Buscar

Manutenção Preventiva X Manutenção Preditiva Daiana Bitesnik Fernandes

Prévia do material em texto

MANUTENÇÃO PREVENTIVA X MANUTENÇÃO PREDITIVA
DAIANA BITESNIK FERNANDES
NITERÓI/RJ
2021
INTRODUÇÃO
Quando falamos em operação agrícola mecanizada, podemos identificar três elementos fundamentais que são eles: a máquina, o meio e o operador. Sendo que este último tem grande atuação sobre a produtividade das máquinas e qualidade do trabalho realizado. Na proporção em que as máquinas se tornam mais complexas, exigindo que os empregadores passem a qualificar mais seus trabalhadores. 
No meio agrícola realizam-se condições de trabalho exaustivas e muitos riscos ocupacionais. Sabemos que a atividade é considerada uma das mais perigosas, ao lado da mineração e construção civil. Dentre os acidentes registrados, muitos deixam seqüelas ou são fatais, sendo que o quadro se agrava quando envolve a operação de máquinas agrícolas. 
Quando se realiza avaliação dos tratores agrícolas com vistas à prevenção de acidentes, é importante considerar, além da presença dos itens relacionados à ergonomia e segurança, o estado de conservação dos mesmos. 
Verifica-se, assim, que a qualidade ergonômica e a segurança de um determinado trator agrícola abrangem a avaliação da presença, bem como o estado de conversação de um grande número de itens, impedindo uma avaliação da máquina sob esse aspecto. Assim o objetivo deste trabalho foi produzir e empregar a metodologia de cálculo do coeficiente parcial de ergonomia e segurança em tratores agrícolas (COPES), tendo como o objetivo disponibilizar uma ferramenta que permita uma avaliação da qualidade dos tratores agrícolas em relação à ergonomia e segurança.
DESENVOLVIMENTO
Para geração do relatório quanto ao critério de segurança nos equipamentos solicitados (tratores), utilizaremos as informações apresentadas pelo solicitante:
	Equipamento (Trator)
	Anos de uso
	A
	25
	B
	5
	C
	30
	D
	10
	E
	3
Para desenvolvimento do relatório quanto ao critério de segurança nos equipamentos solicitados (tratores) utilizamos a função do COPES. Nessa Figura, verifica-se que o COPES decresce, conforme o tempo de uso dos tratores analisados aumenta.
Como sabemos, o COPES corresponde a um valor numérico variável de 0 a 100, que expressa à qualidade em termos de ergonomia e segurança dos tratores agrícolas. O referido coeficiente foi desenvolvido e avaliado por meio de informações apresentadas de anos de uso dos equipamentos (tratores). Mediante a análise chegamos aos seguintes dados abaixo, que quanto maior o COPES mais seguro o equipamento.
	Equipamento (Trator)
	Anos de uso
	COPES
	A
	25
	22
	B
	5
	52
	C
	30
	19
	D
	10
	40
	E
	3
	61
CONCLUSÃO
Mediante a análise dos dados apresentados e a informações geradas pelo COPES, chegamos à conclusão que todos os tratores precisam passar por manutenções preventivas, sendo que os tratores A e B pelo tempo de uso maior demandam um cuidado maior e com isso um custo mais elevado em manutenções sejam elas preventivas, como preditivas.
Da mesma forma, o COPES indicou de forma evidente, que os equipamentos (tratores) A e B apresentam grandes limitações ergonômicas e de segurança, visto serem equipamentos mais antigos.
Bibliografia
GIMENEZ, Leandro. Aula 11 – Ergonomia e Segurança em Máquinas Agrícolas. Edisciplinas USP. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4312764/mod_resource/content/1/Aula%2011%20-%20Ergonomia%20e%20Seguran%C3%A7a.pdf. Acesso em: 14 de mai. de 2021.
GIMENEZ, Leandro. Aula 14 – Manutenção de Tratores. Edisciplinas USP. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5401477/mod_resource/content/0/3_Apostila_Manuten%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em: 14 de mai. de 2021.
2

Mais conteúdos dessa disciplina