Buscar

Prévia do material em texto

CAMADAS DO CORAÇÃO
Suas paredes são constituídas de três túnicas: interna (endocárdio), média (miocárdio) e externa (pericárdio). 
Região central fibrosa – esqueleto fibroso: serve de ponto de apoio para as válvulas, além de ser o local de origem e inserção das células musculares cardíacas. 
· ENDOCÁRDIO: constituído por endotélio, que repousa sobre uma camada subendotelial delgada de tecido conjuntivo frouxo que contém fibras elásticas e colágenas, além de algumas células musculares lisas. 
Camada subendocardial: conecta o miocárdio a camada subendotelial e contém veias, nervos e ramos das células de Purkinje. 
· MIOCÁRDIO: mais espessa de todas e consiste em células musculares cardíacas organizadas em camadas que envolvem as câmaras do coração como uma espiral complexa.
· EPICÁRDIO: folheto visceral do pericárdio e cobre externamente o coração, sendo constituído por um epitélio pavimentoso simples (mesotélio) que se apoia em uma fina camada de tecido conjuntivo. 
ESQUELETO CARDÍACO – composto de tecido conjuntivo denso; composto por septo membranoso, trígono fibroso e ânulo fibroso.
VÁLVULAS CARDÍACAS – tecido conjuntivo denso (contendo colágeno e fibras elásticas), revestido em ambos os lados por uma camada de endotélio. As suas bases são presas aos anéis fibrosos do esqueleto cardíaco. 
SISTEMA GERADOR E CONDUTOR DO IMPULSO DO CORAÇÃO
O nodo sinoatrial é uma massa de células musculares cardíacas especializadas; são células fusiformes, menores que as células musculares do átrio e apresentam menor quantidade de miofibrilas. 
O nodo atrioventricular é semelhante, porém suas células se ramificam e emitem projeções citoplasmáticas em várias direções, formando uma rede. 
Feixe atrioventricular – suas células, mais distalmente, se tornam maiores e adquirem uma forma característica. São chamadas de células de Purkinje e contêm um ou dois núcleos centrais e citoplasma rico em mitocôndrias e glicogênio. As miofibrilas são escassas e restritas a periferia do citoplasma. Os ramos do feixe se subdividem e penetram na espessura do ventrículo, tornando-se intramiocárdicos.

Mais conteúdos dessa disciplina