Buscar

SISTEMA ARTICULAR

Prévia do material em texto

NFAS1
SISTEMA ARTICULAR
Articulação (juntura) = É o meio de união entre os ossos na constituição do esqueleto.
Articulações Fibrosas (Sinartroses):
São caracterizadas pela sua baixa mobilidade. São articulações por continuidade, onde os ossos se unem por um tecido conjuntivo fibroso (garantir resistência e proteção).
Dividem-se em:
Suturas:
 • Serrátil/Serreada 
• Escamosa
 • Plana/Lisa.
Sindesmoses
Gonfoses
SUTURAS: As extremidades dos ossos têm sulcos, que os mantêm unidos de uma maneira íntima e firme. Encontradas entre os ossos planos do crânio.
#Serrátil/Serreada: se articulam em forma de ziguezague. Ex: entre os ossos parietais.
1. Coronária 2. Sagital 3. Lambdóide
#Escamosa: união dos ossos ocorre com a sobreposição parcial de um sobre o outro. Ex: sutura entre os ossos parietal e temporal do crânio:
1. Esfeno-frontal 2. Têmporo-parietal
#Plana/Lisa: ossos se articulam retilineamente. Ex: suturas entre os ossos nasais e intermaxilar.
Sindesmoses Caracterizadas como membranas interósseas. O tecido interposto é também o conjuntivo fibroso. Dois exemplos: 
- Sindesmose tíbio-fibular - Sindesmose rádio-ulnar
Gonfoses :Também chamadas de articulações em cavilha, são articulações especializadas, restritas apenas à fixação dos dentes nas cavidades alveolares na mandíbula e maxila.
Articulações Cartilaginosas (Anfiartroses) 
Nas articulações cartilaginosas os ossos se mantêm unidos por tecido conjuntivo cartilaginoso*, ocorre pequenos movimentos nestas articulações. 
(tecido conjuntivo cartilaginoso → dá sustentação e reveste superfícies articulares favorecendo o deslizamento das articulações).
Dividem-se em:
• Sínfises • Sincondroses
Sincondroses
Os ossos estão unidos por cartilagem hialina (tecido frouxo com colágeno que permite crescimento dos ossos). Algumas sincondroses são articulações temporárias, com cartilagem sendo substituída por osso com o tempo. Ex: ossos do crânio e metáfises ósseas.
Sincondroses
Outras sincondroses são permanentes. Ex: articulações entre as dez primeiras costelas e o esterno → cartilagens costais.
Sínfises 
Caracterizadas pela presença de lâminas delgadas formadas por fibrocartilagem entre os ossos. Essas lâminas, por serem compressíveis, permitem que as articulações absorvam impactos. Exs: articulação entre os ossos púbicos e entre os corpos vertebrais.
Articulações Sinoviais (Diartroses)
As faces articulares dos ossos não estão em continuidade. Elas encontram-se cobertas por uma cartilagem hialina especializada, denominada cartilagem articular, e o contato está restrito a esta cartilagem, que garante a propriedade de mantê-las lisas evitando atritos durante os movimentos. O contato é facilitado por um líquido viscoso, o líquido sinovial, que é produzido pela membrana sinovial. Essas articulações são revestidas por uma cápsula de tecido fibroso, que delimita a cavidade articular, a cápsula articular.
Articulações Sinoviais
• Discos e Meniscos: Em várias articulações sinoviais, encontram-se formações fibrocartilaginosas, são os discos e meniscos intra-articulares com função discutida:
- servem para a melhor adaptação das superfícies que se articulam (tornando-as congruentes) OU 
- são estruturas destinadas a receber violentas pressões, agindo como amortecedores
Meniscos: Forma de meia-lua, são encontrados na articulação do joelho.
Discos: Disco intra-articular na articulação esterno-clavicular.
Disco: disco intra-articular nas articulações temporomandibulares (ATM).
Articulações Sinoviais – Classificação morfofuncional
• Plana • Trocóide • Gínglimo • Selar • Condilar • Esferóide
Plana: Superfícies articulares planas ou ligeiramente curvas, permitindo deslizamento de uma superfície sobre a outra em todas as direções, mas com amplitude do movimento reduzida. Ex: Entre os ossos do carpo, do tarso e entre os corpos das vértebras.
Trocóide: Superfícies articulares são segmentos de cilindro, o que permite o movimento de rotação. Ex: articulação rádioulnar.
Gínglimo: Também chamado de dobradiça, devido aos movimentos que realiza. Ex: articulações das falanges e a do cotovelo.
Selar: Superfície articular possui a forma de sela, apresentando concavidade em uma de suas faces e convexidade na outra e se encaixa em uma segunda peça onde face convexa e côncava apresentam-se em disposição inversa à primeira.
Ex: Articulação carpometacárpica do polegar
Condilar: Superfícies articulares possuem forma elíptica. Ex: joelho e têmporo-mandibular ATM).
Esferóide: Superfícies articulares são segmentos de esferas e se encaixam em receptáculos ocos. Ex: articulações do ombro e do quadril.

Continue navegando