Buscar

TCC1 - EGRESSOS

Prévia do material em texto

4 
 
4 
 
4 
 
 
 
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINORTE CURSO DE BACHARELADO EM BIOMEDICINA 
 
 
 
 
LUANA MOURA DA SILVA 
MIRIAN DO NASCIMENTO PASSOS 
SÔNIA MENEZES DA SILVA COELHO 
 
 
 
 
 
PERCEPÇÃO DOS EGRESSOS DE UM CURSO DE BIOMEDICINA QUANTO A 
SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA E TRAJETÓRIA PROFISSIONAL 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
RIO BRANCO - AC 
2020 
 
LUANA MOURA DA SILVA 
MIRIAN DO NASCIMENTO PASSOS 
SÔNIA MENEZES DA SILVA COELHO 
 
 
 
 
 
 
 
 
PERCEPÇÃO DOS EGRESSOS DE UM CURSO DE BIOMEDICINA QUANTO A 
SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA E TRAJETÓRIA PROFISSIONAL 
 
 
 
 
Projeto de pesquisa apresentado para a Banca de Correção da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I do curso de Biomedicina do Centro Universitário UNINORTE, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Biomedicina. 
 
Orientador: Me. Hemeson Lira de Moura 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 RIO BRANCO - AC 
2020 
RESUMO 
 
A busca por qualificação aumentou e consequentemente o número de graduandos nas faculdades de todo o país dispararam. Se tratando da escolha de uma boa instituição de ensino, alguns estudos apontam que o quadro de docente é essencial para contribuição de uma visão de qualidade. No intuito de compreender quais são as dificuldades e sucessos de alunos egressos de Biomedicina esta pesquisa tem como objetivo analisar as percepções do aluno egresso de Biomedicina sobre a sua formação inicial e a sua trajetória profissional no mercado de trabalho. A metodologia da pesquisa propõe um estudo descritivo com abordagem qualitativa, que será composta por egressos do curso de Biomedicina do Centro Universitário UNINORTE-AC, entre os anos de 2013 e 2016. O estudo vai proceder por um questionário semiestruturado que será enviado aos egressos através de e-mail, logo após a confirmação da carta convite. Foi tido como base o modelo de questionário Survey. Espera-se que ao final dessa pesquisa, seja possível demonstrar de uma forma objetiva como os egressos absorveram todo conteúdo programático, sua avaliação e qual a visão se tem do atual mercado de trabalho na profissão do Biomédico. 
 
Palavras-chave: Biomedicina. Egressos. Survey. Trajetória. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 	 
 	 
 	 
 
SUMÁRIO 
 
1 	INTRODUÇÃO ............................................................................................................... 4 2 	JUSTIFICATIVA ............................................................................................................ 6 3 HIPÓTESES .................................................................................................................... 7 4 OBJETIVOS .................................................................................................................... 8 
4.1 	GERAL ............................................................................................................................. 8 4.2 	ESPECÍFICOS .................................................................................................................. 8 
5 REFERENCIAL TEÓRICO .......................................................................................... 9 6 METODOLOGIA ......................................................................................................... 11 
6.1 	TIPO DE ESTUDO ......................................................................................................... 11 6.2 	POPULAÇÃO E AMOSTRA ......................................................................................... 11 6.3 	PROCEDIMENTO PARA SELEÇÃO DA AMOSTRA ............................................... 11 6.4 	CRITÉRIOS DE INCLUSÃO ........................................................................................ 12 6.5 	CRITÉRIOS DE EXCLUSÃO ....................................................................................... 12 6.6 	INSTRUMENTO DE COLETAS DE DADOS .............................................................. 12 6.7 	ASPECTOS ÉTICOS ...................................................................................................... 13 6.8 	RISCOS ........................................................................................................................... 13 6.9 	BENEFÍCIOS .................................................................................................................. 13 
7 	ANÁLISE DE DADOS ................................................................................................. 14 8 	ORÇAMENTO .............................................................................................................. 15 9 	CRONOGRAMA .......................................................................................................... 16 REFERÊNCIAS ..................................................................................................................... 18 APÊNDICE A .......................................................................................................................... 20 APÊNDICE B ........................................................................................................................... 22 
 
