Buscar

PROVA PAISAGEM PATRICIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Discente: Patricia Costa de Souza
	CPF: 014.909.621-66
	Curso: Licenciatura em geografia
	Disciplina: Paisagem e Ensino de Geografia
	Polo: Água Boa-MT
	Professor(a): Maria Aparecida de Souza
	Data: 12/06/2021 (1ª CHAMADA)
	Tutor responsável pela aplicação: Maria Madalena e Luceni Canabarro
	CARTÃO DE RESPOSTAS
	
___________________
Assinatura do discente
	ATENÇÃO! Instruções para preenchimento
1. Não dobre ou rasure este cartão de respostas
2. Marque apenas uma resposta por questão
3. Todas as questões devem ser respondidas com caneta azul ou preta
4. Responda apenas a quantidade de questões relativas à sua prova
5. Preencher totalmente o espaço conforme o modelo abaixo:
QUESTÕES
	Nº
	01
	02
	03
	04
	05
	06
	07
	08
	09
	10
	Resposta
	A
	B
	A
	D
	
	A
	D
	B
	
	
	Nº
	11
	12
	13
	14
	15
	16
	17
	18
	19
	20
	Resposta
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
 
Questões dissertativas
5) Analisando o gráfico é possível verificar correlações com o conceito de paisagem, o caráter simbólico dos lugares revela-se ao ser humano como algo que precede a linguagem e a razão discursiva, apresentando assim determinados aspectos do real, enfatizando as relações entre o simbólico e o lugar. O gráfico apresenta desigualdades no PIB para as grandes regiões brasileiras. Diante deste fato, é correto afirmar, que o modo de produção impregna as práticas sociais e faz surgir ou organizam paisagens valorizadas ou repugnantes. Apresenta também desigualdades nas grandes regiões brasileiras, as clivagens sociais ganham status de “segregação social” ou mesmo de exclusão. Diante do gráfico das regiões brasileiras observa-se que o Sudeste em relação ao norte, evidencia construções de parâmetros, que revelam a paisagem pelos arranjos sócio espaciais, o invisível das formas urbanas visíveis, tratando os objetos técnicos de modo sistemático e globalizante.
9) De acordo com os autores a “identidade territorial” pode ser entendida como um conjunto de fixos e fluxos espaciais que caracteriza uma dada unidade territorial, tal como um lugar ou uma região. “fixos e fluxos espaciais”, são visíveis ou invisíveis, tanto de ordem material como imaterial. Todos eles são registáveis e verificáveis através de dados e imagens das características das paisagens naturais ou culturais, incluindo registos de geo-símbolos, símbolos metonímicos e sinais mnemónicos, no caso dos fixos e, no caso dos fluxos, de características e actividades de ordem bio-geo-física, socioeconómica, cultural, tecnológica, política e outras que podem definir os modos de vida das populações. Os conceitos de fluxos fixos são pautados nos elementos que formam parte do espaço, onde esses elementos fixos permitem ações que modificam o próprio local são resultado direto ou indireto das ações as quais repassam ou são instalados nos fixos, modificando seu significado e valor. Como por exemplo os elementos fixos são aqueles elementos artificiais que permitem ações que modificam o espaço, e que são colocados nele pela ação direta ou indireta do homem por exemplo: pontes, prédios, ruas, estradas, cidades, meios de transporte, entre outros. Elementos fluxos são ações de movimentação, um resultado direto ou indireto e passam ou são instalados nos elementos fixos. Ao longo da história do homem, a configuração territorial era simplesmente objetos naturais, com a evolução da história, o fluxo de diversos processos aumentou, como por exemplo: fluxo de informações, de dinheiro, etc. Consequentemente, as identidades territoriais são determinadas pela especificidade duma área geográfica em termos das características da sua paisagem e dos seus modos de vida.
10) A paisagem é a representação e a realidade, é o símbolo e a forma, tanto a imagem como as genuínas condições vividas. O termo recursos materiais se refere aos recursos econômicos de natureza tocável alguns exemplos pode ser encontrado em produtos, mercadorias, mensagens materializadas. Recursos imateriais são elementos que não apresentam forma física como “ideias, ordens, mensagens não-materializadas”. Escala Global e local são diferentes representações de espaço competindo umas contra as outras em um processo para determinar dentro da sociedade a realidade do que ela é. O termo seleção/exclusão de lugares-regiões surge com advento da globalização a qual contribui para a perda de identidade territorial do lugar, tais como a degradação da paisagem, diminuição da população ou a debilitação da economia tradicional, gerando uma forte consequência e contribuição para essa seleção/exclusão. A identidade territorial é um conceito centrado na originalidade e singularidade de realidades geográficas físicas e humanas de localidades e regiões, e que tem sido crescentemente reconhecido como um fator de competitividade, perante as forças da globalização econômica e cultural.
Assinatura do discente:

Outros materiais