Buscar

Psicologia em saúde

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aquilo que chamamos de humanização do atendimento, e mesmo do processo de humanização dentro do SUS, passa por aspectos estruturais, da reorganização institucional, e, também, pelas práticas e ações das equipes profissionais atuantes. No cotidiano dos centros de saúde, a adaptação ou flexibilização daquelas normas à realidade da unidade, a realização de práticas que promovam vínculo com os usuários – como a visita domiciliar ou o acompanhamento através de grupos terapêuticos – são também considerados boas práticas (GUERRERO et al., 2013, p. 134)
Essa humanização do atendimento se desdobra numa prática acolhedora, que tem o diálogo e a conversa como elementos fundamentais. Diante disso, qual conceito poderia balizar esse tipo de prática?
Alteridade
A noção de trabalho em equipe surge a partir da combinação entre três fatores, fundamentalmente: 
 I. A ideia de integração, a partir dos preceitos da medicina preventiva e da medicina comunitária.
II. A manutenção na abordagem do processo saúde-doença em que se considera uma perspectiva de que as doenças possuem sempre uma causa biológica.
III. As alterações na abordagem e nos processos de trabalho.
Assinale a alternativa correta:
 Estão corretas I e III.
Contrapondo-se às ideias de Durkheim, Foucault vai enxergar a doença não apenas por seu viés negativo, mas pela positividade subjacente, na possibilidade gerada pelo patológico, na medida em que ____________ e ______________ se complementam, e não são antagônicos. Assinale a alternativa que preenche, de forma CORRETA, as lacunas:
O normal; o patológico. 
Leia atentamente as informações contidas nas colunas “A” e “B” para, emseguida, assinalar a alternativa que reúne as correspondências CORRETAS entre as informações nessas contidas. 
 
Coluna A: 
 
I. É uma especialidade médica responsável por doenças determinadas por fatores emocionais, que podem ser compreendidas por ferramentas psicanalíticas, desde que tratados os conflitos inconscientes específicos(EKSTERMAN, 1975).
II. Surge como campo de pesquisa que engloba a dimensão da relação entre paciente e médico e tem foco terapêutico. 
III. Sua prática busca maior utilidade clínica, incorporando a interdisciplinaridade como critério, integrando conhecimentos que pudessem compreender mente e corpo de forma integrada.
IV. Trata-se do campo de entendimento e tratamento dos aspectos psicológicos relacionados ao adoecer(SIMONETTI, 2004, p.15). Essa vertente trabalha com a elaboração subjetiva por parte do paciente, com suporte, da condição da própria Saúde, da situação de adoecimento.
 
Coluna B:
 
1. Psicologia Médica
2. Psicologia Hospitalar
3. Medicina Psicossomática
4. Medicina Comportamental 
 
A sequência CORRETA desta associação é
 I-3; II-1; III- 4; IV-2.
Sobre a definição do Campo de Psicologia da Saúde,analise as seguintes assertivas quanto à veracidade – V para VERDADEIRO,ou F para FALSO:
 
I. As dimensões sociais e culturais não têm relevância na atuação dessa área de conhecimento, sendo a esfera médica preponderante.  
II. A Psicologia da Saúde tem como foco o modo de vida dos indivíduos, seus hábitos e como se comportam, aspectos que se desdobram na forma como esse indivíduo se relaciona com o próprio corpo e a vida e com as demais pessoas.
III. A Psicologia da Saúde se assemelha à Psicologia Clínica porque ambas têm como objeto o comportamento no contexto da Saúde e da doença, principalmente, no que diz respeito à Saúde e doença físicas.
 
