Buscar

TAREFA 3, UNYLEYA 29 06

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: Impactos Socioambientais para Implantação de Barragens.
Faculdade: UNYLEYA.
Tarefa 3.
Resposta: 
Implantação de Usinas Hidrelétricas
Sem dúvida, o maior problema ambiental que se coloca a esse respeito é a alteração dos padrões naturais do fluxo das águas e do regime de sedimentação dos rios devido à construção de diferentes obras hidráulicas, que incluem, entre outras instalações, barragens e canais, águas superficiais, e condutas de água subterrâneas. 
Impactos positivos: 
Os reservatórios podem armazenar água e ter diversos usos, não menos importantes, como as gerações de energia por meio de hidrelétricas, que têm um papel importante no desenvolvimento de bacias hidrográficas, em particular, são verdadeiros ícones do desenvolvimento econômico e do avanço da pesquisa científica moderna para a produção elétrica, mas poderiam impedir o desenvolvimento sustentável se seus impactos ambientais e sociais não fossem controlados.
· A irrigação;
· A geração de eletricidade;
· Algum controle de algumas inundações;
· O fornecimento de água potável;
· Recreação náutica e desenvolvimento do turismo da zona;
· Há grande apetência para a instalação de atividades humanas nas zonas de inundação artificial causada pela construção da barragem. Em geral as áreas circundantes têm bons solos e disponibilidade hídricas necessárias para a agricultura, e apresentam boa acessibilidade natural requerida para a instalação de áreas urbanas e unidades industriais.
Impactos negativos:
Por exemplo, devido à construção de barragens, os ecossistemas fluviais são fragmentados, isolando as comunidades bióticas das bacias superiores daquelas que habitam as áreas médias e baixas, as migrações e movimentos das espécies são interrompidos, e a população fica isolada de suas planícies e litorais. Para tanto, deve levá-los em consideração, analisando os impactos de médio e longo prazo de um empreendimento em andamento, pois é sempre mais fácil e barato prevenir a degradação ambiental do que tentar repará-la.
Nessa perspectiva, fica claro que o projeto, a construção e a operação de novos reservatórios representarão desafios científicos e técnicos para garantir, por exemplo, níveis de qualidade da água superiores aos exigidos para a geração de energia elétrica.
As barragens colocam, contudo, uma variedade de problemas que requerem consideração atenta dos riscos geotécnicos e sísmicos e impactos biológicos, climáticos, agrícolas, sócio-culturais e económicos, nos territórios e nas populações adjacentes, mais precisamente:
· A destruição de florestas e habitats selvagens, incluindo o desaparecimento de espécies e a degradação das áreas de captação a montante, devido à inundação da área do reservatório;
· A redução da biodiversidade aquática, a diminuição das áreas de desova a montante e a jusante, e o declínio dos serviços ambientais prestados pelas planícies aluviais a jusante, brejos, ecossistemas de rios, estuários e ecossistemas marinhos adjacentes;
· Impactos cumulativos sobre a qualidade da água, inundações naturais e a composição de espécies quando várias barragens são implantadas num mesmo rio;
· As barragens constituem uma violenta perturbação da dinâmica fluvial, interferindo no ciclo natural dos processos erosivos e sedimentares, causando impactos locais, mas também regionais que alcançam o mar;
· Ao longo do tempo vão se depositando no fundo materiais transportados pelo rio, o que vai diminuindo a capacidade de armazenamento de água;
· Enfim, as barragens como qualquer outra obra de engenharia, têm um determinado período de vida útil, findo o qual colocam problemas de segurança.
Migrações compulsórias:
No Brasil, um dos principais fatores que contribuem para a migração compulsória está relacionada a construção das usinas hidrelétricas. A decisão política de alterar a matriz energética de um determinado país, construindo mega-usinas, é um dos exemplos de migração compulsória, representada pelos contingentes populacionais, que para dar lugar a barragem, os seus moradores são obrigados a se retirarem de seus locais de origem e são reassentadas em outros lugares.
