Buscar

ALINE ENSINO CLÍNICO CLÍNICA MÉDICA SUPERV 2 2021 1 (3)

Prévia do material em texto

CURSO DE ENFERMAGEM UNISUAM – 2021.1
	ENSINO CLÍNICO INDIVIDUAL (ECI)
	DATA:
	
	NOME:
	Aline Santos de Souza Soares
	DISCIPLINA:
	ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
	MATRÍCULA:
	16200160
	PROFESSOR:
	FERNANDA BERNARDO 
	 MÓDULO:
	CLÍNICA MÉDICA
	ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO ECI VIA EMAIL INSTITUCIONAL
	- O ECI deverá ser realizado individualmente por cada módulo regular (4) e pelo módulo especial (1), conforme orientação dos respectivos professores. 
. Após realizados, os ECI deverão ser enviados para os respectivos professores responsável pelo modulo da disciplina, via e-mail institucional.
ENSINO CLÍNICO DE CLÍNICA MÉDICA
A.N.M., 75 anos, solteira, 4 filhos, católica praticante, analfabeta, foi tabagista durante 50 anos e parou há uma semana, nega etilismo. Hipertensa, faz uso contínuo de captopril e refere ter enfisema, com diagnóstico de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Foi internada com queixa de fraqueza, dispneia e tosse produtiva persistente. No exame físico constatou-se a paciente consciente, que deambula com auxílio, e possui pele e mucosas hipocoradas; apresentou MMSS frios com leitos ungueais pouco cianóticos; tórax simétrico, movimento respiratório torácico, amplitude superficial, taquidispneica, roncos em brônquios e crepitações bi basais e diminuição da expansibilidade. Constatou-se ainda extremidades com perfusão periférica maior que três segundos, pulsos rítmicos e filiformes, sem edema. Para essa paciente foi identificado como diagnóstico de enfermagem prioritário a desobstrução ineficaz de vias aéreas. 
Em face ao exposto, quais os Processos de Enfermagem que podem ser implementados, visando a construção da Sistematização da Sistematização da Assistência de Enfermagem neste caso?
Troca de gases prejudicada evidenciada por batimento de asas de nariz, relacionado a desequilíbrio na relação ventilação-perfusão. Oxigenoterapia; Controle de vias aéreas; Monitorização respiratória; Aspiração de vias aéreas;
 Precauções contra aspiração Estado respiratório: Troca de gases; Equilíbrio eletrolítico e ácido- básico; Estado respiratório: Ventilação; 
Perfusão Tissular: Pulmonar Integridade da pele prejudicada evidenciada por alteração na integridade da pele, relacionado a cianose.. 
Suporte emocional; Aumento da socialização. Enfrentamento; Autoestima; Habilidades de interação social; Aceitação: Estado de saúde. 
Volume de líquido excessivo evidenciado por edema, relacionado a mecanismo regulador comprometido. 
Monitoração de sinais vitais; Controle de líquidos/ eletrólitos; Monitoração de líquidos; Controle de hipervolemia; Controle do peso; Supervisão da pele; Cuidados com lesões. Equilíbrio eletrolítico e ácido- básico; Equilíbrio de líquidos; Hidratação.
 Risco de aspiração relacionado a baixa da sat. Monitoração respiratória; Aspiração de vias aéreas; Terapia para deglutição. Capacidade cognitiva; Capacidade de resistência; Estado respiratório: Troca de gases; Estado respiratório: Ventilação; Controle de riscos; Detecção de riscos; Autocuidado: Higiene Oral; Autocuidado: Medicação não parenteral. Mobilidade Física Prejudicada evidenciada pela dispneia ao esforço, relacionado a intolerância à Cuidados com o repouso no leito; Locomoção: cadeira de rodas; 
Aline, 
Não desenvolveu a SAE no diagnóstico que foi dado no caso clínico...
Os diagnósticos mencionados por você, precisava definir claramente o que é o NIC e o NOC. Lembrando que os verbos, precisam vir no infinitivo. EX. monitorar, observar...
Ex. 
Diagnóstico de Enfermagem prioritário: Desobstrução ineficaz de vias aéreas relacionado movimento respiratório torácico e evidenciado dispneia.
Planejamento (NOC)
Manterá vias aéreas eficaz: Imediatamente.
Conseguirá realizar expansibilidade pulmonar: 24 horas.

Continue navegando