Buscar

processo civil

Prévia do material em texto

UNINASSAU 
ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL 
Processo Civil: Teoria Geral do Processo e Processo de Conhecimento
JOELMA MARIA DE SOUSA 
FABÍOLA PEREIRA DINIZ
01384398
1. Leia o texto, a seguir:
Paulo constituiu advogado afim de propor AÇÃO DE INTERDIÇÃO em desfavor de seu genitor Srº José. Entre as muitas coisas que foram alegadas na petição inicial, uma delas era que o Srº José não tinha mais capacidade de gerir sua vida civil. Pois o mesmo era portador de “demência senil.” Recebida a petição inicial, o juiz designou audiência de entrevista. Na oportunidade ao responder as questões formuladas pelo magistrado, o Srº José externou seu inconformismo dizendo que as alegações do seu filho Paulo não eram verdadeiras.
Processualmente o juiz abriu prazo de 15 (quinze) dias a fim de que o interditado impugnasse o pedido de sua interdição. Todavia, o Srº José mesmo não sendo portador de doença mental, ficou inerte, deixando transcorrer o prazo oferecido pelo juiz, sem que oferecesse qualquer defesa. Destacamos que no processo não há provas da suposta demência do interditado.
Estamos por assim dizer, diante de uma categoria de direitos que merecem uma atenção maior por parte do poder público, haja vista que se trata da personalidade da pessoa em si. Portanto, não podendo seu titular desfazer-se dele. Daí devendo o operador do direito avaliar o sentido e o alcance que a indisponibilidade deve assumir nos diversos sistemas de Justiça.
2. Dentro do caso acima descrito, elabore sua resposta, mediante as três interrogativas:
a) O juiz deve ordenar nova citação do requerido, obrigando-o a apresentar resposta? 
Não há nova citação nesses casos.
b) Deve designar audiência preliminar, para tentar conciliar as partes?
Não cabe audiência de conciliação para tratar sobre o referido tema.
c) O juiz poderá aplicar os efeitos da revelia?
O juiz não poderá aplicar os efeitos da revelia, pois a ação versa sobre direito indisponível, onde os efeitos da revelia não são aplicáveis, como consta no art. 345, II, CPC 2015.
Referências bibliográficas 
BRASIL. Código de Processo Civil (2015). Código de Processo Civil Brasileiro. Brasília, DF: Senado, 2015.

Continue navegando