Buscar

AV2 processo civil II turma 3004

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá – Sulacap Turma 	 3004.
Questão 1. 
1. O juiz, em seu primeiro contato com petição inicial que discute matéria exclusivamente de direito (sendo, portanto, dispensada a instrução probatória), verifica que o pedido do autor está em divergência com o entendimento pacificado pela jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, consolidado pela edição de uma súmula. Nessa situação, o Código de Processo Civil determina que o magistrado:
A. Determine que o autor emende a petição inicial.
B. Indefira a petição inicial.
C. Julgue liminarmente improcedente o pedido.
D. Determine a citação do réu.
E. Julgue extinto o processo sem resolução do mérito por carência da ação.
Questão 2. 
Em se tratando dos procedimentos em processo podemos afirmar que:
A. O CPC 2015 excluiu a existência do procedimento sumaríssimo.
B. Os procedimentos especiais passaram a ser disciplinados por legislação extravagante, dada a natureza jurídica dos institutos envolvidos.
C. O procedimento sumário recebeu adaptação legislativa passando a corresponder ao teto de 40 salários mínimos em sede de sua composição de valor máxima criando assim maior assertividade processual.
D. O procedimento sumário foi extinto pelo CPC 2015.
Questão 3. 
Com o NCPC é correto afirmar que:
A. no âmbito dos juizados especiais cíveis estaduais será agora possível provas mais complexas, além de documental, depoimento pessoal e testemunhal.
B. no âmbito do procedimento comum e de acordo com o princípio da concentração dos atos processuais, em regra as provas devem ser requeridas e produzidas em momentos pontuais, sob pena de preclusão, salvo casos especificados em lei.
C. as provas documentais somente podem ser juntadas na audiência de instrução e julgamento.
D. a ata notarial está formalizada como meio probatório, mas não houve previsão de prova emprestada.
E. A contestação e a reconvenção serão oferecidas, simultaneamente, na mesma peça.
Questão 4. 
Sobre a audiência de instrução e julgamento é correto afirmar:
A. Trata-se de ato processual que permite a realização de outra série de atos processuais no seu decorrer, com a finalidade de produção de prova oral.
B. Trata-se sempre de ato público, em respeito ao princípio da publicidade
C. Trata-se de ato processual contínuo, não se admitindo adiamento ou fracionamento.
D. Finda a colheita das provas orais, o juiz determinará na própria audiência que as partes apresentem alegações finais por escrito, no prazo de 5 dias.
Questão 5. 
Proposta ação de indenização por danos materiais e morais, o autor, na petição inicial, informa o desejo de participar da audiência de conciliação. O réu será citado e intimado para participar da audiência designada pelo juiz. Diante do caso concreto, marque a opção mais apropriada considerando o procedimento comum previsto no novo CPC.
A. O réu poderá deixar de comparecer à audiência, sem ônus, considerando-se a sua ausência como uma negativa para a composição amigável
B. Poderá, até o dia anterior à audiência, protocolar petição de recusa de participação
C. Deverá, no prazo de 15 dias a contar do ato citatório, apresentar contestação informando a recusa para a audiência de conciliação, hipótese em que o magistrado deverá desmarcar o ato
D. Comparecendo à audiência, não sendo realizado acordo, o réu terá o prazo de 15 dias para contestar, sendo o dies a quo o primeiro dia posterior à audiência
E. Deverá comparecer, obrigatoriamente, ao ato sob pena de pagamento de multa já que o novo CPC, não admite a recusa por parte do réu.
Questão 6. 
Indeferida a petição inicial, poderá o autor interpor recurso de apelação. Acerca do exposto, assinale a alternativa correta.
A. Interposta a apelação, faculta-se ao juiz, no prazo de cinco dias, retratar-se;
B. Não ocorrendo a retratação, o juiz ordenará a citação do réu para contestar a ação e apresentar resposta ao recurso;
C. Caso o tribunal reforme a sentença, o processo retornará à primeira instância e o réu será devidamente citado, de modo que o prazo para a defesa começará a correr da juntada aos autos do mandado de citação do réu.
