Logo Passei Direto
Buscar

Prática 2 EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA - ELETIVA II

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o fragmento a seguir: “Em síntese, a promoção do aluno para um ambiente menos restritivo, se considerada a classe regular como o nível mais satisfatório do processo, era dependente do aluno com deficiência, sendo a criança a responsável solitária por seus êxitos e fracassos na tentativa de ocupar um lugar junto aos seus pares normais”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL. Ministério da Educação. Avaliação para identificação das necessidades educacionais especiais. Brasília: MEC; Seesp, 2002.
De acordo com os conhecimentos adquiridos sob o critério de intervenção pedagógica reafirmados nas teses de Carvalho e Montoan, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I.( ) O que determinaria a escolha do ambiente para a escolarização do aluno seriam suas condições individuais.
II.( ) O fonoaudiólogo se tornava um aplicador de exercícios de respiração e outras práticas de reabilitação.
III.( ) A criança surda era exposta a um treinamento intensivo de produção de fonemas.
IV.( ) O serviço educacional prestado tem como foco a limitação gerada pela deficiência.
A F – F – V – V
B V – F – F – V
C V – F – V – F
D V – F – V – V
E F – V – V – V

Leia o fragmento a seguir: “A equidade assegura que nenhuma manifestação de dificuldades seja impedimento à aprendizagem do aluno, respeitando sempre diferenças individuais”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARVALHO, R. E. Educação inclusiva: com os pingos nos is. Porto Alegre: Mediação, 2004.
O foco do processo da inclusão para garantir que pessoas com deficiência e outros grupos marginalizados sintam-se totalmente integrados reside em:
A ações receptivas e acolhedoras a serem desenvolvidas pela família.
B ações receptivas e acolhedoras a serem desenvolvidas pela escola especial.
C ações receptivas e acolhedoras a serem desenvolvidas pela escola regular.
D ações receptivas e acolhedoras a serem desenvolvidas pelos profissionais da educação.
E ações receptivas e acolhedoras a serem desenvolvidas pela sociedade.

Leia o fragmento a seguir: “A escola como instrumento privilegiado na mediação da integração social de alunos com deficiência, ao crer que a educação especial teria a possibilidade de capacitar alunos especiais para o convívio social; evidenciou-se um otimismo pedagógico equivocado e um reducionismo da problemática da deficiência à instituição escolar”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERREIRA, J. R. Educação especial, inclusão e política educacional. In: RODRIGUES, D. Inclusão e educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus, 2006.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Fundamentos para Educação Especial, para que ocorram mudanças significativas na educação, também precisam haver transformações na sociedade em todas as suas relações, pois...
A as mudanças possíveis limitam-se a implantar detalhes defeituosos da ordem social dominante, mantendo intactas as determinações estruturais fundamentais da sociedade como um todo.
B as mudanças possíveis limitam-se a corrigir detalhes defeituosos da ordem social dominante, mantendo isoladas as determinações estruturais fundamentais da sociedade como um todo.
C as mudanças possíveis limitam-se a corrigir detalhes defeituosos da ordem social dominante, mantendo intactas as determinações estruturais fundamentais da escola como um todo.
D as mudanças possíveis limitam-se a estabelecer detalhes defeituosos da ordem social dominante, mantendo intactas as determinações estruturais fundamentais da sociedade como um todo.
E as mudanças possíveis limitam-se a corrigir detalhes defeituosos da ordem social dominante, mantendo intactas as determinações estruturais fundamentais da sociedade como um todo.

Leia o fragmento de texto a seguir: “Como modalidade de educação escolar, cabe à educação especial assegurar: a dignidade humana e a garantia dos direitos dos alunos no que se refere às atividades acadêmicas, ao trabalho e à inserção na vida social; o reconhecimento, assim como a valorização das especificidades, potencialidades e necessidades educacionais especiais dos alunos no processo de ensino e aprendizagem; e o desenvolvimento pleno do aluno”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: SILVA, Aline Maria. Educação especial e inclusão escolar : história e fundamentos. Curitiba: Ibpex, 2010. p. 116.
De acordo com o fragmento acima e os conteúdos do livro-base Fundamentos para educação especial sobre os materiais que compõem as salas de recursos multifuncionais tipo I e II, leia as sentenças a seguir que apresentam os recursos que elas possuem e assinale V para as afirmativas que os apresentam de modo verdadeiro e F para as sentenças que os apresentam de modo falso:
I. ( ) Fones de ouvidos e microfones; scanner; impressora a laser
II. ( ) Teclado com colmeia; acionador de pressão; dominó
III. ( ) Esquema corporal; memória de numerais; mesa redonda
IV. ( ) Soroban; reglete de mesa; software de programas musicais
A V – F – F – F
B V – V – V – F
C F – V – V – V
D F – V – V – F
E V – F – V – F

