A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
GENÉTICA - ESTUDO DIRIGIDO

Pré-visualização|Página 1 de 1

ESTUDO DIRIGIDO GENETICA



  1. O que é um nucleotídeo? Qual a sua estrutura?

R= São compostos que carregam muita energia e que auxiliam nos processos metabólicos, especialmente as biossínteses, em grande parte das células. uma pentose

(açúcar) + uma base nitrogenada + grupo fosfato.


2.    Explique a complementaridade de bases existente nas moléculas de ácidos nucléicos: 


3.    Quais as diferenças entre as moléculas de DNA e RNA?

R= O DNA apresenta desoxirribose como açúcar, já o RNA apresenta uma ribose. As bases nitrogenadas presentes no DNA são citosina, guanina, adenina e timina. No RNA, são encontradas a citosina, guanina, adenina e uracila. O DNA apresenta duas fitas, mas o RNA é possui fita simples.


4.    O que é replicação semiconservativa?

R= É quando cada molécula filha contém um polinucleotídeo da molécula original e um filamento recém-produzido.


5.    Defina cada tipo de RNA:

R=

1. RNA mensageiro: É formado no núcleo e contém a “mensagem” - o código transcrito a partir do DNA - para a síntese das proteínas.

2. RNA transportador: Está presente no citoplasma e é responsável pelo transporte dos aminoácidos até os ribossomos para a síntese protéica. No RNAt existe uma seqüência de nucleotídeos correspondente ao códon chamada de ANTI-CÓDON.

3 - RNA ribossômico ou ribossomal: Faz parte da estrutura dos ribossomos e participa do processo de tradução dos códons para construção das proteínas.

4 - RNAs nucleares pequenos: Subconjunto de pequenos RNAs, significativamente envolvidos no processamento do rRNA e do mRNA e na regulação gênica.


5 - RNAs não codificadores: Desempenham muitos papéis, que variam desde a contribuir para aspectos estruturais da cromatina até regular a transcrição gênica de mRNA. 



6.    O que é expressão gênica? Quais as suas etapas?


R= É o processo pelo qual a informação hereditária contida em um gene, tal como a sequência de DNA, é processada em um produto génico funcional, tal como proteínas ou RNA. RNA mensageiro carrega a informação copiada do DNA sob a forma de inúmeros “triplets” cada um especificando um aminoácido; CÓDON. RNA transportador – decifra o código representado pelo mRNA; ANTICÓDON. RNA ribossômico – associa-se com uma série de proteínas para formar os ribossomos; snRNA: componentes estruturais dos spliceossomos; miRNA: micro RNA – filamentos curtos (20 a 22 nucleotídeos), que regulam a expressão gênica, bloqueiam a ação de mRNA e reprimem a tradução.



7.    O que é a região promotora do gene?

R= É uma região do DNA que inicia a transcrição de um determinado gene. Os promotores estão localizados perto do sítio de início da transcrição de genes, na mesma fita e a montante no DNA (para 5' da fita código). Os promotores podem ter por volta de 100-1000 pares de bases de comprimento.


8.    Determine as enzimas que participam da replicação e as funções de cada enzima no processo?

R= A função da DNA helicase é  reconhecer a origem de replicação e desenrolar a dupla-hélice de DNA, na forquilha de replicação. Da sua acção resultam duas cadeias simples antiparalelas. SSB: são proteínas que se ligam às cadeias molde separadas pela DNA Helicase, impedindo que estas se voltem a ligar, mantendo a estabilidade da forquilha de replicação. São também essenciais na reparação e recombinação de DNA. DNA polimerase : enzima que catalisa a formação de cadeias de DNA usando as cadeias separadas como molde. Actuam no terminal 3’ da cadeia molde e só replicam na direcção 5’-3’. A DNA polimerase III é necessária para a síntese contínua da cadeia líder, enquanto que na cadeia atrasada, para além da DNA polimerase III é, também, precisa a primase para a síntese de primers iniciadores de polimerização pela DNA polimerase III, a DNA polimerase I para a remoção de primers e preenchimento de espaços e ainda a participação da DNA ligase para unir os fragmentos de Okasaki. Esta enzima pode também corrigir erros de replicação. Se foi introduzido um nucleótido errado, a DNA polimerase reconhece-o e retorna a esse ponto hidrolisando o nucleótido errado a partir da extremidade 3’. Depois de removido, a DNA polimerase prossegue o crescimento da cadeia nova. Primase : a primase faz parte de um agregado de proteínas chamado primossoma. Esta enzima sintetiza pequenos primers que vão fornecer o terminal 3’ OH necessário para a DNA polimerase iniciar a síntese da cadeia atrasada. Este primer de RNA será mais tarde removido pela DNA polimerase I. DNA ligase : é a enzima que une os fragmentos de Okasaki para completar a cadeia atrasada.


9.    Porque a replicação precisa de um primer de RNA?

R= As enzimas de síntese de DNA (DNA Polimerase) não são capazes de iniciar a produção de uma nova fita usando apenas o molde de DNA, dessa forma, é aderido a este molde um pequeno segmento de RNA, o chamado primer-iniciador, que foi sintetizado por uma RNA Polimerase (primase). A partir disso, é capaz de disponibilizar uma extremidade 5` livre para que a DNA Polimerase dê continuidade ao processo e, consequentemente, o primer acaba sendo retirado e substituído por DNA.