Buscar

Determinantes Sociais da Saúde

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Determinantes Sociais da Saúde
Expressam, com maior ou menor nível de detalhe, o conceito atualmente generalizado de que as condições de vida e de trabalho dos indivíduos e de grupos da população estão relacionadas à sua situação de saúde. DEFINIÇÃO DE 2007. 
São os fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população. DEFINIÇÃO DE 2008. 
São condições sociais em que as pessoas vivem e trabalham. DEFINIÇÃO DE 2011.
Art. 3° da Lei 8.080/90 os níveis de saúde expressam a organização social e econômica do País. 
Alimentação → Moradia → Saneamento Básico. 
Meio Ambiente → Trabalho e Renda → Educação. 
 ↓
Transporte → Lazer e atividade física → Acesso aos bens e serviços assistenciais.
Os diversos estudos sobre os DSS e as iniquidades em saúde resultaram na criação de modelos, que procuram esquematizar a trama de relações entre os vários níveis de DSS e a situação de saúde. O de Dahlgren e Whitehead (1991), que inclui os DSS dispostos em diferentes camadas, segundo seu nível de abrangência, desde uma camada mais próxima até uma camada distal.
As iniquidades em saúde entre grupos e indivíduos, são aquelas desigualdades de saúde que além de sistemáticas e relevantes são também evitáveis, injustas e desnecessárias. 
Principais características sobre esse modelo, de acordo com a CNDSS (2008): 
· Na base do modelo: envolve as características individuais de idade, sexo e fatores genéticos que evidentemente, exercem influencia sobre seu potencial e suas condições de saúde. 
· Na camada imediatamente externa: surgem o comportamento e os estilos de vida individuais. Essa camada está situada no limiar entre os fatores individuais e os DSS, já que os comportamentos não só dependem de opções feitas pelo livre arbítrio das pessoas, mas também de DSS, como acesso a informações, propaganda, pressão de pares, possibilidades de acesso a alimentos saudáveis e espaços de lazer, entre outros. 
· Na camada seguinte: destaca-se a influência das redes comunitárias e de apoio, cuja maior ou menor riqueza expressa o nível de coesão social, que é de fundamental importância para a saúde da sociedade como um todo.
· No próximo nível: estão representados os fatores relacionados a condições de vida e de trabalho, disponibilidade de alimentos e acesso a ambientes e os serviços essenciais, como saúde e educação, com indicação de que as pessoas em desvantagem social apresentam diferenciais de exposição e de vulnerabilidade aos riscos à saúde, como consequência de condições habitacionais inadequadas, exposição a condições mais perigosas ou estressantes de trabalho e menos acesso aos serviços. 
· No último nível: estão situados os macrodeterminantes que exerce grande influencia nas demais camadas e estão relacionados às condições econômicas, culturais e ambientais da sociedade, incluindo determinantes supranacionais, como o processo de globalização.
Os determinantes estruturais: são os que estratificam a sociedade, como a distribuição de renda, a discriminação e a existência de estruturas politicas ou de governança que reforcem, ao invés de reduzir, as iniquidades relativas ao poderio econômico. 
Esses mecanismos estruturais que influenciam a posição social ocupada pelos indivíduos são as causas mais profundas das iniquidades em saúde.
Então, são exemplos de determinantes estruturais: distribuição de renda, discriminação, estruturas políticas que reforçam as iniquidades.
De acordo com a OMS, são determinantes sociais em saúde intermediários: condições de moradia, condições psicossociais, fatores comportamentais, fatores biológicos, 
A OMS (2011) recomenda a adoção de ações de três temas amplos em relação aos determinantes sociais em saúde: 
· Reduzir iniquidades em saúde é um imperativo moral;
· É essencial melhorar as condições de saúde e de bem-estar, promover o desenvolvimento e alcançar objetivos gerais no campo da saúde;
· É necessário promover ações em uma série de prioridades sociais, que estão para além do campo da saúde e que dependem de melhores níveis de igualdade em saúde.
*As políticas em relação aos DSS devem estar firmemente apoiadas em três pilares: a informação, a intersetorialidade e a participação, que podem ser compreendidos da seguinte forma:
