Buscar

Potencial Hidrogeniônico (pH) fisiologia

Prévia do material em texto

H
Potencial Hidrogeniônico
Discentes: Júlia Vono de Sant’Ana e Samara Thainá Gomes Pereira
p 
pH – Potencial Hidrogeniônico 
O pH é característico de todas as substâncias e determinado pela concentração de íons de Hidrogênio (H+). pH = [H+] = -log [H+].
É uma escala logarítmica que mede o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma determinada solução e varia de acordo com a temperatura e a composição de cada substância (concentração de ácidos, metais, sais, etc.). 
Compreende valores de 0 a 14, sendo que o 7 é considerado neutro. o 0 representa a acidez máxima e o 14 a alcalinidade máxima. 
pH - concentração de íons de Hidrogênio (H+)
Soluções ácidas: são aquelas que têm dissolvidas substâncias designadas por ácidos. Costumam ter sabor azedo, reagem com metais e conduzir corrente elétrica.
Soluções alcalinas: são aquelas que têm dissolvidas substâncias designadas por bases. Costumam ter sabor amargo, conduzir eletricidade e ser escorregadias.
Soluções neutras: são aquelas que têm dissolvidas substâncias que não a tornam nem ácidas nem básicas. 
Como medir o pH?
pHmetro
Converte o valor de potencial do eletrodo em unidades de pH.
Papel tornassol
Fica azul em meio básico e vermelho em meio ácido.
Fenolfitaleína
fica incolor em meio ácido e rosa intenso em meio básico.
Como medir o pH?
Alaranjado de metila
Fica amarelo em meio básico e vermelho em meio ácido.
Azul de bromotimol
Amarela em solução ácida, verde em solução neutra e azul em solução básica.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
Antocianinas
Fica vermelho em meios ácidos e amarelado em meios básicos, com variações da palheta de cores de acordo com á acidez ou basicidade do meio.
Antocianinas
As antocianinas são encontradas em maior quantidade nas angiospermas e compõem o maior grupo de pigmentos solúveis em água do reino vegetal. São, após a clorofila, o grupo mais importante de pigmentos de origem vegetal.
Desempenham funções variadas nas plantas, tais como: antioxidantes, proteção à ação da luz (filtro UV), mecanismo de defesa e função biológica.
Promovem uma coloração variante entre vermelho vivo e violeta/azul nas flores, frutos, algumas folhas, caules e raízes de plantas, úteis nos mecanismos reprodutores destas.
Em solução aquosa, as antocianinas se encontram comumente na forma de uma mistura de diferentes estruturas químicas em equilíbrio: cátion flavilium (vermelho), base anidra quinoidal (azul), pseudo-base carbitol (incolor), e chalcona (incolor ou levemente amarela).
Antocianinas
Em humanos: ela proporciona o retardamento de doenças cardiovasculares, do câncer e de doenças neurodegenerativas.
São da classe dos flavonóides e sua molécula é constituída por duas ou três porções, uma aglicona (antocianidina), um grupo de açúcares e, frequentemente, um grupo de ácidos orgânicos. 
Alimentos que têm antocianina: berinjela, ameixa, amora, framboesa, aspargo, banana, uva, feijão, cereja, romã, cebola e repolho roxo.
A importância do pH fisiológico
A importância do pH fisiológico
Respiração: a respiração celular libera dióxido de carbono (CO2) no líquido tissular, que penetra nas hemácias e reage com a água, formando ácido carbônico, que logo se dissocia e dá origem a íons H+ e bicarbonato (HCO3-), difundindo-se para o plasma sanguíneo, onde ajudam a manter o grau de acidez do sangue. 
Com a diminuição do pH sanguíneo, há a estimulação do centro respiratório (CR), que produz impulsos nervosos e estimula a contração da musculatura torácica e do diafragma, fazendo-nos inspirar.
A importância do pH fisiológico
Sistema imunológico: uma pequena variação do pH reduz o sistema imunológico, dando oportunidade para que seres vivos prejudiciais à saúde, como vírus, bactérias, fungos que vivem em meios ácidos. Esse ambiente é pobre em oxigênio e muito propício para instalação de câncer (maior parte das pessoas acometidas deste apresenta um pH no tecido de 4,5).
Saúde: com o pH do sangue baixo, as gorduras são aderidas às paredes das artérias, causando doenças do coração. Complicações causadas pela tireóide é resultado da deficiência do mineral iodo e esse elemento só é absorvido pelo organismo quando está com o pH ideal.
estando o pH do sangue abaixo da normalidade 7,4, o organismo está propenso a todos os tipos de doenças do coração, fadiga crônica, alergias além de doenças causadas por vírus, bactérias e fungos. 
A importância do pH fisiológico
Ação enzimática: cada enzima tem um pH ótimo de atuação, no qual a sua atividade é máxima. O pH ótimo para a maioria das enzimas fica entre 6 e 8, mas há exceções.
 Mudanças extremas de pH podem alterar a estrutura da enzima devido a uma repulsão de cargas. Mudanças mais brandas de pH podem levar a uma dissociação de enzimas oligoméricas. Por outro lado, as mudanças de pH podem não afetar totalmente a estrutura de uma enzima, mas diminuir sua atividade apenas por estar afetando resíduos do sítio catalítico.

Continue navegando

Outros materiais