Buscar

Avaliação Imuno2021

Prévia do material em texto

Avaliação de Imunologia
Aluno(a): Raphaela Rangel da Silva Araújo
Com base nas aulas de imunologia, escolha 4 questões abaixo e responda:
1- Quais são as funções do sistema imunológico?
Não respondida.
2- Defina NETs e cite suas funções
Não respondida. 
3- Cite os 3 sinais necessários durante a apresentação de antígenos para a ativação de um linfócito T por um fagócito.
· Interação entre Linfócito T (via Complexo de TCR) com células apresentadoras de antígeno (APC). 
· Processamento do antígeno: Refere-se a degradação do antÌgeno em fragmentos peptÌdeos que se associam a moléculas de MHC classe II.
· Moléculas de superfície que interagem durante a apresentação do antígeno (co- estimuladoras): Sem este sinal não há uma resposta adequada e as células T tornam-se inativas, produzindo um estado de tolerância imunológica específica (anergia clonal).
4- Comente sobre a importância dos receptores tipo toll (TLRs) e as consequências de sua ativação.
Os receptores do tipo Toll são uma classe de receptores relacionados à imunidade inata localizados na membrana plasmática ou estruturas endossomais, estão presentes em células endoteliais, macrófagos, neutrófilos, linfócitos B, além de outros grupos celulares. Esta classe de receptores possui a capacidade de reconhecer padrões moleculares e desencadear respostas pró-inflamatórias relacionadas aos mais variados tipos de patógenos que constantemente tentam fazer do organismo humano seu habitat e sua fonte nutricional.
Quando o patógeno se acopla a esses receptores, eles se dimerizam e mudam sua conformação, gerando uma cascata de sinalização que culminará na produção de citocinas inflamatórias. São relatados dez tipos de TLR em humanos. Estes apresentam codificação genética, formas de ativação e cascatas de sinalização diferentes, gerando distintas respostas frente aos estímulos recebidos. Acredita-se que o TLR tipo 4 (TLR4) e o TLR tipo 2 (TLR2) participam do reconhecimento do ataque de bactérias Gram-negativas, já que o TLR4 parece reconhecer o lipopolissacarídeo (LPS), componente de membrana externa de bactérias Gram-negativas, e o TLR2 participa do reconhecimento de lipoproteínas e glicolipídios presentes em bactérias Gram-negativas, Gram-positivas e micoplasmas.
5- Explique os sinais necessários para ativação dos linfócitos B.
· Interação do antÌgeno (Ag) com os receptores imunoglobulina de superfície (sIg) nas células B.
· Sinais estimulatórios provenientes das células Th que respondem ao antÌgeno (Ag) processado e ligado ao MHC II (ligação de CD40-CD40L e produção de IL-4 pela célula T ativada).
6- Quais são as funções dos anticorpos?
Os anticorpos são também conhecidos como imunoglobulinas. A molécula de anticorpo é uma glicoproteína produzida pelos linfócitos B, a partir do reconhecimento do antígeno e tem a propriedade de interagir com o antígeno de maneira específica. Em humanos são conhecidos cinco isotipos de imunoglobulinas (abreviadas como Ig) que são IgM, IgD, IgG, IgE e IgA.
· A IgG é produzida e secretada pelas células B diferenciadas (plasmócitos) encontradas, principalmente, no baço, linfonodos e medula óssea. A IgG é a classe de imunoglobulina encontrada em maior concentração no sangue e, por essa razão, é o isotipo principal envolvido nos mecanismos de defesa mediado por anticorpos. 
· A IgM é também produzida e secretada pelos plasmócitos, principalmente no baço, linfonodo e medula óssea. Depois da IgG, é a segunda maior concentração de imunoglobulina encontrada no soro de mamíferos. É o primeiro anticorpo a ser produzido frente a um estímulo antigênico específico, que caracteriza resposta primária e, em geral, está associada à infecção aguda. Isto é, o indivíduo teve uma infecção recente ou ela ainda está em curso. Esta molécula tem grande capacidade de fixação do complemento pela via clássica e alta eficiência em aglutinar antígenos.
· A IgA é o anticorpo que predomina nas secreções mucosas. Ela é secretada por plasmócitos presentes nas paredes dos tratos intestinal, respiratório, urinário, pele e glândulas mamárias. No soro, ela está presente em concentrações baixas. Já nas secreções mucosas ela está presente em alta concentração. A principal função da IgA nas mucosas é ligar- se aos patógenos, impedindo que estes se liguem à superfície das mucosas estabelecendo uma infecção. 
· A IgE é produzida por plasmócitos localizados, principalmente, abaixo das superfícies corpóreas como pele e mucosas. Essa imunoglobulina é encontrada em concentrações extremamente baixas na circulação. A IgE tem um tropismo pelos mastócitos, basófilos e eosinófilos, ou seja, liga-se com alta afinidade aos receptores presentes nas superfícies destas células. A função da IgE está relacionada à indução da inflamação e à resposta imune efetora contra helmintos. Entretanto, a IgE é conhecida, principalmente, pelos seus efeitos patológicos que são as reações alérgicas. 
· A IgD está presente no soro, em concentrações muito reduzidas. A IgD juntamente com a IgM estão presentes na superfície de células B e funcionam como receptores.

Continue navegando