Leia o fragmento de texto a seguir: “O período da história da educação especial no Brasil conhecido como período de institucionalização foi caracterizado [...] 'pela retirada das pessoas com deficiência de suas comunidades de origem e pela manutenção delas em instituições residenciais segregadas ou escolas especiais, frequentemente situadas em localidades distantes de suas famílias’”.
Estão corretas apenas as afirmativas:
I. Contém eufemismos que escondem a situação real de deficiência, ou seja, ao não tratar diretamente da deficiência a terminologia acaba encobrindo-a.
II. Ampliação desmedida do universo de alunos a ser atendidos pela educação especial, descaracterizando o caráter e a função dessa modalidade educacional.
A I, II e III
B I, III e IV
C II, III e IV
D III e IV
E I e IV

Leia o fragmento de texto: 'O currículo para uma escola inclusiva, entretanto, não se resume apenas a adaptações feitas para acomodar os alunos com deficiências ou demais necessidades especiais. A escola inclusiva demanda uma nova forma de concepção curricular'. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Adaptações curriculares na educação inclusiva. Portal Educação.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro base Fundamentos para a Educação especial, adaptações curriculares são:
A adaptações obrigatórias, no sentido de mudar o currículo e adaptá-lo a todos os alunos inclusos da escola;
B adaptações físicas na escola, no sentido de dar acessibilidades aos alunos inclusos.
C aplicações de exercícios e provas para alunos com dificuldade de aprendizagem;
D respostas educativas que devem ser dadas pelo sistema educacional, de forma a favorecer a todos os alunos e dentre eles os que apresentam necessidades educacionais especiais.
E adaptações exclusivas aos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem e defasagem nas avaliações escolares.

Leia o fragmento a seguir: “É preciso destacar que esse movimento que retirava da sociedade os indivíduos que não se ajustavam às condições impostas pelo novo mundo do comércio e da produção, estendeu-se também a uma outra categoria de homens – a dos loucos, incapazes, idiotas e deficientes mentais – categoria que, vivendo até então diluída no fundo comum da sociedade feudal, passa a ser particularizada como uma carga e uma ameaça, pois, por não poderem trabalhar em virtude de deficiências e incapacidades naturais, tais indivíduos retiravam da riqueza seus verdadeiros usos: o trabalho, a terra, o capital”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GUHUR, M. de L. P. A representação da deficiência mental numa perspectiva histórica. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 1, n. 2, p. 75-84, 1994.
Considerando o texto dado e os conteúdos abordados no livro-base Fundamentos para Educação Especial, centenas de instituições com caráter assistencial e filantrópico se proliferam, sobretudo na América, nas quais o foco seria o aproveitamento de seres desviantes para o treinamento industrial. Analise as alternativas e assinale a opção correta que demonstra como funcionavam essas instituições.
I. Funcionavam como asilos.
II. Funcionavam como escolas.
III. Funcionavam como fábricas.
IV. Funcionavam como oficinas de produção.
A I, II e III apenas.
B I, II e IV apenas.
C I e III apenas.
D III e IV apenas.
E I e II apenas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o fragmento a seguir: “Em síntese, a promoção do aluno para um ambiente menos restritivo, se considerada a classe regular como o nível mais satisfatório do processo, era dependente do aluno com deficiência, sendo a criança a responsável solitária por seus êxitos e fracassos na tentativa de ocupar um lugar junto aos seus pares normais”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL. Ministério da Educação. Avaliação para identificação das necessidades educacionais especiais. Brasília: MEC; Seesp, 2002.
De acordo com os conhecimentos adquiridos sob o critério de intervenção pedagógica reafirmados nas teses de Carvalho e Montoan, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I.( ) O que determinaria a escolha do ambiente para a escolarização do aluno seriam suas condições individuais.
II.( ) O fonoaudiólogo se tornava um aplicador de exercícios de respiração e outras práticas de reabilitação.
III.( ) A criança surda era exposta a um treinamento intensivo de produção de fonemas.
IV.( ) O serviço educacional prestado tem como foco a limitação gerada pela deficiência.
A F – F – V – V
B V – F – F – V
C V – F – V – F
D V – F – V – V
E F – V – V – V

