcada :
Algumas obras de arte conceitual só podem ser percebidas em sua completude a partir de sua documentação da experiência ocorrida, dando materialidade e permanência ao efêmero.
PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  2
· Dentre as produções artísticas contemporâneas, encontram-se com recorrência as performances. Um caso específico foi a proposta de Wagner Schwartz que causou muitas discussões nas redes sociais no ano de 2017. A performance não pode ser confundida com o teatro ou com outras linguagens artísticas, já que tem suas singularidades. Como definir esse tipo de arte?
Resposta Marcada :
A performance consiste no uso do corpo do artista para realizar ações com duração variável e que podem ser repetidas em lugares distintos. Ao contrário do teatro, o artista não interpreta personagens, mas coloca seu próprio corpo no processo artístico.
PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  2
· Uma possibilidade artística muito explorada pelos artistas contemporâneos é a intervenção urbana que busca uma aproximação maior entre o artista e o grande público. A arte invade a cidade e cria novos debates sobre o uso dos espaços pelas pessoas. É um tipo de arte que possibilita a ruptura com a anestesia da vida cotidiana ao apresentar objetos ou registros que questionam os transeuntes. Eduardo Srur é um exemplo de artista que realiza diversas intervenções urbanas. Assinale a alternativa que apresenta apenas obras de Eduardo Srur:
Resposta Marcada :
O artista produziu muitas intervenções urbanas na cidade de São Paulo. Em um de seus trabalhos, ele colocou diversos caiaques no Rio Pinheiro, que, conforme iam percorrendo a extensão do rio, acabavam ficando presos na poluição. Outro exemplo foi a colocação de garrafas pet gigantes nas margens do rio Tietê.
PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  2
Total16 / 20

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.