Buscar

Forum Sociologia - Tempos Modernos Analise sociologica do filme

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Após a leitura do fascículo, Capítulo I: Contexto histórico do surgimento da Sociologia; capítulo II: Augusto Comte: o positivismo; capítulo III: Émile Durkhein: a teoria funcionalista e capítulo IV: Karl Marx: materialismo histórico e assistir ao filme “Tempos Modernos”, você deverá realizar uma análise sociológica do mesmo. Para a realização da análise você deverá observar no filme como estão explícitos os conceitos de Augusto Comte, entre eles, ciência positiva, reforma intelectual do homem, ordem e progresso e religião positiva; da sociologia Durkheiminiana, como por exemplo: solidariedade, divisão do trabalho, anomia, consciência coletiva; e alguns conceitos da sociologia Marxista, tais como: alienação, mais-valia, classes sociais, modo de produção.
È notório que no filme “Tempos modernos” filme de 1936, Escrito, dirigido e atuado por Charlie Chaplin é uma forte criatica a sociedade industrial, período este que foi um marco do de uma revolução de grande desenvolvimento tecnológico que se espalhou pelo mundo. 
O nascimento das indústrias impactou grandes transformações na economia mundial, como também o estilo de vida da humanidade, sendo responsável também de transformações no processo produtivo e nas relações de trabalho na época e que ate hoje vemos vários reflexos deste avanço.
De uma forma cômica Jarlie tece uma critica a este avanço que acabou por assustar as pessoas, na tentativa de se enquadrar e acompanhar estes processos seja na sua função em que desempenhava na fabrica quanto na vida social do seu personagem (Carlitos).
A diversas referencia relacionas entre o filme e grandes mentes da Sociologia e filosofia, no filme podemos ver o processo industrial sendo supervisionado e controlado por uma chefia imediata que podemos interpretar ser o responsável da indústria e podemos notar características que Foucault sintetiza como sendo uma organização utilizada pelos mestres operários deste tempo:
Encontramos aí as características próprias da aprendizagem corporativa: relação da dependência ao mesmo tempo individual e total quanto ao mestre; duração estatutária da formação que se conclui com uma prova qualificatória, mas que não se decompõe segundo um programa preciso; troca total entre o mestre que deve dar seu saber e o aprendiz que deve trazer seus serviços, sua ajuda e muitas vezes uma retribuição. (FOUCAULT, Michel. Os corpos dóceis… p.133).
Outra importante caracterista que podemos sintetizar é o conceito Marxista de Karl Max que tece uma analise social sob aspectos da sociedade moderna explicando cientificamente o sistema capitalista. Karl Max idealiza que as classes desfavorecidas por falta de opção não tem outra fonte de subsistência se não a venda de sua própria mão de obra, sua força de Trabalho. Tudo isso se caracteriza no reconhecimento de um sistema de exploração da classe operaria pela burguesia. Vemos isso claramente no filme.
No Fascículo Sociologia I na pagina 72 cita que “o desenvolvimento das forças produtivas pode exigir nas relações de produção grandes transformações, e se essas relações não se modificam, podem virar obstáculos ao desenvolvimento das forças produtivas. Ou seja as novas gerações devem lutar para mudar as antigas formas de produção e assim consequentemente mudar a forma de organização social da atualidade.” 
Ele garantiu o surgimento da indústria e consolidou o processo de formação do capitalismo.
FOUCAULT, Michel. Os corpos dóceis… p.133.

Outros materiais