Leia o fragmento a seguir: “A equidade assegura que nenhuma manifestação de dificuldades seja impedimento à aprendizagem do aluno, respeitando sempre diferenças individuais”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARVALHO, R. E. Educação inclusiva: com os pingos nos is. Porto Alegre: Mediação, 2004.
O foco do processo da inclusão para garantir que pessoas com deficiência e outros grupos marginalizados sintam-se totalmente integrados reside em:
A ações receptivas e acolhedoras a serem desenvolvidas pela família.
B ações receptivas e acolhedoras a serem desenvolvidas pela escola especial.
C ações receptivas e acolhedoras a serem desenvolvidas pela escola regular.
D ações receptivas e acolhedoras a serem desenvolvidas pelos profissionais da educação.
E ações receptivas e acolhedoras a serem desenvolvidas pela sociedade.

Leia o fragmento a seguir: “A escola como instrumento privilegiado na mediação da integração social de alunos com deficiência, ao crer que a educação especial teria a possibilidade de capacitar alunos especiais para o convívio social; evidenciou-se um otimismo pedagógico equivocado e um reducionismo da problemática da deficiência à instituição escolar”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERREIRA, J. R. Educação especial, inclusão e política educacional. In: RODRIGUES, D. Inclusão e educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus, 2006.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Fundamentos para Educação Especial, para que ocorram mudanças significativas na educação, também precisam haver transformações na sociedade em todas as suas relações, pois...
A as mudanças possíveis limitam-se a implantar detalhes defeituosos da ordem social dominante, mantendo intactas as determinações estruturais fundamentais da sociedade como um todo.
B as mudanças possíveis limitam-se a corrigir detalhes defeituosos da ordem social dominante, mantendo isoladas as determinações estruturais fundamentais da sociedade como um todo.
C as mudanças possíveis limitam-se a corrigir detalhes defeituosos da ordem social dominante, mantendo intactas as determinações estruturais fundamentais da escola como um todo.
D as mudanças possíveis limitam-se a estabelecer detalhes defeituosos da ordem social dominante, mantendo intactas as determinações estruturais fundamentais da sociedade como um todo.
E as mudanças possíveis limitam-se a corrigir detalhes defeituosos da ordem social dominante, mantendo intactas as determinações estruturais fundamentais da sociedade como um todo.

Leia o fragmento de texto a seguir: “Como modalidade de educação escolar, cabe à educação especial assegurar: a dignidade humana e a garantia dos direitos dos alunos no que se refere às atividades acadêmicas, ao trabalho e à inserção na vida social; o reconhecimento, assim como a valorização das especificidades, potencialidades e necessidades educacionais especiais dos alunos no processo de ensino e aprendizagem; e o desenvolvimento pleno do aluno”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: SILVA, Aline Maria. Educação especial e inclusão escolar : história e fundamentos. Curitiba: Ibpex, 2010. p. 116.
De acordo com o fragmento acima e os conteúdos do livro-base Fundamentos para educação especial sobre os materiais que compõem as salas de recursos multifuncionais tipo I e II, leia as sentenças a seguir que apresentam os recursos que elas possuem e assinale V para as afirmativas que os apresentam de modo verdadeiro e F para as sentenças que os apresentam de modo falso:
I. ( ) Fones de ouvidos e microfones; scanner; impressora a laser
II. ( ) Teclado com colmeia; acionador de pressão; dominó
III. ( ) Esquema corporal; memória de numerais; mesa redonda
IV. ( ) Soroban; reglete de mesa; software de programas musicais
A V – F – F – F
B V – V – V – F
C F – V – V – V
D F – V – V – F
E V – F – V – F

