Buscar

ANTROPOLOGIA -A3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Relativismo e Etnocentrismo
Cada cultura tem sua singularidade e peculiaridade, o conceito de relativismo cultural: uma tomada de posição perante a diferença cultural, segundo a qual cada cultura deve ser avaliada apenas em seus próprios termos, ou seja, não existem culturas melhores ou piores, superiores ou inferiores e nenhuma serve de modelo para as outras.
Ao contrário do etnocentrismo que julga as outras culturas a partir do modelo de sua própria cultura, o relativismo cultural é uma forma de encarar a diversidade sem impor valores e normas alheios.
Dessa forma o Relativismo se trata basicamente, de não julgar a cultura do outro a partir da sua. E sim, deixar a mente aberta, para entender outras culturas. 
O relativismo foi uma revolução política no enfrentamento ao racismo e a outros tipos de preconceito, porém gerou dúvidas e controvérsias ao longo do século XX: acreditar e defender que cada cultura só pode ser pensada a partir de seus próprios termos significa que devemos aceitar tudo o que cada cultura produz?
Devemos aceitar e respeitar as mutilações genitais impostas às mulheres de alguns países islâmicos, por exemplo?
Este é um debate complexo que nos leva a alguns impasses como indivíduos e como sociedade e que não possui respostas e soluções prontas, mas pode nos apontar alguns caminhos.
Alguns exemplos de relativismo visto nos dias de hoje, podem ser comparados com as mulheres no Brasil, que usam roupas que deixam as pernas e a barriga de fora, o que não é aceitaável nos pai]íses Árabes. Em algumas culturas como a Indiana, que consideram as vacas como animais sagrados, e que em outros paises são consumidos diariamente, ou o fato dos judeus não comerem carne de porco.
Já no etnocentrismo de anos atrás até a atualidade, temos como exemplo a forma que as pessoas julgam os índios, com "selvagens", ou "primitívosos", simplesmente por julgar a maneira em que vivem, não sendo adeptos das tecnologias. Crimes de preconceitos raciais, ou identidade de gênero, ou até mesmo a religião, onde as pessoas não conseguem aceitar a religião do outro.
Referências
Disponível em:< https://www.diferenca.com/etnocentrismo-e-relativismo-cultural/>
Disponível em:< https://cursoenemgratuito.com.br/etnocentrismo-sociologia-enem/#:~:text=Ao%20contr%C3%A1rio%20do%20etnocentrismo%20que,impor%20valores%20e%20normas%20alheios.>

Continue navegando