Buscar

Atividade Prática 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Mecanismos de controle dos processos de manutenção permitem conhecer a situação atual e identificar oportunidades de melhoria. Alguns indicadores se destacam pelas suas amplas utilizações na indústria, como disponibilidade e custo.
Disponibilidade é a capacidade de um item estar em condições de executar determinada função em determinado período de tempo (NBR 5462, 1994). Já o custo global de manutenção é o somatório dos custos diretos, indiretos e de perda de produção.
O gráfico a seguir representa os custos de manutenção em função da disponibilidade de determinado ativo.
O objetivo final das organizações é melhorar os resultados operacionais, por meio do aumento da produtividade, e otimizar o custo global de manutenção. Muitas vezes, reduzir excessivamente o custo direto de manutenção impacta em outros indicadores, como disponibilidade e confiabilidade.
Assim sendo, você, numa posição de gestor de manutenção e produção, precisa tomar decisões e responder algumas questões, tais como definir qual deve ser o índice de disponibilidade de um equipamento para manter o sistema de produção com desempenho satisfatório, sem ter um custo global de manutenção dispendioso. A partir desse questionamento e do gráfico apresentado acima, responda:
a) Em relação aos custos de manutenção, qual curva representa os custos de manutenção, de perda de produção e global?
O custo de manutenção é representado pela curva II, a perda de produção pela I e a deprodução global pela curva III
b) Como ocorre o comportamento de cada custo em função da disponibilidade do equipamento?
Quanto maior o custo de perda de produção, menor será a disponibilidade do equipamento, uma vez que este não estará disponível ou, às vezes, quase indisponível. Porém mantendo uma baixa taxa de disponibilidade podemos reduzir os custos de manutenção, uma vez acontecendo isso também será reduzida a necessidade de mão de obra, sobressalentes, entre outras coisas. Contudo, o custo global é a somatória do custo demanutenção juntamente com o custo de perda de produção
c) Considerando as faixas A, B e C, qual deve ser a escolhida pela empresa para operar? Justifique.
A faixa mais adequada que deve ser escolhida pela empresa, seria uma faixa que buscasse um equilíbrio entre os custos de perda de produção e o custo de manutenção, quetraria por consequência um custo global menor, observando o gráfico podemos afirmar que afaixa que mais se a próxima com a descrição acima seria a faixa B, desta forma ainda podemos destacar que essa faixa eliminaria a manutenção excessiva e seria possível traçar uma estratégia de manutenção para reduzir as perdas de produção

Outros materiais