Buscar

1 Funções Químicas

Prévia do material em texto

1. FUNÇÃO HIDROCARBONETO
 Os hidrocarbonetos são compostos formados apenas por átomos de hidrogênio e de carbono, por isso o nome hidrocarboneto (hidro= H e carboneto= C). As cadeias carbônicas dos hidrocarbonetos servem de base para a formação de todas as demais funções orgânicas. São a função mais simples da Química Orgânica, por serem substâncias apolares, não conduzem corrente elétrica. Sua fórmula geral é CxHy 
 Exemplos:
Propano (C3H8): presente no gás de cozinha GLP
 
Octano (C8H18): gasolina
As principais propriedades físicas desses compostos são:
· Insolubilidade em água e solubilidade em solventes orgânicos apolares;
· Os compostos com até 5 átomos de carbonos estão no estado gasoso à temperatura ambiente;
· Os compostos com de 5 a 17 átomos de carbonos são líquidos à temperatura ambiente;
· Compostos que apresentam mais de 17 átomos de carbonos possuem forma de cera, ou seja, são sólidos.
1.1 ALCANOS
 Os alcanos são compostos que possuem apenas ligações simples entre os átomos de carbono da cadeia, são hidrocarbonetos alifáticos saturados. Também chamados de parafinas, que do latim significa: com pouca afinidade. Isso se deve ao fato de serem pouco reativos. Sua fórmula geral é: CnH2n+2 
Butano (C4H10)
As principais propriedades físicas desses compostos são:
· Todos os alcanos tem densidade menor que 1,0 g/mL portanto flutuam na água;
· Os alcanos não apresentem cor, odor e sabor;
1.2 ALCENOS
 Os alcenos são compostos que possuem uma ligação dupla entre carbonos em sua estrutura, são hidrocarbonetos alifáticos insaturados. Sua formula geral é CnH2n Eteno(C2H4) 
As principais propriedades físicas desses compostos são:
· Podem ser chamados também de olefinas devido à tendência de um dos principais compostos dessa classe, o eteno, através de reação com halogênios formar produtos oleosos e apolares;
· Os alcenos também possuem cadeias fechadas como é o caso do ciclobuteno
1.3 ALCINOS
 Os alcinos são substâncias que apresentam em sua cadeia uma tripla ligação, são hidrocarbonetos alifáticos insaturados. O alcino mais simples é o etino, ou acetileno que é utilizado em larga escala nas soldas além de ser parte do processo de síntese de pílulas anticoncepcionais. Já os alcadienos possuem duas duplas ligações na sua estrutura como por exemplo o prop-1,2-dieno que também é um gás utilizado em soldas no gás MAPP (metil acetileno e propadieno). Sua fórmula geral é CnH2n-2 
Etino(C2H2), também conhecido como Acetileno.
 
As principais propriedades físicas desses compostos são:
· Não polar, insolúvel em água;
· Menos denso que a água.
1.4 CICLOALCANOS
 Os cicloalcanos possuem praticamente as mesmas características dos alcanos, porém possuem uma cadeia fechada ou cíclica. Um exemplo é o ciclopropano que possui a forma geométrica de um triângulo onde cada vértice representa um carbono. . Sua fórmula geral é: CnH2n+2 
ciclohexano (C6H12)
As principais propriedades físicas desses compostos são:
· A maioria dos cicloalcanos são muito estáveis e reagem com dificuldade;
1.5 AROMÁTICOS
Esses compostos são cíclicos, ou seja possuem cadeia fechada. Possuem duplas alternadas dentro do ciclo que na maioria das vezes são representadas por um círculo. Isto se deve ao fenômeno da ressonância, pois o círculo simboliza o movimento dos elétrons (em sentido circular) no interior do anel aromático.
Anel benzeno(C6H6) Benzeno
As principais propriedades físicas desses compostos são:
· Quando os compostos aromáticos foram descobertos e isolados desejava-se trabalhar com compostos de odor agradável, daí o nome. Porém isso não se sustenta hoje em dia, pois esta característica não é o que determina a aromaticidade de um composto, mas sim a presença de elétrons envolvidos em uma ligação pi que se alternam em torno de um ciclo.
2. FUNÇÃO ÁLCOOL
 São denominados álcoois todo composto orgânico que apresenta em sua estrutura a hidroxila ( -OH ), que deve estar ligada a um átomo de carbono saturado. O etanol é o mais importante dos álcoois, pois ele é um dos combustíveis que tem maior propabilidade de substituir o petróleo nas próximas décadas. É obtido através da fermentação de açúcares, como os presentes na cana-de-açúcar, milho, cevada, malte, etc, ou pela hidratação do etileno. Representa-se, em geral, um monoálcool assim: 
  Exemplos:
CH3-CH2-OH(etanol)
CH3-CH2-CH2-OH (propanol-1)
As principais propriedades físicas desses compostos são:
· Os álcoois geralmente são líquidos (no máximo 10 carbonos no composto) ou sólidos (mais de 10 carbonos);
· A única parte polar dos álcoois é o grupo OH (hidroxila), por isso, quanto mais carbonos o álcool tiver, menor será a solubilidade, pois "semelhante dissolve semelhante";
3. FUNÇÃO ALDEÍDO
Os aldeídos são uma função orgânica cujas moléculas apresentam o grupo formila (H-C=O) ligado a um radical alifático (de cadeia aberta ou fechada) ou aromático. São compostos que possuem o carbono da extremidade da cadeia realizando dupla ligação com um oxigênio (carbonila) e uma ligação com um hidrogênio.
 
