Buscar

Texto sobre a doação de sangue

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Texto sobre a doação de sangue
Centro universitário Unifacvest
Curso licenciatura em letras-Português
Disciplina: Atividade formativa I
Autora da proposta da atividade: Jade Mabilia
Aluna: Alexsandra silva de lima
Tema: Doação de sangue
Objetivo: Estimular a generosidade e as ações solidarias.
Fui ao hemocentro de boa vista, dia 13 de julho de 2021 terça-feira, com o doador de sangue João de Oliveira. Ao chegarmos no local fomos até a recepção onde fomos atendidos pela recepcionista que pediu um documento com foto, ela verificou os dados dele no banco de dados onde confirmou o seu endereço e o telefone, caso não o tivesse seria feito o cadastro na mesma hora.
O doador foi encaminhado até a triagem onde ficou no aguardo até ser chamado, na triagem foi realizado os sinais vitais: pressão arterial, temperatura, peso e glicemia capilar (furar o dedo) para saber a taxa de açúcar no sangue.
Em seguida foi encaminhado a outra sala para fazer exame de anemia, o exame é feito através de uma punção digital (furar o dedo) e se o valor obtido for menor de 12,5 g/dl para mulheres e 13g/dl para homens, será impedido de doar por ser considerado como “anemia para a doação de sangue.” 
Depois foi para outra sala onde foi feito um questionário de perguntas e respostas: perguntas sobre atitudes de riscos, antecedentes clínicos e habito de vida. Para então ser encaminhado até a sala de doação na hora em que é colocado a agulha no braço na mesma hora é coletado uma quantidade de sangue para exames: Anti-HBC, Anti-HCV, Anti-HIV I e II, Anti-HTLV I e II, Chagas, HbsAg, Sífilis. Se o resultado der positivo a pessoa estará impossibilitada definitivo para doação de sangue. 
 Quais são os requisitos para doação de sangue? Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.
Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.
O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação. Os requisitos para doar sangue é estar com bom estado de saúde e seguir os seguintes passos: Estar alimentado, evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas. Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas. Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos. A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para a mulher.
O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.
 Quais são os impedimentos temporários para doar sangue? Gripe, resfriado e febre: aguardar 7 dias após o desaparecimento dos sintomas; Período gestacional; Período pós-gravidez: 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana; Amamentação: até 12 meses após o parto; Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação; Tatuagem e/ou piercing nos últimos 12 meses (piercing em cavidade oral ou região genital impedem a doação); Extração dentária: 72 horas; Apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes: 3 meses; Colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem sequelas graves, tireoidectomia, colectomia: 6 meses; Transfusão de sangue: 1 ano; Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina; Exames/procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos 6 meses; Ter sido exposto a situações de risco acrescido para infecções sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses após a exposição).
Quais são os impedimentos definitivos para doar sangue? Ter passado por um quadro de hepatite após os 11 anos de idade; Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas; Uso de drogas ilícitas injetáveis; Malária.
Qual a quantidade de sangue doado? Uma pessoa adulta tem, em média, 5 litros de sangue. Em cada doação, o máximo de sangue retirado é de 450 ml.
 Quais são os cuidados pós-doação de sangue? Após a doação de sangue, é necessário ter alguns cuidados, como: Evite esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas. Aumente a ingestão de líquidos (água). Não fume por 2 horas. Evite bebidas alcoólicas por 12 horas. Mantenha o curativo no local da punção por, pelo menos, quatro horas. Não dirija veículos de grande porte, não trabalhe em andaimes e não pratique paraquedismo ou mergulho. Faça um pequeno lanche e hidrate-se. É importante que o doador continue se sentindo bem durante o dia em que efetuou a doação de sangue.
Quem doa sangue para quem?
	 
	Pode doar para:
	Pode receber doação de:
	Sangue tipoA+
	AB+ e A+
	A+, A-, O+ e O-
	Sangue tipo A-
	A+, A-, AB+ e AB-
	A- e O-
	Sangue tipo B+
	B+ e AB+
	B+, B-, O+ e O-
	Sangue tipo B-
	B+, B-, AB+ e AB-
	B- e O-
	Sangue tipo AB+
	AB+
	A+, B+, O+, AB+, A-, B-, O- e AB- (todos)
	Sangue tipo AB-
	AB+ e AB-
	A-, B-, O- e AB-
	Sangue tipo O+
	A+, B+, O+ e AB+
	O+ e O-
	Sangue tipo O-
	A+, B+, O+, AB+, A-, B-, O- e AB- (todos)
	O-
A doação de sangue é um gesto solidário de doar uma pequena quantidade do próprio sangue para salvar a vida de pessoas que se submetem a tratamentos e intervenções médicas de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias.
Além de pessoas que submetem a procedimentos e intervenções médicas, o sangue também é indispensável para que pacientes com doenças crônicas graves - como Doença Falciforme e Talassemia - possam viver por mais tempo e com mais qualidade, além de ser de vital importância para tratar feridos em situações de emergência ou calamidades.
Uma única doação pode salvar até quatro vidas. Um simples gesto de amor e solidariedade pode gerar muitos sorrisos. Que façamos a nossa parte, independentemente de parentesco entre o doador e quem receberá a doação. Vamos salvar vidas.
Horário de atendimento do Hemocentro de Boa Vista RR:
De segunda a sexta das 8h às 17h e aos sábados das 8h às 13h.
Feriados das 9h às 13h.
HEMORAIMA - Hemocentro de Roraima
Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, nº 3418 - Bairro - Aeroporto - CEP: 69.304-015
Telefones de contato: (95) 98404-9593

Outros materiais