Leia o fragmento de texto a seguir: “O período da história da educação especial no Brasil conhecido como período de institucionalização foi caracterizado [...] 'pela retirada das pessoas com deficiência de suas comunidades de origem e pela manutenção delas em instituições residenciais segregadas ou escolas especiais, frequentemente situadas em localidades distantes de suas famílias’”.
Estão corretas apenas as afirmativas:
I. Contém eufemismos que escondem a situação real de deficiência, ou seja, ao não tratar diretamente da deficiência a terminologia acaba encobrindo-a.
II. Ampliação desmedida do universo de alunos a ser atendidos pela educação especial, descaracterizando o caráter e a função dessa modalidade educacional.
A I, II e III
B I, III e IV
C II, III e IV
D III e IV
E I e IV

Leia o fragmento de texto: 'O currículo para uma escola inclusiva, entretanto, não se resume apenas a adaptações feitas para acomodar os alunos com deficiências ou demais necessidades especiais. A escola inclusiva demanda uma nova forma de concepção curricular'. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Adaptações curriculares na educação inclusiva. Portal Educação.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro base Fundamentos para a Educação especial, adaptações curriculares são:
A adaptações obrigatórias, no sentido de mudar o currículo e adaptá-lo a todos os alunos inclusos da escola;
B adaptações físicas na escola, no sentido de dar acessibilidades aos alunos inclusos.
C aplicações de exercícios e provas para alunos com dificuldade de aprendizagem;
D respostas educativas que devem ser dadas pelo sistema educacional, de forma a favorecer a todos os alunos e dentre eles os que apresentam necessidades educacionais especiais.
E adaptações exclusivas aos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem e defasagem nas avaliações escolares.

Leia o fragmento a seguir: “É preciso destacar que esse movimento que retirava da sociedade os indivíduos que não se ajustavam às condições impostas pelo novo mundo do comércio e da produção, estendeu-se também a uma outra categoria de homens – a dos loucos, incapazes, idiotas e deficientes mentais – categoria que, vivendo até então diluída no fundo comum da sociedade feudal, passa a ser particularizada como uma carga e uma ameaça, pois, por não poderem trabalhar em virtude de deficiências e incapacidades naturais, tais indivíduos retiravam da riqueza seus verdadeiros usos: o trabalho, a terra, o capital”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GUHUR, M. de L. P. A representação da deficiência mental numa perspectiva histórica. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 1, n. 2, p. 75-84, 1994.
Considerando o texto dado e os conteúdos abordados no livro-base Fundamentos para Educação Especial, centenas de instituições com caráter assistencial e filantrópico se proliferam, sobretudo na América, nas quais o foco seria o aproveitamento de seres desviantes para o treinamento industrial. Analise as alternativas e assinale a opção correta que demonstra como funcionavam essas instituições.
I. Funcionavam como asilos.
II. Funcionavam como escolas.
III. Funcionavam como fábricas.
IV. Funcionavam como oficinas de produção.
A I, II e III apenas.
B I, II e IV apenas.
C I e III apenas.
D III e IV apenas.
E I e II apenas.

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Educação Especial e Inclusiva - Eletiva II 
Leia o fragmento a seguir: 
“Em síntese, a promoção do aluno para um ambiente menos restritivo, se considerada 
a classe regular como o nível mais satisfatório do processo, era dependente do aluno 
com deficiência, sendo a criança a responsável solitária por seus êxitos e fracassos na 
tentativa de ocupar um lugar junto aos seus pares normais”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL. Ministério da Educação. Avaliação para identificação das necessidades educacionais 
especiais. Brasília: MEC; Seesp, 2002. 
 
De acordo com os conhecimentos adquiridos sob o critério de intervenção pedagógica 
reafirmados nas teses de Carvalho e Montoan, analise as sentenças a seguir, 
assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas. 
 
I.( ) O que determinaria a escolha do ambiente para a escolarização do aluno seriam 
suas condições individuais. 
II.( ) O fonoaudiólogo se tornava um aplicador de exercícios de respiração e outras 
práticas de reabilitação. 
III.( ) A criança surda era exposta a um treinamento intensivo de produção de 
fonemas. 
IV.( ) O serviço educacional prestado tem como foco a limitação gerada pela 
deficiência. 
Nota: 10.0 
 
A F – F – V – V 
 
B V – F – F – V 
 
C V – F – V – F 
 
D V – F – V – V 
Você acertou! 
as afirmativas I, III, e IV são verdadeiras. A afirmativa II está incorreta pois os exercícios eram de fala e não de respiração (p. 73). 
 
