Buscar

VENCENDO NOS DIAS MAUS


Continue navegando


Prévia do material em texto

VENCENDO NOS DIAS MAUS
	João 16 v 33 - Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz, no mundo tereis aflições, mas tende bom animo, pois eu venci o mundo.
Existem momentos em nossas vidas os quais passamos por lutas, dificuldades e é impossível que tais coisas não aconteçam. Ventos contrários surgem e mudam o rumo de nossas vidas. Perdas, sentimentos de impotência, podem encher nossos corações de angustia, tristeza e muitas aflições. Porém a Bíblia nos fala que teremos sim aflições, mas teremos a vitória.
	Vamos falar sobre um homem que sobre a ótica humana não suportaria metade de tudo que passou. 	Vamos falar de Jó, homem de fé, perseverança.
	Jó foi um homem muito temente a Deus, era próspero, gozava de uma alta posição social, tinha uma família linda com 7 filhos e 3 filhas os quais eram muito unidos, era integro e se desviava do mal. Era um pai que se preocupava com o bem-estar dos seus filhos, e continuamente buscava e orava a Deus de madrugada, consagrando seus filhos ao Senhor e oferecendo sacrifícios em nome deles (Jó 1:5).
	Um dia o Senhor perguntou a Satanás se observavas o seu servo Jó, o quanto era fiel, e o adorava em espirito e em verdade. Foi então que Satanás sugeriu que Jó só era fiel pois o Senhor o dava tudo quanto ele precisava. Satanás estava sugerindo que Jó era uma pessoa interesseira, que só servia ao Senhor porque tinha tudo o que queria e precisava. Foi então que o Senhor permitiu que Satanás tocasse em tudo que Jó possuía mas na vida dele não tocasse. Jó foi colocado a prova e começou seu dia mal. Jó do dia para noite perdeu seus bens e seus filhos com um forte vento o qual derrubou a casa onde estavam, e ao ouvir sobre as tragédias, rasgou seu manto se jogou no chão, porém não perdeu a sua fé.
	Estava começando seu dia mal, apenas começando.
	Jó diante do desespero não pecou com palavras, nem atribui a Deus falta alguma, pelo contrário. Jó brada com muita fé.
Jó 1 v 21 e 22: “Nú saí do ventre de minha mãe, e nú tornarei para lá, o Senhor o deu, e o Senhor o tomou, bendito seja o nome do Senhor.
	Mais uma vez o Senhor perguntou a Satanás se observaste seu servo Jó que mesmo perdendo tudo o que tinha não tinha perdido sua Fé. Satanás então disse que Jó não blasfemou contra Deus pois ainda gozava de saúde. Então Deus permitiu que Satanás o afligiste com uma doença terrível, a qual lhe acometesse de feridas terríveis por todo o corpo que começavam do alto da cabeça até a planta dos pés.
	Jó ficou em estado deplorável, sua esposa diante da situação, manda que ele amaldiçoe o seu Deus e morra. Jó falou para sua esposa que falava como uma louca.
Jó 2 v 9 e 10: “Então sua mulher disse-lhe – Ainda reténs a tua sinceridade? Amaldiçoa a Deus e morre” – Como falas qualquer doida, assim falas tú, receberemos o bem de Deus, e não receberíamos o mal? 
	Em tudo isso Jó não pecou. Em nosso intimo podemos até julgar esta mulher, porém imaginemos o desespero dela. Imaginemos a dor que ela sente por ter perdido tudo, todos os bens materiais e o pior de tudo, ter perdido seus filhos e ainda ver seu marido naquela situação. Jó teve forças para suportar, mas ela foi mais fraca. Isso nos ensina que não devemos julgar as pessoas, pois só o Senhor tem o poder de julgar nossos atos.
	Os amigos de Jó se compadeceram dele e foram ter com ele, em um primeiro momento não o reconheceram de longe, ao avista-lo choraram, rasgaram suas vestes, ficaram alguns dias com Jó sem dizer sequer uma palavra. Quando Jó interrompe o silencio iniciando uma discussão entre amigos, onde os mesmos o julgaram, dizendo que poderias ter algum pecado oculto para estar sofrendo tudo aquilo.
	Em determinado momento Jó cansado de sofrer queixa-se a ao Senhor sobre seu sofrimento e o Senhor o responde através de um forte vento, questionando sobre a criação de tudo. Jó humilha-se e pedi perdão a Deus e dá Glória. 
