Buscar

Resumo - O enigma do moinho de luz

Prévia do material em texto

O enigma do moinho de luz
Radiômetro de Crookes, conhecido como moinho de luz, foi criado para medir a radiação, atualmente é apenas um instrumento de chamativo para estudantes e curiosos, também é utilizado em salas de aulas. 
O moinho consiste em quatros hélices acopladas em um pino vertical com baixo atrito. O moinho se movimenta com o lado claro se afastando do lado escuro. Um dos autores (N.S.) havia assistido em um programa de divulgação científica uma explicação pouco plausível do fenômeno de rotação do moinho, como sendo devido à incidência de fótons nas hélices, contudo era muito sedutora para os telespectadores. A partir dessa explicação errônea surgiu o referido artigo. O radiômetro de Sir William Crookes, foi desenvolvido para medir o fluxo de radiação infravermelho e da luz solar, sobre o tálio. Como não havia dados sobre as temperaturas das hélices, uma explicação baseada nos fenômenos observados já seria suficiente. Com base na teoria ondulatória, Crookes, apresentou seu trabalho na Royal Society of London e que foi analisado por James Clerk Maxwuell (1831-1879). Com base na sua teoria do eletromagnetismo, Maxwell se dedicou a verificar os efeitos da pressão da radiação. Através desse estudo poderia ser observada facilmente uma contrariedade, já que a luz no lado escuro das hélices deveria ser absorvida enquanto no lado claro das hélices a luz deveria ser rebatida. Com isso se chegava ao resultado de uma radiação de pressão duas vezes maior no lado claro das hélices em referência ao lado escuro das hélices. Explicação usual de acordo com a termodinâmica, já que o gás é o responsável pelo efeito no moinho de luz, podemos explicar de forma bem simples. Como o lado mais escuro absorve mais radiação do que o lado claro, por consequência o lado escuro estará mais quente, como a pressão aumenta com o aumento de temperatura, isso faz com que haja uma força maior no lado escuro, fazendo com que o cata-vento gire nessa direção. 
Portanto é esperado que o leitor aprendesse o real motivo do funcionamento do moinho, que se deve a força que o gás exerce nas hélices devido à absorção da radiação.

Continue navegando