E F – V – V – V 
 
Questão 2/10 - Educação Especial e Inclusiva - Eletiva II 
Leia o fragmento a seguir: 
“A equidade assegura que nenhuma manifestação de dificuldades seja impedimento à 
aprendizagem do aluno, respeitando sempre diferenças individuais”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARVALHO, R. E. Educação inclusiva: com os pingos nos is. Porto Alegre: Mediação, 2004. 
O foco do processo da inclusão para garantir que pessoas com deficiência e outros 
grupos marginalizados sintam-se totalmente integrados reside em: 
Nota: 10.0 
 
A ações receptivas e acolhedoras a serem desenvolvidas pela família. 
 
B ações receptivas e acolhedoras a serem desenvolvidas pela escola especial. 
 
C ações receptivas e acolhedoras a serem desenvolvidas pela escola regular. 
 
D ações receptivas e acolhedoras a serem desenvolvidas pelos profissionais da educação. 
 
E ações receptivas e acolhedoras a serem desenvolvidas pela sociedade. 
Você acertou! 
toda a sociedade tem compromisso com a qualidade da educação nos quesitos de ensino aprendizagem em quaisquer das modalidades que existam (p. 
76). 
 
Questão 3/10 - Educação Especial e Inclusiva - Eletiva II 
Leia o fragmento a seguir: 
“A escola como instrumento privilegiado na mediação da integração social de alunos 
com deficiência, ao crer que a educação especial teria a possibilidade de capacitar 
alunos especiais para o convívio social; evidenciou-se um otimismo pedagógico 
equivocado e um reducionismo da problemática da deficiência à instituição escolar”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERREIRA, J. R. Educação especial, inclusão e política educacional. In: RODRIGUES, D. Inclusão e 
educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus, 2006. 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Fundamentos para 
Educação Especial, para que ocorram mudanças significativas na educação, também 
precisam haver transformações na sociedade em todas as suas relações, pois... 
Nota: 10.0 
 
A as mudanças possíveis limitam-se a implantar detalhes defeituosos da ordem social dominante, mantendo intactas as determinações 
estruturais fundamentais da sociedade como um todo. 
 
B as mudanças possíveis limitam-se a corrigir detalhes defeituosos da ordem social dominante, mantendo isoladas as determinações 
estruturais fundamentais da sociedade como um todo. 
 
C as mudanças possíveis limitam-se a corrigir detalhes defeituosos da ordem social dominante, mantendo intactas as determinações 
estruturais fundamentais da escola como um todo. 
 
D as mudanças possíveis limitam-se a estabelecer detalhes defeituosos da ordem social dominante, mantendo intactas as determinações 
estruturais fundamentais da sociedade como um todo. 
 
E as mudanças possíveis limitam-se a corrigir detalhes defeituosos da ordem social dominante, mantendo intactas as determinações 
estruturais fundamentais da sociedade como um todo. 
Você acertou! 
(a mudança tem que ocorrer na totalidade e não somente na educação pois a educação a cultura a economia a política constroem a história (p. 86). 
 
 
Questão 4/10 - Educação Especial e Inclusiva - Eletiva II 
Leia o fragmento de texto a seguir: 
 
“Como modalidade de educação escolar, cabe à educação especial assegurar: a 
dignidade humana e a garantia dos direitos dos alunos no que se refere às atividades 
acadêmicas, ao trabalho e à inserção na vida social; o reconhecimento, assim como a 
valorização das especificidades, potencialidades e necessidades educacionais 
especiais dos alunos no processo de ensino e aprendizagem; e o desenvolvimento 
pleno do aluno”. 
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: SILVA, Aline Maria. Educação especial e inclusão escolar: história e fundamentos. Curitiba: Ibpex, 
2010. p. 116. 
 
