A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Anatomia - Articulações

Pré-visualização | Página 2 de 2

e 
Cartilagem intraóssea:
· Entre os ossos dos quadril: ilio, isquio e púbis. 
· Desaparece com o tempo, temporária
· Cartilagem hialina temporária 
Articulação esfenooccipital:
· Entre o esfenoide e o occipital. 
· Essa articulação é uma das últimas a se fechar. 
· Importante para a correção ortodôntica. 
Articulação esfenoetmoidal: 
· Entre o osso esfnoide e o etmoide. 
· Cartilagínea hialina 
· Temporária 
Articulações sínfises:
· Não podem ossificar
· São semimóveis
Sínfise intervertebral 
· Encontradas entre um corpo vertebral e outro
· O tecido interposto é chamado de fibrocartilagem. 
· É mais especial, pois é formada pelo disco intervertebral, formado por anel fibroso na periferia, e no centro existe o núcleo pulposo, constituído de água, é gelatinoso. Ele diminui o impacto do peso da cabeça sobre a coluna, amortecem o peso da coluna. 
· Às vezes, ao fazer um movimento brusco, o anel fibroso pode se romper, e o núcleo pulposo sai, podendo comprimir os nervos espinais do sistema nervoso => hérnia de disco. 
· Possui ligamentos anteriores e posteriores, que protegem essas articulações intervertebrais, evitando lesões durante movimentos bruscos
- Faixa de LIg. que protege a região anterior dos corpos vertebrais: ligamento longitudinal anterior: no sentido longitudinal, na frente dos corpos vertebrais. É o uncio lig que protege a hiperextensão da coluna, tem limitação desse movimento. Da região cervical ao sacro, se expande lateralmente, se fixando aos discos intervertebrais. Reforça a articulação intervertebral, pois recobre os discos vertebrais. 
- Ao cortar os processos espinhosos, dentro do canal vertebral, onde passaria a medula espinal, recobrindo os corpos vertebrias posterioremente, tem uma faixa de lig. longitudinal posterior. Menos fraco, e mais fino. Limita parcialmente a hiper flexão. Reforça a articulação intervertebral, pois recobre os discos vertebrais. 
- Para formar os processos espinhosos, existem as lâminas, entre elas, existe o ligamento amarelo, elástico, que reforça uma lâmina e outra, une a lâmina da vértebra superior à inferior, impedindo que essa vertebra escorregue. Limita a hiper flexão. (corte sagital mediano). 
- Entre o processo espinhoso superior e inferior de uma vértebra, unindo os processos espinhosos, existe o ligamento interespinhoso. Limita a hiper flexão da coluna. 
- Ligando a ponta dos processos espinhosos inferiores e superiores, forma um cordão, o ligamento supraespinal. Limita a hiper flexão da coluna. 
· Um conjunto de articulações permitem uma extensão ou flexão, que geram um movimento maior. 
Sínfise interpúbica:
· Entre os ossos púbicos
· Elemento de fibrocartilagem 
- Bico de papagaio: deposição de cálcio, nos processos espinhosos ou transversos, que causam dor. Diminuição da articulação, provocando dor. As vezes, os discos ficam tão finos, que um osso roça no outro, provocando muita dor. 
Articulação interpúbica:
· Articulação cartilagínea sínfise. 
· Entre o osso púbico direito e esquerdo. 
· É um anel que não ossifica, para que o feto encaixe. 
· É composta por fibrocartilagem. 
· Não tem núcleo pulposo. 
· Esse disco é reforçado pelo lig. púbico superior e o ligamento púbico inferior, que formam o ligamento arqueado. 
· Durante o parto, as articulações sofrem ação do hormônio relaxina, que causa o relaxamento, aumentando o espaço da articulação, ou seja, a pelve menor.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.