As assertivas I, II e III são, RESPECTIVAMENTE: 
F, V, F.
Em 25 de novembro de 2011, a diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) aprovou o Regulamento Técnico que determinou os Requisitos de Boas Práticas para o funcionamento de Serviços de Saúde. O regulamento técnico em questão se fundamenta na humanização, atenção e gestão – bases sobre as quais viemos trabalhando os conceitos de saúde e doença –, na qualificação dos profissionais e das práticas, bem como na redução e no controle de riscos aos usuários e ao meio ambiente (ANVISA, 2011, p.1)
Avalie quais dos critérios abaixo garantem a adequação às particularidades e ao padrão do estabelecimento da norma.
I. Gestão de tecnologias, a fim de prever a implementação a partir de bases científicas e técnicas, normativas e legais, de modo a garantir controle e segurança na prestação de serviços em saúde – nos procedimentos de atendimento, na proteção ao trabalhador e na preservação do meio ambiente e da saúde pública;
II. Humanização no atendimento e na gestão, com ênfase no que viemos tratando à respeito da dimensão subjetiva e social, em todas as práticas de saúde. Nesse aspecto, destacam-se as questões de gênero, etnia, raça, orientação sexual e populações específicas, e a atenção especial em seu cuidado e educação/ informação, partindo de suas demandas particulares;
III. Planejamento para gestão de Resíduos nos Serviços de Saúde (PGRSS). Trata-se de um documento que delimita as ações relativas ao manejo de resíduos sólidos, levando em conta os seus riscos, desde a sua geração até a sua disposição final, com fins de preservação do meio ambiente;
IV. Existência de estabelecimento de saúde privado com fins de prestação de assistência auxiliar, tendo em vista a inoperância do sistema público de saúde.
 
Assinale a alternativa CORRETA. 
 I, II e III, apenas.
“A ala da Organização Mundial da Saúde que cuida dos aspectos da qualidade de vida, na divisão de saúde mental, estabeleceu o conceito de qualidade de vida como “a percepção do indivíduo de sua posição na vida no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”. (MONTEIRO et al., 2010). 
Agora, considere as seguintes assertivas: 
I. Um dos aspectos importantes da consciência sobre a própria vida ou mesmo a consciência dos grupos sociais sobre a sua condição dizem respeito à politização ligada ao nível de instrução e acesso ao conhecimento dos códigos linguísticos;
II. As medidas subjetivas de bem-estar não são primordiais para um processo de saúde coletiva, porque não fornecerem informações uteis para avaliar a qualidade de vida de uma população ou de determinado grupo social;
III. A discussão acerca da realidade local é muito importante para a promoção da saúde coletiva. O não entendimento e reconhecimento do território onde se atua recai sobre práticas que fortalecem a ideia de que aquela comunidade é responsável pela realidade de precariedade a que está submetida.
Qual(is) da(s) assertiva(s) acima dialoga com o conceito de qualidade de vida praticado e vislumbrando contemporaneamente:
 I e III, apenas.
A Psicologia da Saúde tem como foco o modo de vida dos indivíduos, seus hábitos e como se comportam, aspectos que se desdobram na forma como esse indivíduo se relaciona com o próprio corpo e a vida e com as demais pessoas. A partir dessa afirmação, analise os itens a seguir:
I. O comportamento no contexto da Saúde e da doença, principalmente, no que diz respeito à Saúde e doença físicas, é o objeto da Psicologia da Saúde, diferente da Psicologia Clínica.
 II. Psicologia da saúde é o conjunto de contribuições educacionais, científicas e profissionais específicas da Psicologia, utilizadas para a promoção e a manutenção da saúde, prevenção e tratamento das doenças.
 III. Psicologia da saúde é o termo utilizado para descrever a atuação de todos os profissionais psicólogos, uma vez que toda atuação em Psicologia é na área da saúde.
Com base no que foi apresentado, é correto afirmar que:
Estão corretas I e II.
Segundo a perspectiva Biopsicossocial: 
 I. O corpo humano é formado por aspectos biológicos, psicológicos e sociais, a partir dos quais se relaciona com o ambiente e o mundo à sua volta.
II. O processo de cura para várias doenças deve considerar apenas o aspecto biológico do indivíduo.
III. O processo de cura envolve profissionais de várias áreas e especialidades, e não apenas os médicos.
É correto o que se afirma em:
I e III, apenas.
Analise os itens a seguir:
 I. O aspecto geográfico tambémé um fator influente no processo saúde-doença.
II. É necessário compreender que aquilo que é considerado normal em um indivíduo ou grupo deve,  necessariamente, ter o mesmo parâmetro para todos.
III. O conceito de saúde, para a OMS, é a ausência de doença em um indivíduo ou grupo.
É correto afirmar que:
Está correta apenas a I.

Continue navegando