1 INTRODUÇÃO 
 
No século XXI, a busca por qualificação, vem aumentando o número de graduandos nas faculdades de todo o país. Segundo Rocha (2013), os critérios de escolha quanto a instituição de ensino, apoia-se primordialmente, na escolha educacional no quadro de docentes da Universidade, visando, assim, qualidade no ensino. Com o avanço da medicina moderna, outras profissões tornaram-se essenciais nos novos métodos de mercado, como por exemplo, o crescimento na área de pesquisas e medicina diagnóstica. 
Assim, os Biomédicos tiveram sua profissão regulamentada pela Lei 6.684, na data de 03 de setembro de 1979, lei essa que também criou o Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) e os Conselhos Regionais de Biomedicina (CRBM), auxiliando na fiscalização, orientação e disciplina da classe (PERINAZZO et al. 2015). 
Como menciona Barbosa et al. (2009), o profissional Biomédico tem um amplo espectro de habilitação, as áreas de atuações são diversas, isso possibilita aos discentes de biomedicina, no decorrer do curso, encontrar afinidades em cargos distintos. Entretanto, no âmbito profissional, o mercado de trabalho está, cada vez mais, instável e inseguro, modificando a visão de futuro de jovens egressos das faculdades (LACHITIM; SOARES, 2011). 
Assim, torna-se frustrante quando não há o alcance de realização profissional esperado no decorrer do curso, sendo o descontentamento com o mercado de trabalho um fator primordial para a insatisfação com o diploma conquistado, conforme Bardagiet al. (2006). A Organização Internacional do Trabalho (OIT) relatou que os jovens tendem a conquistar grandes desafios no mundo, em relação ao trabalho, conforme Constanzi (2009). Ainda mais tratando-se da área da saúde, onde requer maior qualificação possível por estar tratando de vidas. 
Os serviços de saúde no Brasil têm demonstrando-se fragilizados apontando a necessidade de ampliação, reflexão e equidade no âmbito hospitalar. Segundo Martins e Molinaro (2013), deste modo, depois da saída da instituição educacional, os alunos de biomedicina irão encontrar um cenário nem tão convidativo, com algumas exceções de discentes que conseguiram no decorrer do curso adquirir diferencial curricular. 
Apesar das dificuldades a serem encontradas por inúmeros estudantes ao sair de suas faculdades, os profissionais Biomédicos tendem a conseguir habilitações em áreas diversas, facilitando sua inserção no mercado, habilitações essas, muitas vezes, com poucos qualificados no Brasil, favorecendo ainda mais o destaque profissional. Para conquistar grandes êxitos, a saúde mental destes profissionais ao egressar da faculdade, tem papel primordial, as instituições de ensinos, quando preocupadas com a saúde mental de seus alunos, tendem a desenvolver profissionais com alta capacidade de socialização e adequação aos diversos espaços da área Biomédica, devido a prevenção contra ansiedades,compreendendo conflitos intra-psiquicos, em período acadêmico (ALMEIDA, 1998). 
Desta forma, recém formados têm grandes possibilidades de atuação ou de engavetamento de diploma, a depender de suas especificidades. Alunos que têm maior desempenho no decorrer da graduação, tendem a conseguir sucesso profissional em curto prazo de tempo, isso deve-se ao empenho, a interação social com demais colegas de profissão e qualificações diversas, ampliando seu número de comunicações não se atendo somente ao que é exposto em sala, buscando além disto( FAGUNDES, 2014). 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
2 JUSTIFICATIVA 
 
A área da biomedicina vem crescendo a cada avanço da saúde diagnóstica, a procura pela profissão tem diversificações, como na maioria dos cursos. Entretanto, há importância na pesquisa pelo motivo do egresso de estudantes das ciências biomédicas, por alunos cada vez mais novos, com ambições distintas, pois, é primordial o entendimento das percepções quanto ao que o curso pode oferecer a estes alunos, assim, identificando as dificuldades encontradas após o término da graduação, enfatizando transição entre universidade – trabalho. 
 Assim, compreender as dificuldades e sucessos de alunos egressos de biomedicina, fará com que as instituições consigam preparar, desde o período acadêmico, seus alunos para os desafios que irão enfrentar após formatura, auxiliando-os também, em seus compartimentos, frente a situações que envolvam sobretudo o mercado de trabalho. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
3 HIPÓTESES 
 
