Buscar

As pesquisas denominadas do tipo Estado da Arte em educação - ROMANOWSKI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo: Texto - As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte” em educação. ROMANOWKI; ENS.
	O presente escrito tem como principal objetivo dissertar sobre as pesquisas que abordam “estado da arte” bem como explicar estratégias de como realizar uma pesquisa do tipo estado da arte em educação. 
O interesse por pesquisas que abordam “estado da arte” deriva da abrangência desses estudos para apontar caminhos que vêm sendo tomados e aspectos que são abordados em detrimento de outros. A realização destes balanços possibilita contribuir com a organização e análise na definição para com as rupturas sociais. ROMANOWKI, ENS; 2006. p. 38-39.
	Dessa forma, podemos compreender que pesquisas do tipo estados da arte são significativamente importantes para a constituição do campo teórico de uma área de conhecimento. 
Essas análises possibilitam examinar as ênfases e temas abordados nas pesquisas; os referenciais teóricos que subsidiaram as investigações; a relação entre o pesquisador e a prática pedagógica; as sugestões e proposições apresentadas pelos pesquisadores; as contribuições da pesquisa para a mudança e inovações da prática pedagógica; a contribuição dos professores/pesquisadores na definição das tendências do campo de formação de professores. ROMANOWKI, ENS; 2006. p. 39.
	No Brasil, no entanto, estudos sobre estado da arte são pouco conhecidos, diferentemente da literatura científica americana. De acordo com Romanowki apud Soares (1999, p. 4) as pesquisas de caráter bibliográfico com o objetivo de inventariar e sistematizar a produção de determinada área do conhecimento, chamadas de “estado da arte” são recentes no Brasil.
	Para Romanowki apud Messina (1998, p. 01), “um estado da arte é um mapa que nos permite continuar caminhando”. Portanto, podemos enxergar as pesquisas do tipo estado da arte como uma possibilidade norteadora para estudar as áreas de conhecimento. 
Um estado da arte pode constituir-se em levantamentos do que se conhece sobre determinada área, desenvolvimento de protótipos de análises de pesquisas, avaliação da situação da produção do conhecimento da área focalizada, como em Brandão (1985). ROMANOWKI, ENS; 2006. p. 41.
Em seu primeiro tópico: Caracterizando algumas experiências que mapearam a formação de professores no Brasil e outras áreas do conhecimento, as autoras dissertam sobre como as pesquisas do tipo estado da arte contribuíram, no Brasil para diversas áreas do conhecimento principalmente para a formação de professores.
Dentre vários autores citados, faz-se necessário ressaltar as contribuições de André e Romanowski (1999); Carvalho (1999); Brzezinski e Garrido (1999):
Destacam-se, também, os estados da arte sobre formação de professores, desenvolvidos por André e Romanowski (1999), que mapearam as dissertações e teses dos programas de pós-graduação das universidades brasileiras, 1990-1996; Carvalho (1999) realizou pesquisa sobre formação continuada de professores nos periódicos de maior circulação, Brzezinski e Garrido (1999) realizaram pesquisa sobre o levantamento dos temas abordados no GT Formação de Professores na ANPEd; (1985). ROMANOWKI, ENS; 2006. p. 42
Em seu segundo tópico: Metodologia de trabalho para desenvolver pesquisas de “Estado da Arte”, as autoras listam e descrevem os procedimentos para desenvolver uma pesquisa qualitativa do tipo estado da arte.
Um levantamento e uma revisão do conhecimento produzido sobre o tema é um passo indispensável para desencadear um processo de análise qualitativa dos estudos produzidos nas diferentes áreas do conhecimento. Este tipo de estudo caracteriza-se por ser descritivo e analítico. ROMANOWKI, ENS; 2006. p. 43.
No terceiro tópico: Alguns resultados dos estudos do tipo “estado da arte”... :
Os dados coletados em estudos do tipo estado da arte indicam a atenção que os pesquisadores dão à temática, além de apontar para que aspectos da área da educação voltava-se a preocupação dos pesquisadores. Apontam os temas, subtemas e conteúdos priorizados em pesquisas e mostram a necessidade de algumas pesquisas, ou seja, mostram que alguns temas são quase que totalmente silenciados. ROMANOWKI, ENS; 2006. p. 45.
	Desse modo, com esses estudos podemos identificar, segundo as autoras, qual os tipos de pesquisas utilizados nas investigações facilitando assim a identificação das técnicas mais utilizadas nas pesquisas.
	Por fim, ROMANOWKI e ENS finalizam o texto em seu último tópico: Limitações abordando sobre as dificuldades na realização dos estudos do tipo estado da arte. Dentre muitas adversidades encontradas na feitura desse tipo de pesquisa, 
Cabe destacar que os estados da arte demandam tempo para a realização das leituras. Em muitas áreas são produzidas centenas de pesquisa em um só ano. Para a realização de estado da arte, os estudos realizados por grupos permitem exame mais abrangente. No entanto, se estes grupos necessitam de encontros periódicos de modo a aproximar as interpretações realizadas, os estudos realizados individualmente exigem a delimitação explícita. [...] Para isso, é fundamental que o pesquisador faça uso de um apoio teórico e possua experiência em análise de dados. ROMANOWKI, ENS; 2006. p. 48.

Continue navegando