· Evidencias cientificas que, ao desvendar os mecanismos através dos quais as causas básicas produzem a iniquidades em saúde, nos indicam onde e como devemos intervir para reduzir essas iniquidades;
· Coordenação intersetorial para articular os esforços dos diversos setores relacionados com o DSS; 
· Ampla participação social que garanta o apoio político para a redistribuição de poder e recursos.
Questões
1 - O modelo de Dahlgren e Whitehead dispõe os determinantes sociais de Saúde em diferentes camadas, segundo seu nível de abrangência, desde uma camada mais próxima aos determinantes individuais (exemplos: idade e sexo) até a camada mais distal, em que se situam:
a) Condições socioeconômicas, culturais e ambientais da sociedade;
b) Redes sociais e comunitárias;
c) Fatores étnicos e genéticos;
d) Condições de vida e trabalho;
e) Comportamento e os estilos de vida individuais.
2 - São considerados Determinantes Sociais da Saúde DSS, EXCETO:
a) Desemprego; 
b) Educação;
c) Ambiente de trabalho;
d) Idade;
e) Habitação.
3 - Segundo o modelo de determinantes da Organização Mundial de Saúde, os determinantes sociais da saúde se classificam como estruturais e intermediários. Assinale a alternativa que contém somente determinantes estruturais:
a) Condições de trabalho e disponibilidade de alimentos;
b) Condições de vida e educação;
c) Barreiras à adoção de comportamentos pró-saúde e educação;
d) Barreiras à adoção de comportamentos pró-saúde e renda;
e) Educação e renda.
4 - De acordo com definição da Organização Mundial de Saúde (OMS), os determinantes sociais da saúde estão relacionados às condições em que uma pessoa vive, trabalha e usufrui do cotidiano; entretanto, também podem ser considerados os seguintes fatores:
a) Econômicos;
b) Culturais;
c) Psicológicos.
5 - Considerem as seguintes assertivas sobre os Determinantes Sociais na Saúde. Assinale a alternativa correta:
a) O modelo de Dahlgren e Whitehead inclui os DSS dispostos em diferentes camadas, segundo seu nível de abrangência, desde uma camada mais próxima aos determinantes individuais até uma camada distal onde se situam os macrodeterminantes;
b) Segundo o modelo de Dahlgren e Whitehead, os indivíduos estão na base do modelo, com suas características individuais de idade, sexo e fatores genéticos que, evidentemente, exercem influência sobre seu potencial e suas condições de saúde;
c) Desigualdades e iniquidades são sinônimos e referem-se a situações relevantes e evitáveis.
6 - A identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde são descritos pela Lei Orgânica de Saúde 8.080/90 como:
a) Princípios do SUS;
b) Objetivos do SUS;
c) Diretrizes do SUS;
d) Normatizações do SUS.
7 - Acerca dos fatores sociais que determinam a saúde do indivíduo e das populações, julgue os itens que seguem em verdadeiro ou falso:
a) As iniquidades em saúde são as desigualdades de saúde entre grupos populacionais que são injustas e desnecessárias – VERDADEIRO;
b) Pode-se explicar a saúde de determinada população com base nos resultados apresentados por indivíduos, uma vez que fatores individuais são reflexos da saúde da coletividade - FALSO;
c) As sociedades mais desenvolvidas economicamente demonstram, necessariamente, melhor índice de saúde do que as menos desenvolvidas – FALSO.
8 - Em março de 2005, a Organização Mundial da Saúde (OMS) criou a Comissão sobre Determinantes Sociais da Saúde (DSS) com o objetivo de promover, em âmbito internacional, uma tomada de consciência quanto à importância dos determinantes sociais na situação de saúde de indivíduos e populações, e também acerca da necessidade de combate às iniquidades em saúde por eles geradas. Considerando o modelo de DSS proposto por Dahlgren& Whitehead (1991), assinale a alternativa correta:
a) Os determinantes intermediários são referentes à macroestrutura econômica, social e cultural;
b) Para que as intervenções sejam viáveis, efetivas e sustentáveis, devem estar fundamentadas na intersetorialidade, na participação social e em evidências científicas;
c) Os determinantes proximais estão relacionados às condições de vida e de trabalho;
d) A atuação sobre os diversos níveis de DSS são competências e atribuições tão somente das instituições de saúde;
e) Aqueles vinculados aos comportamentos individuais são considerados determinantes distais.

Outros materiais