Os egressos do curso de biomedicina não chegaram a atuar no mercado de trabalho em sua área de formação, por motivos de falta de qualificação ou preparo institucional para o mercado. 
 Os egressos tiveram aproveitamento máximo em seus estudos, visto que foram inseridos no mercado de trabalho. 
Os egressos não se identificaram com a vivência de sua profissão e optaram por não 
atuar em biomedicina. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
	4 	OBJETIVOS 
 
4.1 GERAL 
 	 
Analisar as percepções do aluno egresso de Biomedicina sobre a sua formação inicial e a sua trajetória profissional no mercado de trabalho. 
 
4.2 ESPECÍFICOS 
· Descrever a trajetória do egresso do curso de Biomedicina; 
· Avaliar a formação profissional do egresso recebida durante o curso de Biomedicina; 
· Compreender a visão do egresso de Biomedicina sobre o mercado de trabalho. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
	5 	REFERENCIAL TEÓRICO 
 
O termo egresso titula indivíduos que já concluíram cursos ou capacitação profissional em escolas ou universidades (SALLES; GUIMARÃES, 2015). 
Segundo Machado (2001), os egressos possuem grande importância e necessitam de um acompanhamento, pois são eles que dão informações a instituição e a sociedade sobre o mercado de trabalho e suas tendências. Ou seja, informações que são provenientes para elucidar questões relacionadas às mudanças e exigências do atual mercado de trabalho, avaliar o ensino que receberam durante a graduação com o objetivo de aprimorar o processo ensino aprendizagem. 
 Lousada e Martins (2005) apontam a importância da opinião dos egressos sobre a formação que receberam da instituição, pois é através dela que será possível ajustar o sistema de aprendizagem. 
 O perfil dos egressos deve ser levado em consideração, pois dará um norteamento para as universidades direcionarem suas estratégias e plano de ensino para suprir as necessidades dos seus graduandos (PACHECO; SIMON, 2017), contribuindo assim para uma boa formação, porque é fato relatar que atualmente existem muitos profissionais formados, porém poucos qualificados para atuarem. Sendo assim considera que os egressos em Biomedicina trabalham com diagnóstico e contribuem para o tratamento no que diz respeito a saúde da população. 
Handy (1997) afirma que o aluno egresso deverá ter convicção de que é bom em determinada área para aprofundar-se e buscar a especialização desejada logo após sair da universidade. 
Por esta razão, durante a graduação o curso de biomedicina disponibiliza de disciplinas específicas e estágio supervisionado para proporcionar ao aluno um amplo conhecimento em todas as áreas de possível atuação. 
Miyamoto (2003) afirmou que em todas as carreiras existe uma preocupação com o futuro profissional e a inserção no mercado de trabalho devido a sua grande competitividade. 
Segundo Salles e Guimarães (2015) o mercado de trabalho está diretamente ligado e dependente da economia do país. 
No aspecto da competitividade os princípios: qualificação técnica, ética e profissionalismo são pontos chave para haver um estabelecimento da classe biomédica no mercado de trabalho (Conselho Federal de Biomedicina). 
O campo de atuação do biomédico é muito amplo, de acordo com o (CFBM) atualmente existem mais de 30 áreas para o profissional buscar uma especialização. São elas: Patologia clínica, parasitologia, microbiologia, imunologia, hematologia, bioquímica, banco de sangue, docência e pesquisa, saúde pública, imaginologia, radiologia, análises bromatológicas, microbiologia de alimentos, citologia, análise ambiental, acunputura, genética, reprodução humana, biologia molecular, farmacologia, informática da saúde, histotecnologia clínica, toxicologia, sanitarista, auditoria, perfusão extracorpórea, biomedicina estética, monitoramento neurofisiológico transoperatório, gestão das tecnologias de saúde e fisiologia do esporte e da pratica de exercício físico. 
Ainda de acordo com o (CFBM) no ano de 2016, verificou-se que a maioria dos biomédicos atuava no ramo de análises clínicas ou optavam pela pesquisa científica e docência, enquanto que uma pequena parte atuava nas demais áreas existentes no mercado. 
Guedes et al. (2006) destacou vários problemas que são enfrentados no campo da biomedicina, entre eles, a insatisfação dos pacientes e médicos, o alto custo de tratamentos e exames, a carência do conhecimento em recursos humanos, a rotineira competição entre os profissionais da classe e além disso o sistema de saúde e suas falhas. 
Localizar obras que abordem as perspectivas dos egressos foi uma das dificuldades encontradas neste trabalho, o que o torna essencial para dar continuidade ao acompanhamento dos egressos. 
É primordial ressaltar que o avanço dos conhecimentos biomédicos voltados para a biologia molecular possibilitou que o sistema de saúde evoluísse nas últimas décadas (SILVA et al. 2014). 
As principais perspectivas abordadas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior são: o perfil do egresso, a avaliação do ensino, o desejo de dar continuidade aos estudos e a inserção dos egressos no mercado de trabalho (PACHECO; SIMON, 2017). 
 