De acordo com o fragmento acima e os conteúdos do livro-base 
Fundamentos para educação especial sobre os materiais que compõem as salas de 
recursos multifuncionais tipo I e II, leia as sentenças a seguir que apresentam os 
recursos que elas possuem e assinale V para as afirmativas que os apresentam de 
modo verdadeiro e F para as sentenças que os apresentam de modo falso: 
I. ( ) Fones de ouvidos e microfones; scanner; impressora a laser 
II. ( ) Teclado com colmeia; acionador de pressão; dominó 
III. ( ) Esquema corporal; memória de numerais; mesa redonda 
IV. ( ) Soroban; reglete de mesa; software de programas musicais 
Agora marque a sequência correta: 
Nota: 10.0 
 
A V – F – F – F 
 
B V – V – V – F 
Você acertou! 
As sentenças I, II e III são verdadeiras, pois todos elementos que são apresentados nelas pertencem à sala de multifuncionais. A sentença IV é falsa, 
pois programas musicais servem a todos os estudantes e não são específicos de sala de multifuncionais (livro-base, p. 154, 155). 
 
C F – V – V – V 
 
 
D F – V – V – F 
 
E V – F – V – F 
 
Questão 5/10 - Educação Especial e Inclusiva - Eletiva II 
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“O período da história da educação especial no Brasil conhecido como período de 
institucionalização foi caracterizado [...] 'pela retirada das pessoas com deficiência de 
suas comunidades de origem e pela manutenção delas em instituições residenciais 
segregadas ou escolas especiais, frequentemente situadas em localidades distantes 
de suas famílias’”. 
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: SILVA, Aline Maria. Educação especial e inclusão escolar: história e fundamentos. Curitiba: IBPEX, 
2010. p. 32. 
Segundo muitos críticos a terminologia das necessidades educacionais especiais, 
apesar de ter ajudado a derrubar muitos estereótipos, é muito abrangente e acaba 
colocando na mesma classificação estudantes com graves deficiências e outros com 
apenas dificuldades de aprendizagem. Considerando o fragmento acima e o livro-base 
Fundamentos para educação especial sobre as críticas à terminologia das 
necessidades educacionais especiais, leia as afirmativas a seguir: 
I. Terminologia muito abrangente, que se refere a alunos com e sem deficiência, 
incluindo os que apresentam dificuldades de aprendizagem ou superdotação. 
II. Expressão muito precisa, que elimina a necessidade de ser explicada para 
compreender os limites de sua definição. 
III. Contém eufemismos que escondem a situaçãoreal de deficiência, ou seja, ao não 
tratar diretamente da deficiência a terminologia acaba encobrindo-a. 
IV. Ampliação desmedida do universo de alunos a ser atendidos pela educação 
especial, descaracterizando o caráter e a função dessa modalidade educacional. 
Estão corretas apenas as afirmativas: 
Nota: 10.0 
 
A I, II e III 
 
B I, III e IV 
Você acertou! 
As afirmativas I, III, IV estão corretas porque apresentam os fatores que os críticos apontam: "As principais críticas à terminologia são: 1. termo muito 
abrangente, que se refere a alunos com e sem deficiência, incluindo os que apresentam dificuldades de aprendizagem ou, até mesmo, superdotação; 3. 
eufemismo para encobrir a real situação de deficiência, como se ela não existisse, acarretando prejuízos àqueles que necessitam ser identificados para 
terem suas necessidades atendidas; 4. ampliação desmedida do universo de alunos a ser atendidos pela educação especial, descaracterizando o caráter e 
a função dessa modalidade educacional" (livro-base, p. 143). A afirmativa II está incorreta porque os críticos dizem justamente o 
contrário: "expressão muito vaga, que necessita ser explicada para alcançar-se sua definição" (livro-base, p. 143). 
 
C II, III e IV 
 
D III e IV 
 
E I e IV 
 
Questão 6/10 - Educação Especial e Inclusiva - Eletiva II 
Leia o fragmento de texto: 
“O currículo para uma escola inclusiva, entretanto, não se resume apenas a 
adaptações feitas para acomodar os alunos com deficiências ou demais necessidades 
especiais. A escola inclusiva demanda uma nova forma de concepção curricular”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Adaptações curriculares na educação inclusiva. Portal Educação. 
<https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/pedagogia/adaptacoes-curriculares-na-educacao-inclusiva/45866>. Acesso em 21 abr. 2018. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro base Fundamentos para 
a Educação especial, adaptações curriculares são: 
Nota: 10.0 
 
A adaptações obrigatórias, no sentido de mudar o currículo e adaptá-lo a todos os alunos inclusos da escola; 
 
B adaptações físicas na escola, no sentido de dar acessibilidades aos alunos inclusos. 
 
