A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
AVALIAÇÃO-ATENÇÃO INTEGRAL A SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Pré-visualização | Página 1 de 1

AVALIAÇÃO-ATENÇÃO INTEGRAL A SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
· A Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC) de 1989 considera a criança todo ser humano com menos de 18 anos de idade. Para atendimento em serviços de Pediatria no SUS, qual faixa etária enquadra-se crianças e adolescentes:
Resposta Marcada :
Crianças e adolescentes de zero a 15 anos, ou seja, até completarem 16 anos ou 192 meses, sendo este limite etário passível de alteração de acordo com as normas e rotinas do estabelecimento de saúde responsável pelo atendimento.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· O Ministério da Saúde instituiu a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC) com a Portaria n° 1.130, a qual sintetiza de maneira clara e objetiva os eixos de ações que compõem a atenção integral à saúde da criança. A PNAISC se estrutura em 7 (sete) eixos estratégicos, com a finalidade de orientar e qualificar as ações e serviços de saúde da criança. Enumere a segunda coluna, de acordo com a primeira, com relação aos eixos e suas características.
 
1. Eixo Estratégico I
2. Eixo Estratégico II
3. Eixo Estratégico III
4. Eixo Estratégico IV
 
( ) A disponibilização da Caderneta de Saúde da Criança, com atualização periódica de seu conteúdo.
( ) O seguimento do recém-nascido de risco, após a alta da maternidade, de forma compartilhada entre a Atenção Especializada e a Atenção Básica.
( ) A Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (Aidpi).
( ) Estratégia Nacional para Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável no SUS – Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB).
Resposta Marcada :
3,1,4,2
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· O cuidado da criança demanda visão de integralidade em todos os aspectos, contemplando postura acolhedora com escuta qualificada, olhar zeloso e estabelecimento de vínculo e responsabilização. Marque a alternativa incorreta quanto aos programas do Ministério da Saúde para a saúde da criança.
Resposta Marcada :
A Política Nacional de Saúde Bucal, intitulada Brasil Sorridente, pauta-se nos princípios e nas diretrizes do SUS. Na Atenção Integral à Saúde da Criança essa política se insere de forma transversal, integral e centralizada nas linhas de cuidado direcionadas à mulher e à criança, com o objetivo de promover a qualidade de vida desse público, por meio das ações de cuidado, qualificação e vigilância em saúde
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· Desenvolvimento infantil é um processo que vai desde a concepção, envolvendo vários aspectos, indo desde o crescimento físico, passando pela maturação neurológica, comportamental, cognitiva, social e afetiva da criança. Tem como produto tornar a criança competente para responder às suas necessidades e às do seu meio, independente do seu contexto de vida. Pode-se dizer que esta afirmação é:
Resposta Marcada :
Verdadeira
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  0
· Para avaliar o desenvolvimento, é necessário fazer perguntas para quem cuida da criança em sua rotina. O uso da SAE – Sistematização da Assistência de Enfermagem, é essencial para o desenvolvimento do trabalho do enfermeiro no acompanhamento pueril. Marque a alternativa correta quanto aos exemplos de intervenções que o Enfermeiro deve adotar durante a consulta pueril.
Resposta Marcada :
Investigar possibilidade de negligência à criança.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· Entende-se que a desnutrição é multifatorial, pois não ocorre apenas devido à falta de alimento, ela pode ser causada por várias razões. De acordo com a estratégia da AIDPI, o enfermeiro, mediante avaliação da criança, pode realizar classificações, para orientar o melhor tratamento.
Uma criança na faixa etária de 2 meses a menor de 5 anos, apresenta: Peso abaixo da linha inferior do espelho do cartão. Qual a classificação do AIDPI e o tratamento a ser adotado?
Resposta Marcada :
Peso muito baixo. Avaliar a alimentação da criança e ensinar a mãe a tratar a criança com peso muito baixo em casa. Para crianças menores de 6 meses, se tiver problemas com a amamentação, marcar retorno para dois dias.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· A Raps – Rede de Atenção Psicossocial, prevê a criação, a ampliação e a articulação de pontos de atenção à saúde para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas no âmbito do SUS. Marque a alternativa correta, com relação aos componentes organizacionais da Raps:
 
1. Atenção Básica em Saúde: Unidade básica de saúde. Núcleo de apoio à saúde mental. Consultório na rua.
2. Atenção de Urgência e Emergência: Sala de estabilização. UPA 24 horas e portas hospitalares de atenção à urgência/pronto socorro, unidades básicas de saúde.
3. Estratégias de Desinstitucionalização: Serviços residenciais terapêuticos. Programa “De Volta para Casa”
4. Atenção Hospitalar: Enfermaria especializada em hospital geral. Leitos de SM no hospital especializado.
Resposta Marcada :
As alternativas 1 e 4 estão incorretas.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· O grau de conflito entre adultos e jovens na família está relacionado em boa parte ao estilo de relação e comunicação entre eles. Marque a alternativa incorreta, quanto ao estilo parenteral predominante e o comportamento social do adolescente, que corresponda a esse estilo.
 
Resposta Marcada :
Autoritário: estilo restritivo e punitivo no qual o adulto provedor/cuidador persuade o adolescente a seguir suas orientações. Adolescente: poucas habilidades comunicativas; ansiedade frequente em relação às comparações sociais; dificuldade para se incluírem em grupos
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· A adolescência é marcada por um complexo processo de crescimento e desenvolvimento biopsicossocial. Marque a alternativa que contenha as características do crescimento e desenvolvimento dos adolescentes.
Resposta Marcada :
Desenvolvimento físico: A puberdade expressa o conjunto de transformações somáticas da adolescência, que englobam, entre outros: Modificação da composição e proporção corporal; Reorganização neuroendócrina, com integração de mecanismos genéticos e ambientais.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· A atenção integral à saúde do adolescente, envolve as necessidades e os cuidados que o adolescente precisa, durante essa fase de desenvolvimento.
Dentre as linhas de cuidado e assistência que devem ser abordadas, marque a alternativa incorreta.
Resposta Marcada :
Planejamento reprodutivo: Adolescentes de 11 a 14 anos de idade devem ser orientados sobre os cuidados específicos e adequados ao seu desenvolvimento psicossexual. Incluir, no planejamento reprodutivo de adolescentes, um forte e sistemático componente educativo, com enfoque de gênero, dos direitos sexuais e direitos reprodutivos e da corresponsabilidade masculina nos eventos sexuais e reprodutivos, respeitando a diversidade sexual.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
Total 9 / 10
Parte superior do formulário

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.