  A construção de uma grande barragem, atingindo comunidades urbanas e rurais, tem forte impacto na dinâmica populacional da região de instalação do empreendimento, tanto pelos eventos decorrentes das migrações compulsórias, como pela própria questão das transformações paisagísticas resultantes das áreas inundadas. Trata-se, primeiro, de um fluxo para dentro dos trabalhadores necessários à construção em si (bem como de outras pessoas que vêm prestar serviços que orbitam à volta da obra) e, depois, de um movimento de fluxo para fora dos que tem suas terras atingidas pelo reservatório.
Impactos negativos:
Mas por outro lado a construção de uma barragem irá afetar os ecossistemas já existentes nesse rio e nas suas margens, destruindo habitats e florestas e contribuindo para o desaparecimento de diversas espécies, reduzindo a biodiversidade aquática. Interferem ainda no ciclo natural dos processos erosivos e sedimentares e contribuem para a diminuição da capacidade de armazenamento de água devido aos depósitos de diferentes matérias no fundo e incitam ainda para o efeito provocado no caudal do rio a jusante. A construção de barragens leva também as pessoas a mudarem a sua residência e a longo prazo podem pôr em risco a segurança da população.
As grandes barragens e os sistemas hidráulicos contribuem para alterações locais, regionais e globais, é necessário avaliar este tipo de empreendimento no contexto vasto das suas diversas consequências., procedendo então a estudos para averiguar os diversos impactos ambientais, através de uma boa base de informação e também da cooperação entre ecologistas e projetistas da barragem, não esquecendo a importância do conhecimento da atmosfera, da biosfera, da hidrosfera e da parte superior da litosfera, no quadro geográfico concreto em que se inserem.
Impacto positivo:
· Geração de emprego para as famílias residentes no local;
· Indenização pela terra ocupada;
· Moradia em comunidade urbana;
· Auxilio governamental pelo anos sem cultivos e outros.
Meio Ambiente:
A criação de um reservatório é provavelmente a obra pública mais singular, e com algum impacto no meio ambiente, em termos gerais, maior do que qualquer outra. Esses incidentes podem ser positivos, negativos ou mistos.
Impactos positivos: 
Entre os positivos estão o abastecimento humano e doméstico, a incorporação da água ao processo energético, a sua utilização em ciclos industriais e a utilização de reservatórios para fins recreativos.
Impactos negativos:
Os impactos negativos incluem inundação de grandes áreas, que podem ter valor ambiental significativo, mas sem dúvida o impacto negativo mais importante é o derivado do rompimento da barragem, que pode levar a uma catástrofe de natureza humana, ambiental e econômica de intensidade muito maior do que as causadas pelas demais obras realizadas pelo homem, com exceção de usinas nucleares ou obras que armazenam resíduos radioativos.
Piora da qualidade e da saúde dos rios e das águas dos rios, bem como a jusante por modificação artificial das bacias hidrográficas. O bloqueio do fluxo natural provoca aumento da sedimentação, com acúmulo de nutrientes e organismos que favorecem a proliferação de algas, que podem cobrir a superfície do reservatório e tornar sua água inútil para o consumo doméstico e industrial. Grandes reservatórios também podem produzir contaminação com substâncias tóxicas ou bactérias que ameaçam a saúde pública.
Degradação dos ecossistemas aquáticos, de fato, grandes barragens são a principal causa física dessa degradação. Pelo menos 400.000 km2 dos mais diversos ecossistemas ribeirinhos do mundo foram perdidos ao serem inundados para criar barragens.
Impactos sobre a biodiversidade, por exemplo, impactos sobre espécies de peixes migradores são muito graves devido à construção de grandes represas em seus habitats, porque essas espécies requerem uma fonte de água doce fluida e desobstruída para poderem sereproduzir e desovar.
Efeitos sísmicos que grandes barragens e reservatórios podem produzir com a alta pressão da água do reservatório, que podem lubrificar falhas tectônicas e reduzir o atrito entre as superfícies das rochas subterrâneas.
Palavras: 1203
REFERÊNCIAS
CONSTRUÇÃO DE HODRELÉTRICA: https://notapositiva.com/impacto-da-construcao-de-barragens/#
MIGRAÇÃO COMPULSÓRIA: 
https://professormarcianodantas.blogspot.com/2015/06/as-migracoes-compulsorias-decorrentes.html
MEIOA MBIENTE: UNIDADE 3. CAP. 1, Conteúdo de ensino ao aluno, UNYLEYA.
https://portalaluno.unyleya.edu.br/948875/curso/143375/modulo/2310282/sala/189327

Continue navegando