C aplicações de exercícios e provas para alunos com dificuldade de aprendizagem; 
 
D respostas educativas que devem ser dadas pelo sistema educacional, de forma a favorecer a todos os alunos e dentre eles os que 
apresentam necessidades educacionais especiais. 
Você acertou! 
De acordo com o MEC, adaptações curriculares são Respostas educativas que devem ser dadas pelo sistema educacional, de forma a favorecer a todos 
os alunos e dentre eles os que apresentam necessidades educacionais especiais. (livro-base, p. 176) 
 
E adaptações exclusivas aos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem e defasagem nas avaliações escolares. 
 
Questão 7/10 - Educação Especial e Inclusiva - Eletiva II 
Leia o fragmento a seguir: 
“É preciso destacar que esse movimento que retirava da sociedade os indivíduos que 
não se ajustavam às condições impostas pelo novo mundo do comércio e da 
produção, estendeu-se também a uma outra categoria de homens – a dos loucos, 
incapazes, idiotas e deficientes mentais – categoria que, vivendo até então diluída no 
fundo comum da sociedade feudal, passa a ser particularizada como uma carga e uma 
ameaça, pois, por não poderem trabalhar em virtude de deficiências e incapacidades 
naturais, tais indivíduos retiravam da riqueza seus verdadeiros usos: o trabalho, a 
terra, o capital”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GUHUR, M. de L. P. A representação da deficiência mental numa perspectiva histórica. Revista Brasileira 
de Educação Especial, v. 1, n. 2, p. 75-84, 1994. 
 
Considerando o texto dado e os conteúdos abordados no livro-base Fundamentos 
para Educação Especial, centenas de instituições com caráter assistencial e 
filantrópico se proliferam, sobretudo na América, nas quais o foco seria o 
aproveitamento de seres desviantes para o treinamento industrial. Analise as 
alternativas e assinale a opção correta que demonstra como funcionavam essas 
instituições. 
 
 
I. Funcionavam como asilos. 
II. Funcionavam como escolas. 
III. Funcionavam como fábricas. 
IV. Funcionavam como oficinas de produção. 
Estão corretas as afirmativas: 
Nota: 10.0 
 
A I, II e III apenas. 
 
B I, II e IV apenas. 
Você acertou! 
As afirmativas I, II e IV estão corretas, pois as instituições funcionavam como escolas oferecendo instrução básica, como asilos alimentando e 
abrigando e como oficinas de produção, porque as pessoas com deficiência constituíam mão de obra barata no processo inicial de industrialização (p. 
44). 
 
C I e III apenas. 
 
D III e IV apenas. 
 
E I e II apenas. 
 
Questão 8/10 - Educação Especial e Inclusiva - Eletiva II 
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Principalmente a partir da década de 1990, o movimento de inclusão escolar passou a 
ser amplamente disseminado não apenas com base na questão sobre como realizar 
intervenções diretamente voltadas para as pessoas com necessidades educacionais 
especiais, mas principalmente sobre como a sociedade pode ser reestruturada de 
modo a permitir a participação plena dessas pessoas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: SILVA, Aline Maria. Educação especial e inclusão escolar: história e fundamentos. Curitiba: Ibpex, 
2010. p. 94. 
Vygotsky assumia que a deficiência não deveria ser explicada com base em 
componentes biológicos. De acordo com o fragmento acima e o livro-base 
Fundamentos para educação especial, qual é a teoria da educação que Vygotsky 
acreditava poder contribuir para a superação das dificuldades iniciais? 
Nota: 10.0 
 
A Educação baseada na compensação individual e dos problemas orgânicos. 
 