 
 
 
 
 
 
	6 	METODOLOGIA 
 
6.1 TIPO DE ESTUDO 
 
Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa a ser realizado com os egressos do curso do Centro Universitário UNINORTE- AC entre os anos de 2013 a 2016. 
 
6.2 POPULAÇÃO E AMOSTRA 
 
A população do presente estudo será composta pelos egressos do curso de Biomedicina do Centro Universitário UNINORTE entre os anos de 2013 a 2016 e participarão do estudo através do preenchimento de um formulário on-line feito na plataforma Google Formulários. Os egressos serão selecionados mediante o fornecimento da relação dos alunos que estudaram Biomedicina na instituição, para isto, a coordenação do curso de Biomedicina será contactada por meio eletrônico. 
 A amostra é caracterizada como aleatória simples pois, conforme Cohen, Manion e Morrison (2007, p.110), os graduandos em curso ou concludentes possuem a mesma chance de participar da pesquisa. 
 
6.3 PROCEDIMENTO PARA SELEÇÃO DA AMOSTRA 
 
 Após recebimento da relação completa fornecida pela coordenação do curso, haverá busca ativa dos egressos no intuito de comporem o universo amostral. Por se tratar de uma pesquisa on-line, os egressos receberão um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido por meio eletrônico, neste termo on-line o participante poderá escolher, após leitura completa do termo, duas opções: “sim” que concordaparticipar da pesquisa ou “não”, não aceita participar da pesquisa. Em caso de aceite, o instrumento da pesquisa será enviado posteriormente. Vale ressaltar que os objetivos serão informados para que eles concordem em participar da pesquisa de livre e espontânea vontade e caso haja dúvidas os pesquisadores estarão dispostos a saná-las. 
 
 
 
6.4 CRITÉRIOS DE INCLUSÃO 
 
 Serão considerados os seguintes critérios: 
· Alunos egressos que estudaram Biomedicina no Centro Universitário UNINORTE no período de 2013 a 2016. 
· Alunos egressos que estão inseridos na área de formação no mercado de trabalho. 
· Egressos que possuem especialização ou não na área de formação e que atuem ou não no mercado de trabalho. 
 
6.5 CRITÉRIOS DE EXCLUSÃO 
 
	 	No momento da seleção da amostra serão considerados os seguintes critérios: 
· Alunos egressos de outras graduações senão Biomedicina. 
· Alunos que não concluíram a graduação em Biomedicina. 
· Egressos que não se formaram na instituição de ensino o qual a pesquisa vai ocorrer. 
 
6.6 INSTRUMENTO DE COLETAS DE DADOS 
 
O modelo proposto nesta pesquisa é a utilização de um questionário semiestruturado auto administrado via Internet. O uso de um questionário desta categoria, de acordo com Sampiere et al (2006), é importante na pesquisa pois permite que o participante responda as questões sem nenhum tipo de interferência. 
O questionário será elaborado exclusivamente para este estudo e teve como base o autor Babbie que apresenta pesquisas utilizando modelos Surveys. O modelo de pesquisa Surveys possuem uma semelhança ao Censo, mas diferem no quesito de sua abrangência perante a população em amostra. Dessa forma Surveys buscam o estudo de uma amostra específica na população enquanto o Censo quantifica a amostra total da população Babbie (2001). 
Para a construção do questionário será utilizada a ferramenta “Google formulários”. Não será necessária a identificação com o nome do egresso, mas informações como gênero e idade serão solicitadas (2 questões), além disso, o questionário terá 3 eixos básicos como trajetória durante o curso, formação profissional recebida e visão de mercado de trabalho, estes eixos serão contemplados em 16 questões (Apêndice B). 
 
