Buscar

Prova discursiva GLOBALIZAÇÃO E GOVERNANÇA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/3 - GLOBALIZAÇÃO E GOVERNANÇA
“Em 14 de abril de 2011, o "S" foi oficialmente adicionado à sigla BRIC para formar o BRICS, após a admissão da África do Sul (em inglês: South Africa) ao grupo. Os membros fundadores e a África do Sul estão todos em um estágio similar de mercado emergente, devido ao seu desenvolvimento econômico. É geralmente traduzido como ‘os BRICS’ ou ‘países BRICS’ ou, alternativamente, como os ‘Cinco Grandes’”. 
Fonte: Wikipédia. Disponível em < http://blog.itamaraty.gov.br/omc/43-o-brasil-e-o-sistema-de-solucao-de-controversias-da-omc>. Acesso em 16/05/2017.
  
De acordo com os conceitos estudados na disciplina, responda: qual foi a motivação da inclusão da África do Sul no BRICS?
Nota: 33.3
	A entrada da África do Sul no BRICS: i) foi motivada pela representatividade do continente africano, ii) pois sua inclusão seria crucial para o discurso do BRICS, iii) e o BRICS busca a construção de uma ordem global mais diversificada. Referência: Rota de aprendizagem da aula 5, páginas 2 e 3.
 
Instruções ao corretor: é suficiente para a nota integral indicar apenas um dos três pontos apresentados acima.
Resposta:A África do Sul somente foi incorporada em 2011 devido a diversificação para uma governança mais abrangente sem a motivação econômica do país mais pela representatividade do seu continente tendo um ponto de vista global de alcance maior.
Questão 2/3 - GLOBALIZAÇÃO E GOVERNANÇA
“(...) é bastante consolidado o entendimento de que a ascensão da China, independentemente do ritmo dos outros membros, continuará em ritmo acelerado, ainda que menor em relação às décadas anteriores. Assim, a crescente multipolaridade para além dos limites da perspectiva ocidental das potencias tradicionais é uma realidade com a qual o analista de relações internacionais terá de lidar”. 
Fonte: FROTA, André e SENS, Diogo Filipe. Globalização e Governança Internacional: fundamentos teóricos. Curitiba: Intersaberes, 2017, capítulo 3.
 
Tendo como base os conteúdos abordados na disciplina, aponte resumidamente quais são as perspectivas futuras no campo da Geopolítica para a China:
Nota: 33.3
	As perspectivas da China são: i) estratégia de modificação da arquitetura da ordem internacional, ii) estratégia de expansão de sua influência regional e global por meio de integração física, iii) investimentos em infraestrutura, iv) iniciativa das “novas rotas da seda”, v) integração da região euroasiática, vi) disputas regionais em torno de pretensões territoriais conflitantes (Mar do Sul da China, vii) estratégia de ampliação da influência chinesa no cenário mundial. Referência: Rota de aprendizagem da aula 5, páginas 4 e 5.
 
Instruções ao corretor: é suficiente para a nota integral indicar apenas um dos sete pontos apresentados acima.
Resposta:A China tem sua própria política e estratégia de globalização arquitetônica de ordem internacional. Seu ritmo vem crescendo de forma acelerada e em um ritmo além de outros países. O capital chinês é maior e cresce de forma organizada e planejada com índices de corrupção baixíssimos. Com este poder que tem a China tem essa consciência e sabe que tem influência no cenário mundial.
Questão 3/3 - GLOBALIZAÇÃO E GOVERNANÇA
“Partindo dos extremos de interpretação propostos por Marx e Kuznets, da relação entre desigualdade e renda, Thomas Piketty, economista contemporâneo, obteve resultados distintos. A pesquisa de Piketty envolveu a análise de dados de distribuição da riqueza na França, na Alemanha, nos EUA, na Inglaterra e na Suécia, com foco na segunda metade do século XX e no início do século XXI”. Fonte: Rota de aprendizagem 2.
  
Tendo como base no texto acima e nos conteúdos abordados na disciplina, aponte, resumidamente, a qual conclusão Piketty chegou em sua pesquisa:
Nota: 0.0
	Conclusões de Piketty: i) a desigualdade nos países analisados cresceu, ii) há a tendência de aumento da desigualdade nas economias analisadas, iii) ele apresenta pontos de aproximação com a tese marxista, iv) há a tendência de acumulação de riqueza nos países analisados. Referência: Rota de aprendizagem da aula 2, páginas 5 e 6.
 
Instruções ao corretor: é suficiente para a nota integral indicar apenas um dos quatro pontos apresentados acima.
Resposta:De início O realismo, liberalismo e marxismo foram base de sua proposta. Nesse período a conclusão se deu devido a uma mudança da composicao de forças do sistema internacional sobre o sistema intetnacional Criando um sistema internacional entre estados revigorado seu funcionamento concluindo assim sua pesquisa.
·

Outros materiais