B Educação baseada na compensação social dos problemas orgânicos. 
Você acertou! 
A educação baseada na compensação social deveria ser considerada como problema principal: "[...] Vygotsky assumia que a deficiência não deveria 
ser explicada com base em componentes biológicos, mas sociais e que somente uma educação baseada na compensação social dos problemas orgânicos 
poderia contribuir para a superação dos problemas iniciais [...]" (livro-base, p. 169). 
 
C Educação baseada na relação entre o desenvolvimento físico e os problemas orgânicos. 
 
D Educação baseada na compensação biológica onde a ausência de um sentido aguçaria outro. 
 
E Educação baseada no desenvolvimento de funções psicológicas superiores. 
 
Questão 9/10 - Educação Especial e Inclusiva - Eletiva II 
Leia o fragmento a seguir: 
“Dependendo dos objetivos a que está vinculada, a escola se constitui num 
instrumento que pode se articular tanto com a conservação do status quo, de modo a 
servir aos grupos dominantes, quanto com a conscientização dos grupos dominados, 
no sentido de promover uma profunda transformação social. Um exemplo disso seria 
uma escola que não evidencia as diferenças e alicerça o seu trabalho pedagógico de 
forma democrática e acolhedora, não permitindo mecanismos de seleção e 
discriminação em seu interior, para garantir, assim, o acesso e a permanência com 
sucesso de todos os alunos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PARO, V. H. Administração escolar: introdução crítica. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2001. 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Fundamentos para 
Educação Especial, a declaração de Salamanca reafirma: 
Nota: 10.0 
 
A a educação como um direito de todos. 
 
B a união de esforços em defesa de uma escola única para todas as crianças, independentemente de suas diferenças individuais. 
Você acertou! 
a declaração de Salamanca é o primeiro documento que trata exclusivamente da educação especial (p. 81). 
 
C a educação para a erradicação do analfabetismo. 
 
D auniversalização do ensino fundamental em dez anos. 
 
E os direitos humanos e as liberdades fundamentais de pessoas com base na sua deficiência. 
 
Questão 10/10 - Educação Especial e Inclusiva - Eletiva II 
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“No decorrer da existência humana, a perspectiva social sofreu mudanças com relação 
aos indivíduos com alguma deficiência, pois nem sempre foram as mesmas pelo 
desenvolvimento de organização das sociedades e conforme a necessidade do ser 
humano”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AZEVEDO, A. C. G. In/exclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. 
<http://www.uel.br/revistas/prodocenciafope/pages/arquivos/NOVOS%20TEXTOS%2006%20a%2014/ALINE%20AZEVEDO%20%20C.SOCIAIS.pdf>. Acesso em 20 abr. 2018. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Fundamentos para 
a Educação especial sobre os primeiros espaços criados nos séculos 18 e 19 
especificamente para a educação de pessoas com deficiência na Europa e países 
colonizados, leia as afirmativas: 
I. As instituições reconheciam o potencial das pessoas com deficiência e os 
preparavam para a vida em sociedade de uma forma igualitária. 
II. As instituições funcionavam como asilos, alimentando e abrigando os internos. 
III. As instituições como escola ofereciam instrução básica na leitura, escrita e 
cálculos. 
IV. As instituições eram oficinas de produção, pois as pessoas com deficiência 
constituíam mão de obra barata. 
Estão corretas apenas as afirmativas: 
Nota: 10.0 
 
A I, III e IV. 
 
B I, II e III. 
 
C II, III e IV. 
Você acertou! 
As afirmativas II, III e IV estão corretas porque “[...] nos séculos XVIII e XIX são criados os primeiros espaços específicos para educação de pessoas 
com deficiência, na Europa e em países por ela colonizados. Centenas de instituições, com caráter assistencial e filantrópico, proliferam, sobretudo na 
América, nas quais o foco seria o aproveitamento de seres ‘desviantes’ para o treinamento industrial. As instituições funcionavam como asilos, 
alimentando e abrigando os internos; oferecendo instrução básica na leitura, escrita e escolas, como oficinas cálculos; como de produção, pois as 
pessoas com deficiências constituíam mão de obra barata no processo inicial de industrialização” (livro-base, p. 44). A afirmação I está incorreta pelas 
razões apresentadas acima (livro-base, p. 44). 
 
D I e IV. 
 
E I e II.

Mais conteúdos dessa disciplina