6.7 ASPECTOS ÉTICOS 
 
 Este projeto de pesquisa será submetido ao Comitê de Ética em pesquisa da UNINORTE e após aprovação será executado. 
 Os egressos abordados que preenchem os critérios de inclusão e nenhum de exclusão receberão a carta convite (APÊNDICE B) serão orientados quanto a importância de sua participação de acordo com o que consta no termo. 
Respeitando as Diretrizes Éticas da Pesquisa Envolvendo Seres Humanos, nos termos estabelecidos na Resolução CNS Nº 466/2012, da Comissão Nacional de Ética e Pesquisa, do Conselho Nacional de Saúde, será orientado ainda, que o egresso poderá retirar seu consentimento em qualquer momento da realização da pesquisa, sem ter que justificar sua desistência e sem sofrer quaisquer tipos de coação ou penalidade. 
 
6.8 RISCOS 
 
Os riscos aos participantes do estudo são moderados e traduzem-se em algum tipo desconforto ao se depararem, eventualmente, com algumas questões do formulário. Diante desta ocorrência, os estudantes serão encaminhados para atendimento especializado, caso manifestem interesse. Além disso, serão informados da possibilidade de desistência da pesquisa a qualquer momento. 
 
6.9 BENEFÍCIOS 
 
O benefício principal desta pesquisa é conhecer as percepções do aluno egresso de Biomedicina sobre a sua formação inicial e a sua trajetória profissional no mercado de trabalho. 
Ao participarem deste estudo, os egressos amostrados terão a oportunidade de contribuir para a construção científica do conhecimento e, por exporem suas percepções sobre várias questões, agregarão informações na área específica da pesquisa. Além disso, os resultados obtidos poderão auxiliar as universidades na formulação de estratégias para que promovam o desenvolvimento de pesquisadores qualificados. 
 
	7	ANÁLISE DE DADOS 
 
Os dados coletados serão descritos por meio de frequências absolutas (contagem) e relativas (porcentagens) para variáveis quantitativas como idade e qualitativas como gênero. Em relação ao questionário, a quantificação de algumas respostas será realizada mediante a escala Likert de cinco pontos que permitirá identificar diferentes níveis de intensidade de opinião a respeito do tema (LIKERT, 1930). Todas as questões dos três eixos do questionário apresentarão além de valores absolutos e relativos, valores médios e desvio-padrão. Os dados serão tabulados e calculados através do programa Microsoft Excel versão 2016. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
	8	ORÇAMENTO 
 
	ÍTEM 
	
	VALOR 
	Pacote de 100 MB de internet 
	R$ 120,00 
	
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
	9	CRONOGRAMA 
	ATIVIDADES 
	JAN 
	FEV 
	MAR 
	ABR 
	MAI 
	JUN 
	JUL 
	AGO 
	SET 
	OUT 
	NOV 
	DEZ 
 
	Escolha do tema 
	 
	 X 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	Levantament
o 
bibliográfico 
	 
	X 
	 X 
	X 
	X 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	Elaboração do projeto 
	 
	X 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	Submissão ao 
CEP 
	 
	 
	 
	 
	 X 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	Solicitações de dados de 
egresso para coordenação. 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	X 
	 
	 
	 
	 
	 
	Carta convite/ 
informativo da pesquisa 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 X 
	 
	 
	 
	 
	 
	Aplicação do questionário 
 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 X 
	X 
	 
	 
	 
	 
	Processament o dos 
questionários 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	X 
	 
	 
	 
	Atualização bibliográfica 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	X 
	X 
	 
	 
	Análise e descrição dos dados obtidos 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	X 
	X 
	 
	Relatório final 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	X 
	 
	Apresentação
/defesa 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	X 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
REFERÊNCIAS 
 
ALMEIDA, S. F. C. O papel da escola na educação e prevenção em saúde mental. Revista Estilos da Clínica. v. 3, n. 4, p. 112-119, 1998. 
 
