Buscar

Determinantes de Saude avaliação Isabela dexter

Prévia do material em texto

Especialização em: Saúde Pública e Saúde da Família
Disciplina: Processo Saúde-Doença: determinantes e condicionantes sociais 
Professor: Msc. Taís Fontenelle Carneiro
Aluno: Isabela de Souza Braúna
1- Na antiguidade, quando as religiões eram politeístas, qual a visão que a sociedade tinha a respeito de saúde e doença? (2.5)
Na antiguidade, quando das religiões politeístas, acreditava-se que a saúde era dádiva e a doença castigo dos deuses, com o decorrer dos séculos e com o advento das religiões monoteístas a dádiva da saúde e o castigo da doença passou a ser da responsabilidade de um único Deus.
2- Ouvir o próprio corpo é uma boa estratégia para assegurar a saúde com qualidade, pois não existe um limite preciso entre a saúde e a doença, mas uma relação de reciprocidade entre ambas. Concorda ou discorda com essa afirmação? Justifique sua resposta. (2.5)
Concordo. Pois, os mesmos fatores que permitem ao homem viver, podem causar doença, se agem com determinada intensidade, se pesam em excesso ou faltam, se agem sem controle”. Essa relação é demarcada pela forma de vida dos seres humanos, pelos determinantes biológicos, psicológicos e sociais. Tal constatação nos remete à reflexão de o processo saúde-doença-adoecimento ocorrer de maneira desigual entre os indivíduos, as classes e os povos, recebendo influência direta do local que os seres ocupam na sociedade. Como dito em BERLINGUER. In: BRÊTAS; GAMBA, 2006.
3- O conceito de prevenção é definido como “ação antecipada, baseada no conhecimento da história natural a fim de tornar improvável o progresso posterior da doença”. A prevenção apresenta-se em três fases, quais são elas? (2.5)
Primária, secundária e terciária.
A prevenção primária inclui ações voltadas a impedir a ocorrência das doenças antes que elas se desenvolvam no organismo dos pacientes.
As ações de prevenção secundária ocorrem em situações nas quais o processo de doença já está instaurado.
Nesta fase, as ações preventivas ocorrem quando o quadro patológico já evoluiu a ponto de se manifestar de uma forma estável a longo prazo.
4- Quais os determinantes e condicionantes sociais em saúde? (2.5)
De acordo com a Lei Orgânica da Saúde, os fatores determinante e condicionantes de saúde são: a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o aceso aos bens e serviços essenciais para a saúde. Para a Comissão Nacional de Determinantes Sociais da Saúde, os determinantes sociais são: os fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população.

Continue navegando