Buscar

Doc1 - Transporte e feedback +e -

Prévia do material em texto

DANILO VILHENA – MED IX
· O transporte através da membrana pode ser de 2 formas: downhill (seguindo o gradiente de [ ]) e uphill (contra o gradiente de [ ]).
· A diferença entre difusão simples e difusão facilitada é que a difusão simples são poucos elementos que estão sendo transportados através da membrana, ou ele passa livremente através da membrana com ou sem ajuda de proteínas canal. Essas ptns canal são compostas de aminoácidos que possuem cargas e se essa carga for igual a da substância que está pra ser transportada, ela será repelida, pois elementos de carga de mesmo sinal se repelem. Já a difusão facilitada utiliza proteínas carreadoras ou proteínas transportadoras que são proteínas as quais têm uma dinâmica, e essa dinâmica consiste em abertura, pois a molécula a ser transportada precisa encontrar a proteína transportada e se ligar a ela, daí essa proteína carreadora vai ter a mudança conformacional e jogar o elemento para o outro lado (ela muda sua conformação para jogar o elemento para o outro lado da membrana).
· O transporte ativo sempre é contra o gradiente de concentração, sendo esse transporte um transporte ativo primário (utiliza AP diretamente) ou transporte ativo secundário (utiliza ATP indiretamente – haja visto que um elemento vai a favor do gradiente de [ ] e o outro vai contra o gradiente de [ ] OBRIGATORIAMENTE. Sendo esses os transportes simporte e transporte antiporte {exemplo da bomba de Na+ e K+ que joga 3 Na+ pra fora e 2K+ pra dentro}).
· Homeostase é para faixas de normalidade, como temperatura corporal de 36,5° a 37,2°. Esse conceito de homeostase é um processo que nós convivemos com ele, nunca para ele. O corpo trabalha para manter o equilíbrio
· com o aumento da osmolaridade que provoca uma saída da sua faixa de valor normal ou, ao menos tem essa tendência, ativará os mecanismos de controle de osmolaridade, que trabalharão para manter a homeostase, o equilíbrio. Um exemplo são os exercícios físicos que levarão a transpiração, aumentará da concentração de sais no corpo, o sangue vai passar pelo hipotálamo onde há osmorreceptores em que percebem osmolaridade fora dos padrões normais e assim, ativarão os mecanismos que propiciará a sensação de sede para bebermos água e voltar a faixa normal de concentração de sais no sangue. Além disso, estimula a neurohipófise a secretar o ADH armazenado para que retenha líquido e não aumente mais a [ ] de sais no sangue.
· Feedback negativo é um fator que vai estimular a homeostase. QUANDO O ESTÍMULO É CONTRÁRIO A RESPOSTA é um feedback negativo. Se um estimulo se mantiver, não tendo resposta, o mecanismos de homeostase não vai conseguir dar jeito, logo o indivíduo morre, sendo um exemplo o frio no alaska. Indivíduo com frio, corpo começa a tremer para produzir calor, porém o indivíduo ainda continua no frio, não havendo uma resposta de sair dessa condição do indivíduo, e ele acabará morrendo de hipotermia.
· Um outro exemplo de feedback é um trabalhador em um abiente externo em um dia quente e seco -> perda de água corporal por evaporação -> os líquidos corporais tornam-se mais concentrado -> vias de sede são estimuladas -> ingestão hídrica -> água adicionada aos líquidos corporais reduzirá sua [ ]
· ESTÍMULO É aquilo que está acontecendo ou tendencia para o que vai acontecer e que estimula o seu corpor a responder de uma forma que evite aquilo a acontecer, que traga de volta o que tava anormal para a faixa de normalidade
· O Feedback positivo o estímulo aumenta devido à resposta corporal. O ESTÍMULO É A FAVOR DA RESPOSTA. Um exemplo é a perda subida de sangue -> ocasiona queda na pressão -> potencialização na queda da pressão arterial e fluxo sanguíneo que causará enfraquecimento do coração -> sistema de controle da homeostase faz vaso constrição até quando conseguir, depois virá a morte. Um outro exemplo é a produção de citocinas no momento do parto para aumentar contração pro neném nascer.
· A falha de compensação homeostática pode resultar em disfunção, doenças. Doença autoimune é uma falha no mecanismo de homeostase em frear a compensação, pois os anticorpos começam a destruir o próprio organismo.

Continue navegando