BABBIE, Earl. Métodos de Pesquisa de Surveys. Tradução de Guilherme Cezarino. Belo Horizonte: Ed, UFMG, 1999. 
 
BARBOSA, A. R. et al. As conquistas da biomedicina dentro das suas áreas de atuação. Curitiba. Cadernos da Escola de Saúde, 2009. 9p. 
 
BARDAGI, M. et al. Escolha profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de estudantes e formandos. Revista Psicologia Escolar e Educacional. v. 10, n. 1, p. 69-82, 2006. 
 
COHEN, Louis; MANION, Lawrence; MORRISON, Keith. Research Methods in Education. 6. Ed., New York: Routledge, 2007. 
 
COSTANZI, R. N. Trabalho decente e juventude: Brasil. Brasília: Organização Internacional do Trabalho, 2009. 220p. 
 
FAGUNDES, Caterine Vila; LUCE, Maria Beatriz; ESPINAR, Sebastián Rodrigues. O desempenho acadêmico como indicador de qualidade de transição ensino médio-educação superior. Avaliação, v.22, n.84, p.635-670, 2014. 
 
GUEDES, Carla Ribeiro; NOGUEIRA, Maria Inês; CAMARGO JR, Kenneth R. De. A subjetividade como anomalia: contribuições epistemológicas para a crítica do modelo biomédico, 2006. 
 
GUIMARÃES, Maria Angelica Miranda; SALLES, Mara Telles. O acompanhamento de egressos como ferramenta de inserção no mercado de trabalho, 2015. 
 
HANDY, Charles. O profissional do portfólio. Revista HSM Managenment. São Paulo: n.2, p. 64, 1997. 
 
LACHTIM, S. A. F.; SOARES, C. B. Valores atribuídos ao trabalho e expectativa de futuro: como os jovens se posicionam?.Revista Trabalho Educação e Saúde. v. 9, n. 2, p. 277- 293, 2011. 
 
LIKERT, R. A technique for the measurement of attitudes. Archives of Psychology, 22(140), 1-55, 1932. 
 
LIMA, L. A; ANDRIOLA, W. B. Acompanhamento de egressos: subsídios para avaliação de Instituições de Ensino Superior (IES). Avaliação, v.23, n.1, p. 104-125, 2018. 
 
LOUSADA, Ana Cristina Zenha; MARTINS, Gilberto de Andrade. Egressos como fonte de informação à gestão dos cursos de ciências contábeis, 2005. 
 
MARTINS, M. I. C.; MOLINARO, A. Reestruturação produtiva e seu impacto nas relações de trabalho nos serviços públicos de saúde do Brasil. Revista ciênciae Saúde Coletiva. v. 18, n. 6, p. 1667-1676, 2013. 
 
MACHADO, Antonio de Souza. O acompanhamento de egressos: caso CEFET/PR - Unidade Curitiba. 2001 150f. Dissertação (mestrado em engenharia de produção) Departamento de pós graduação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2001. 
 
MIYAMOTO, Shiguenoli. O ensino das relações internacionais no Brasil: problemas e perspectivas. Universidade estadual de Campinas, 2003. 
 
PERINAZZO, J. et al. A atuação do profissional biomédico na atenção primária à saúde: desafios na formação. Revista Saúde Integrada. n.15, v. 8, p. 1-9, 2015. 
 
PACHECO, Andressa Sasaki Vasques; SIMON, Lilian Wrzesinki. Ações de acompanhamento de egressos: um estudo das universidades públicas do Sul do Brasil, 2017. 
 
ROCHA, L.D. Avaliação do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UNIFAL-MG na perspectiva de seus egressos. Revista Profissão Docente, v.13, n.28, p.76-98, 2013. 
 
SAMPIERI R. H.; COLLADO C. F.; LUCIO P. B. Metodologia de pesquisa. 3. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2006. 
 
