Buscar

Atividade Avaliativa Sociologia I - CAPÍTULO IV - A SOCIOLOGIA COMPREENSIVA DE MAX WEBER E NO CAPÍTULO V - TEORIA DA AÇÃO DE PIERRE BOURDIEU

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PARA REALIZAR ESSA ATIVIDADE AVALIATIVA INDIVIDUAL, ANTES VOCÊ PRECISA LER E ESTUDAR OS CONTEÚDOS DO FASCÍCULO, PRECISAMENTE NO “CAPÍTULO IV - A SOCIOLOGIA COMPREENSIVA DE MAX WEBER” E NO “CAPÍTULO V - TEORIA DA AÇÃO DE PIERRE BOURDIEU”. EM SEGUIDA, RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES:
1. Como Weber e Bourdieu definem o objeto de estudo e o método da Sociologia?
2. Para Weber que diferenças existem entre ação social e relação social?
3. O que são tipos ideais, para Weber?
4. Como Weber explica a racionalização da sociedade moderna?
5. Como Bourdieu define o habitus, o campo e os capitais?
6. Como se caracteriza a violência simbólica?
Respostas
1 - Na obra de Weber "economia e sociedade", define a sociologia como "uma ciência que pretende compreender de uma forma interpretativa a ação social consequentemente explicando causalmente o seu curso e seus efeitos". (2000, p.3).
Se define como a ciência que tem o objetivo e a compreensão interpretativa das ações sociais, porém, análise sociológica não pode partir das instituições sociais ou grupos sociais tendo como ponto de partida compreensões das ações dos indivíduos.
Já para Bourdieu, objeto de estudo da Sociologia repousa na mediação entre o indivíduo e a sociedade,  sua teoria tenta articular de dialeticamente as ações dos indivíduos e estrutural da sociedade, sendo o lugar onde o indivíduo Age.
2 - Weber define que, nação social, a conduta do agente está orientada significativamente pela Conduta do outro, na relação social a conduta de cada agente orienta-se por um sentimento reciprocamente compartilhado (uso ou costume). 
3 - Os tipos ideais são conceitos estabelecidos pelo pesquisador a partir dos dados obtidos da realidade eles têm a função de ressaltar os traços distintivos do objeto e são organizados como uma classificação das ações.
 São generalizações tipológicas e, são abstratas e construídas pelo pesquisador para facilitar o trabalho de análise e compreensão dos fenômenos sociais.
4 - Weber compreende e o processo de modernização, provocada pela Revolução Industrial e a ascensão do capitalismo, levou as pessoas a se afastarem de suas crenças tradicionais de vírgula fundadas na religião, em costumes e superstições.  E esse afastamento levava as ações sociais  a   se embasarem em avaliações Racionais, Considerando a eficiência das ações e as consequências futuras. Ele alude também Que a sociedade moderna é marcada pela racionalização de quase todas as dimensões da vida social:  a organização política, as atividades econômicas, a religião, a educação escolar. O capitalismo domina a sociedade por meio da ciência e da técnica, estabelecendo um processo burocrático de administração da economia que se estende por toda a vida social. 
5 - Bourdieu Conceitua hábitus enquanto um sistema de disposições duráveis e transponíveis é resultado de um processo de aprendizagem dos agentes sociais nas suas relações em diversas modalidades de estruturas sociais ou seja, nos diversos espaços sociais em que partiram suas experiências de vida (família, escola, igreja, Mundo do Trabalho). 
Definir o campo como sendo o lócus onde se tratava uma luta concorrencial e de poder entre os atores em torno de interesses específicos como, por exemplo, o campo científico, evidenciada pelo embate em torno da autoridade científica, ou campo da arte pela concorrência da legitimidade dos produtos artísticos. 
Conceitua o capital se referindo a autoridade científica sendo uma luta em torno da legitimidade da ciência. Os  pesquisadores que desfrutam de posições hierarquicamente reconhecidas como dominantes dispõe de maior capital científico, maior prestígio e ainda impõe socialmente a definição da ciência que se conforma a seu interesse.
6 - O conceito de violência simbólica descreve o processo pelo qual a classe que domina economicamente impõe sua cultura aos dominados. Ele parte do princípio de que a cultura, ou sistema simbólico, é arbitrário, uma vez que não se assenta numa realidade dada como natural, portanto é histórica e passível de transformação. Bourdieu considera que o sistema escolar é o maior produtor de violência simbólica, porque reproduz a desigualdade social com aparência de processo democrático e legítimo se os estudantes não possuem as mesmas chances de obter êxito na escola, essa questão é "naturalizada" como um problema do indivíduo, delegar aos dons naturais não as diferenças de oportunidades, geradas pelo acesso diferenciado ao capital cultural.

Outros materiais