Jó 10 v 1 E 2 “A minha alma tem tédio de minha vida, darei livre curso à minha queixa, falarei na amargura da minha alma. - Direi a Deus: não me condenes, faze-me saber porque contendes comigo.
	Jó viveu momentos de depressão, desespero mas nunca perdeu sua fé. Mesmo estando em tribulação, quando tudo parecia não ter mais saída, Jó gritou “EU SEI QUE MEU REDENTOR VIVE”.
Jó 19 v 25 e 26: “Porque eu sei que meu redentor vive, e por fim se levantará sobre a terra” – Depois de consumida a minha pele, ainda em minha carne verei a Deus.
	O Senhor confere a Jó o dobro de sua prosperidade perdida pois ele nunca deixou de glorificar e perdeu sua fé. Renova sua família o concedendo mais 10 filhos, depois viveu Jó por mais 140 anos.
_______________________________________________________________
	Muitas vezes passamos por períodos as vezes pequenos, as vezes grandes chamados de dias maus e não estamos preparados para isso. Porém devemos nos preparar pois o verdadeiro evangelho não nos promete apenas bênçãos, mas garante que o Senhor estaria conosco em todos os momentos. O fato é que recebemos de Deus bênçãos e não sabemos receber as perdas e muitas vezes murmuramos, enfraquecemos na Fé.
	O Senhor é fiel e cuidadoso com suas ovelhas, as vezes achamos que ele não se importa conosco pois oramos, pedimos chegamos até a gritar e nada, sentimos que o Senhor nos abandonou, mas ele nunca nos abandona. Mesmo ele estando em silencio ele nunca fecha os olhos e nem os ouvidos para ouvir nosso clamor. 
	Muitas vezes ele nos repreende para estarmos preparados para os dias maus, pois eles são duros, difíceis, porém necessários para provar nossa Fé. É nestes momentos que devemos permanecer firmes e constantes na obra do Senhor pois a vitória é nossa em Cristo Jesus.
	O importante não é passar pelos dias maus, o importante esta em como passar os dias maus. Temos a opção de passar sozinhos e sofrer com uma depressão, ou passar acreditando que o Senhor está no controle de nossa história. Mesmo nos momentos difíceis é necessário dar Glórias a Deus e isso não é para qualquer um, é para os servos fiéis. 
	Não podemos vencer nossos dias maus sem o Espirito e a palavra de Deus. Ela renova nossa Fé e nos faz conhecer de maneira mais intima o coração de nosso Deus, não esquecendo da oração que é a armadura do Cristão.
Efésios 6:11 - Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.
	Se está passando por uma luta ou tribulação tão grande a ponto de sucumbir lembre-se: O mesmo Deus que levantou Jó, te levanta também. O inimigo bateu nos seus pontos fracos, mas nos pontos fortes ele jamais conseguirá tocar, por isso segure-se a Deus e não deixe enfraquecer seus ELOS fortes. Lute até o final, mesmo que não aviste uma saída, mesmo que muitos te acusem. Saiba que Deus tem tudo sobre controle, e no momento certo ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia.
Salmos 30 v 5 – “Porque a sua ira dura só um momento, no seu favor esta a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.”
	Não devemos desanimar pois o Senhor é conosco, e as lutas irão passar.
CONCLUSÃO:
	Na verdade o dia mal é necessário em nossas vidas para nos revelar “Em quem acreditamos, e sabermos que somos filhos de Deus, de um Deus que é todo poderoso e amoroso, que ele esta conosco em todos os momentos pois muitas vezes quando esta tudo bem nos esquecemos dele. 
	O dia mal é necessário para provar a nossa Fé.
	Que sejamos como Jó que mesmo perdendo tudo, sofrendo muita angustia, muita provação continuou sendo fiel.
	Vamos declarar que o ano de 2020 será o melhor ano de nossas vidas, que o próximo será ainda melhor. 
 Reflexão: Eclesiaste 12 v 1 – Lembra-te do teu criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: “Não tenho neles contentamento.” - Musica: