Buscar

SEMANA 07 COM GABA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ - MENEZES CÔRTES 
DIREITO CIVIL II – 4º PERÍODO – TURNO: manhã 
SEMANA 07
Caso Concreto 01:
a) Solidariedade passiva, o que significa que cada devedor responde pelo todo, logo, qualquer um pode pagar a dívida toda (264/CC).
Ou seja, a obrigação é solidária como indicado pela pergunta da letra b). Neste caso, qualquer um dos devedores poderiam ser cobrados pela dívida toda e da mesma forma, qualquer um desse devedor pode se antecipar e efetuar o pagamento integral, o que é ótimo para o credor, a quem interessa receber ( art. 264 CC). 
b) A relação interna entre os devedores não é solidária. Não, o Antonio tem o direito de exigir dos demais devedores 10.000 de cada um, pois na relação interna a obrigação é divisível, mesmo porque, solidariedade não se presume.
Ou seja, na relação interna entre os devedores não há solidariedade, já que ela não se presume. Isso significa que o devedor que pagou tudo pode exigir dos demais o reembolso do que gastou, mas só pode cobrar de cada um o equivalente a sua cota (art. 283 parte inicial e art. 265 CC – solidariedade não se presume)
Caso Concreto 02:
a) Não porque o crédito era solidário, qualquer um dos credores pode recebê-lo todo, art. 264 e 267 CC
b) Na solidariedade ativa o devedor pode escolher a qual dos credores ele paga, isto está no art. 268/CC. Ou seja, não, porque sendo o crédito solidário, o devedor pode pagar tudo a um só, e a escolha a qual dos credores se efetuará o pagamento é, a princípio, do devedor (art. 268 CC).
c) Não mais, ele teria que pagar para o prevento (art 268), o que entrou na justiça. Ou seja, se ele não tivesse pago e o Ricardo tivesse ingressado na justiça, ocorreria a prevenção judicial e o devedor só poderia pagar ao credor prevento (OBS.: prevenido é o que entrou na justiça)
d) Porque ela gera um inconveniente, pois depende da boa-fé e os credores não querem depender da honestidade de cada um deles.
Questão Objetiva : Letra ( C – art. 274 CC.

Outros materiais