D. Não interposta apelação pelo autor, arquiva-se o processo sem qualquer intimação ao réu;
E. Interposta a apelação e não ocorrendo a retratação, o juiz determina o encaminhamento dos autos ao tribunal sem qualquer intimação ao réu.
Questão 7. 
Distribuída a ação, Antônia (autora) é intimada para a audiência de conciliação na pessoa de seu advogado. Explicado o objetivo desse ato pelo advogado, Antônia informa que se recusa a participar da audiência porque não tem qualquer possibilidade de conciliação com Romero (réu). Acerca da audiência de conciliação ou de mediação, com base no CPC/15, assinale a afirmativa correta.
A) Ainda que ambas as partes manifestem desinteresse na conciliação, quando a matéria não admitir
autocomposição, a audiência de conciliação ocorrerá normalmente.
B) Antônia deve ser informada que o seu não comparecimento é considerado ato atentatório à dignidade da justiça, sob pena de multa.
C) A audiência não será realizada, uma vez que Antônia manifestou expressamente seu desinteresse pela
conciliação.
D) Romero deverá ser citado para apresentar defesa com, pelo menos, 15 (quinze) dias de antecedência.
Questão 8. 
São requisitos da petição inicial:
A. obstará o prosseguimento da reconvenção que ficará suspensa automaticamente por sessenta dias até
ulterior deliberação do magistrado.
B. a indicação das provas e requerimento de audiência de mediação e conciliação, sob pena de indeferimento liminar.
C. o fato e os fundamentos jurídicos do pedido, não havendo possibilidade de emenda ou aditamento.
D. o juízo ou tribunal a qual é dirigida e número do CPF ou CNPJ das partes.
E. o pedido com suas especificações e valor da causa, sob pena de indeferimento liminar.
Questão 9. 
Joaquim adquiriu um veículo zero quilometro, modelo HBX350, motor 3.0, na cor branca, da marca Ching Ling, junto a concessionária ABC Comércio de Veículos Ltda., representante comercial da montadora chinesa no Brasil. Com uma semana de uso o veículo começou a apresentar vários problemas, sendo levado a concessionária. Ocorre que, passados quatro meses a concessionária não solucionou o problema e não efetivou a troca do produto. Diante deste fato, o autor ingressou com uma ação de obrigação de fazer contra a concessionaria e a montadora, requerendo a tutela específica, ou seja, a troca do veículo defeituoso por outro do mesmo modelo. Em suas contestações, as Empresas alegaram que, não poderão cumprir o pedido do autor, tendo em vista que o veículo deixou de ser comercializado e produzido tendo
em vista os constantes defeitos. Considerando o caso concreto, responda de forma fundamentada, ou seja, com base nos princípios e normas processuais, como o MM. Juiz poderá sentenciar?
Fundamente. (total 1, 0). 
Questão 10. 
Ricardo recebeu uma notificação, da Empresa Fale Bem Telefonia S/A, informando que seu nome estava negativado no SCPC e do SERASA. Ocorre que, Ricardo nunca entabulou qualquer contrato com a referida Empresa, ou seja, inexiste débito a ser negativado. Com isso, Ricardo procurou um advogado que ingressou com uma ação declaratória de inexistência de débito, pleiteando, apenas e tão somente a exclusão de seu nome do cadastro do SCPC e do SERASA.
Por outro lado, a Empresa alegou em sua defesa que o contrato existia e era válido, porém, juntou contrato entabulado por terceiro. Diante do conjunto probatório o MM. Juiz, entendendo inexistir o contrato que originou a negativação do nome do autor no SCPC e SERASA, julgou procedente a ação, declarando a inexistência do contrato, determinando a exclusão do nome do autor do SCPC e SERASA. Ocorre que, entendendo existir dano moral, o MM. Juiz condenou a Empresa ao pagamento de indenização em razão dos referidos danos no importe de R$10.000,00 (dez mil reais). Considerando o caso concreto, responda de forma fundamentada, de acordo com os princípios aplicáveis a sentença no Código de Processo Civil, se o Magistrado agiu com acerto
3

Continue navegando