 Grupo funcional dos aldeídos
Exemplos
As principais propriedades físicas desses compostos são:
· Os aldeídos de menor massa molecular apresentar odor desagradável (a exemplo do formol), enquanto que os de maior massa possuem odor agradável de frutas (odoríferos naturais); 
· Diferentemente das demais funções orgânicas, não é preciso numerar a cadeia para indicar de onde o grupo funcional indicado pelo sufixo “al” está saindo. Isso porque, conforme dito, esse grupo funcional dos aldeídos vem somente no carbono da extremidade.
4. FUNÇÃO ÁCIDOS CARBOXÍLICO
 Os ácidos carboxílicos são caracterizados pelo grupo carboxila (-COOH) , ligado à um carbono da cadeia principal. Esses compostos são ácidos fracos, mesmo assim são os compostos orgânicos mais ácidos. Quando têm mais de 10 carbonos, são conhecidos como ácidos graxos. No ser humano, esses ácidos estão presentes no suor, o que faz com que alguns animais reconheçam seus donos apenas pelo cheiro que exalam. A fórmula estrutural plana da carboxila é: 
Exemplos:
Ácido metanoico Ácido etanóico
 
As principais propriedades físicas desses compostos são:
· Visto que possuem o grupo carboxila, eles são bastante reativos, polares, podem fazer ligações de hidrogênio duplas e possuem pontos de fusão e ebulição elevados;
· os ácidos metanoico e etanoico são mais densos que a água. Em relação à solubilidade, os ácidos carboxílicos que apresentam até quatro carbonos são solúveis em água, e os demais são considerados insolúveis.
5. FUNÇÃO CETONA
Cetona é todo composto orgânico que possui o grupo carbonila (C = O) em um carbono secundário da cadeia, ou seja, esse grupo sempre vem entre dois carbonos:
O
||
C — C — C
Grupo funcional das cetonas
Exemplos:
 O
  || 
H3C — C — CH3: propanona
             O . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
  || . . . . . . . . .
H3C — C — CH2 — CH3: butanona
As principais propriedades físicas desses compostos são:
· As cetonas de cadeias menores, com até dez átomos de carbono, apresentam-se no estado líquido e menos densas que a água em condições ambientes. As demais são sólidas.
· As cetonas menores possuem cheiro agradável e são constituintes de óleos essenciais extraídos de flores e frutos usados na produção de perfumes. Os pontos de fusão e ebulição das cetonas são maiores que os dos aldeídos.
6. FUNÇÃO AMINA
As aminas são compostos orgânicos derivados da amônia (NH3), onde os hidrogênios são substituídos por radicais orgânicos. Elas são classificadas em primárias quando há apenas um radical orgânico preso ao nitrogênio; secundárias se forem 2 radicais; e terciárias se forem 3 radicais. As aminas possuem caráter básico, sendo então chamadas de bases orgânicas. Elas estão presentes em animais em decomposição, como a putrescina e a cadaverina. São responsáveis pelo mau cheiro desses corpos. Também são fundamentais para a vida, pois formamos aminoácidos.
  
Exemplos:
 H3C — NH2: metanamina H3C  — CH2  —NH2: etanamina
As principais propriedades físicas desses compostos são:
· A metilamina e a etilamina têm o cheiro parecido com o da amônia, as demais aminas possuem cheiro de peixe, que pode ser eliminado com caldo de limão. Inclusive, uma das aminas responsáveis pelo cheiro do próprio peixe é a trimetilamina.
· Gases: Aminas com 1 a 3 substituintes metil e a etilamina; Líquidas: Da propilamina à dodecilamina; Sólidas: Aminas com mais de 12 átomos de carbono (acima da dodecilamina) são sólidas.
7. FUNÇÃO ÉTER
 Os éteres são compostos que apresentam um átomo de Oxigênio entre dois radicais orgânicos. Quando esses radicais forem iguais, o éter é chamado de simétrico, e assimétrico caso contrário. 
 |  | . . . . . . .. . . .
   —C—O—C— . . . . . . . . . . . . . . .
 Exemplos: 
As principais propriedades físicas desses compostos são:
· Os éteres são compostos incolores, de cheiro agradável;
· pouco solúvel em água, em condições ambientes podem se apresentar na fase sólida, líquida ou gasosa.
8. FUNÇÃO ESTER
 Os ésteres são compostos orgânicos cujas moléculas possuem o grupo acilato (COO) ligado a dois radicais orgânicos (iguais ou não) ou a um radical orgânico e um hidrogênio. O grupo acilato dispõe-se na cadeia carbônica como um grupo carbonilo ligado ao oxigênio (heteroátomo). Assim, a fórmula geral dos ésteres é RCOOR’:
 Os ésteres geralmente são formados por meio de reações de esterificação, que ocorrem entre um ácido carboxílico e um álcool, com eliminação de água.
Exemplos:
Etanoato de etila
As principais propriedades físicas desses compostos são:
· Possuem cheiro e aroma agradáveis, daí decorre a sua principal aplicação. Eles são substâncias flavorizantes, ou seja, são utilizados para aromatizar artificialmente coisas como balinhas, sucos e xaropes.
9. FUNÇÃO AMIDA
 As amidas são compostos que possuem em sua estrutura um hidrogênio ligado diretamente a um grupo carbonila, que é o carbono realizando uma dupla ligação com o oxigênio. Teoricamente é como se um dos hidrogênios da amônia (NH3) fosse substituído por um grupo acila. Assim, o grupo funcional das amidas é: 
Exemplos de Amidas
2-metil-propanamida Diamida (uréia) 
As principais propriedades físicas desses compostos são:
· As amidas são compostos de caráter básico não encontrados na natureza e, portanto, são sintetizadas em laboratório pelo processo de desidratação de sais de amônio (NH4), hidratação de nitrilas (–CN) ou nas reações de cloretos de ácidos.
· devido a presença do grupo carbonila (C=O), as amidas são classificados como polares, uma vez que são compostos solúveis em água. 
10. COMPOSTOS ORGANOMETÁLICOS, HEMOGLOBINA
Organometálicos são os compostos orgânicos que possuem pelo menos um átomo de metal ligado a um átomo de carbono. Normalmente os metais que formam esse tipo de substância são: magnésio (Mg), zinco (Zn), chumbo (Pb) e mercúrio (Hg). Os compostos organometálicos são normalmente tóxicos, pois possuem metais que se acumulam no organismo e são mais solúveis em compostos orgânicos do que outros compostos inorgânicos que têm a presença desses metais.
Exemplos de compostos organometálicos presentes em nosso dia a dia:
• Cloreto de etil-mercúrio (H3C ─ CH2 ─ HgCl): esse composto pode ser usado como fungicida na preservação de sementes. Entretanto, seu uso é muito perigoso, pois, por possuir mercúrio, ele é altamente tóxico, principalmente para o sistema nervoso;
• Butil-lítio (H3C ─ CH2 ─ CH2 ─ CH2 ─ Li): esse composto é usado como iniciador de polimerização para a produção de elastômeros, isto é, polímeros com propriedades elásticas;
A hemoglobina é uma proteína globular, de estrutura quaternária, que contém 4 cadeias polipeptídicas (cadeias de globina) e um grupo heme ligado a cada uma das cadeias de globina.
A função da hemoglobina é absorver e transportar o oxigênio no sangue e liberá-lo no tecido. Isso ocorre graças à capacidade de seus átomos de ferro se ligarem com o oxigênio, reversivelmente.
É formada duas cadeias de globina do tipo alfa e duas cadeias de globina do tipo beta, sendo assim um tetrâmero de cadeias. Isso faz que haja diferentes combinações entre essas cadeias, determinando os 6 tipos de hemoglobinas produzidas na fase pré-embrionária e pós nascimento. A cada fase de desenvolvimento a síntese de hemoglobina vai se adaptando às mudanças sofridas pelo corpo. 
As principais propriedades físicas desses compostos são:
· O tempo médio de vida dos glóbulos vermelhos é de aproximadamente 120 dias, após este período, eles se degeneram no baço ou no sistema circulatório , contudo, o ferro se reintegra nos novos eritrócitos (glóbulos vermelhos) que se formam na medula óssea.

Continue navegando