SILVA, Adriana Rosendo; NUNES, Cìcero Rodrigo dos Santos; ARAÚJO, Sandyellen Silva. O papel do biomédico na saúde pública, 2014. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
APÊNDICE A - TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO (TCLE) 
 
TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO (TCLE) 
 
Prezado(a) Egresso, 
Você está sendo convidado para participar da pesquisa PERCEPÇÃO DOS EGRESSOS DE UM CURSO DE BIOMEDICINA QUANTO A SUA FORMAÇÃO 
ACADÊMICA E TRAJETÓRIA PROFISSIONAL pois você faz parte da população alvo deste estudo, visto que, você iniciou o curso de Biomedicina entre os anos de 2013 e 2016, mas ressaltamos que sua participação é voluntária. 
Sua participação consiste em aceitar em colaborar com a pesquisa e em responder a um questionário eletrônico online que será enviado posteriormente após aceite. 
Ao responder o questionário você não terá nenhum benefício direto ou imediato. No entanto, os resultados desta pesquisa poderão contribuir para a construção científica do conhecimento e, por exporem suas percepções sobre várias questões, agregarão informações na área específica da pesquisa. Além disso, os resultados obtidos poderão auxiliar as universidades na formulação de estratégias para que promovam o desenvolvimento de pesquisadores qualificados. 
Os conhecimentos resultantes deste estudo serão constituídos por dados estatísticos. Os sujeitos participantes não serão mencionados ou identificados. Dessa forma, podemos garantir que em nenhum momento durante os processos de análise e divulgação dos resultados os mesmos terão a identidade exposta. A pesquisa será divulgada em revistas especializadas e eventos na área de Ciência da Informação. Os dados coletados constituirão um banco de dados que ficará sob a guarda dos pesquisadores do projeto por cinco anos, podendo, eventualmente, ser utilizados em pesquisas futuras. Depois desse prazo, os dados serão destruídos. 
Tratando-se de uma pesquisa que tem como objetivo analisar as percepções do aluno egresso de Biomedicina sobre a sua formação inicial e a sua trajetória profissional no mercado de trabalho, o risco da pesquisa é mínimo por envolver apenas a resposta ao questionário online, o qual foi elaborado com o intuito de que o tempo gasto para seu preenchimento seja mínimo, em torno de 10 a 15 minutos, havendo manifestação de embaraço ou constrangimento ao responder o questionário, ou ainda desgaste no raciocínio ao preencher o instrumento de pesquisa, o participante poderá interromper ou desistir de participar sem qualquer tipo de prejuízo ou danos. 
A qualquer momento, o participante poderá fazer perguntas aos pesquisadores, que têm a obrigação de prestar os devidos esclarecimentos. Caso não se sinta esclarecido, você pode procurar o Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário Uninorte (CEP/UNINORTE) no endereço: BR 364, Km 02, Alameda Hungria, 200, Bairro: Jardim Europa II, CEP: 69911-900, Bloco E (subsolo), Rio Branco/AC, telefone: (68) 3302-7022, email: cep.uninorte@uninorteac.com.br. Se desejar este termo pode ser impresso. 
Sua resposta será enviada automaticamente para Luana Moura da Silva, Mirian do Nascimento Passos e Sônia Menezes da Silva Coelho, concludentes do curso de Biomedicina, vinculadas ao Centro Universitário UNINORTE, sob orientação do Prof. Me Hemeson Lira de Moura. 
Os pesquisadores garantem que este Termo de Consentimento será seguido e que responderão a quaisquer questões colocadas pelo participante. 
Contato com a pesquisadora principal responsável 
	Telefone: (68) 99975-5669 	 	 	e-mail: egressost@gmail.com 
 
 
CONSENTIMENTO DE PARTICIPAÇÃO DA PESSOA COMO SUJEITO DA PESQUISA 
Declaro que li os detalhes descritos neste documento. Entendo que eu sou livre para aceitar ou recusar e que eu posso interromper minha participação a qualquer momento. Eu concordo que os dados coletados para o estudo sejam usados para os propósitos acima descritos. Para participar da pesquisa, é necessário que você concorde com o termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Você concorda em participar desta pesquisa? 
	( ) SIM 	 	( ) NÃO 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
APÊNDICE B – QUESTIONÁRIO PARA AVALIAÇÃO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS EGRESSOS DE BIOMEDICINA 
 
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 
 Qual sua idade?________ Qual seu gênero ? 
( ) Masculino 
( ) Feminino 
( ) Outro 
( ) Prefiro não informar 
TRAGETÓRIA DOS EGRESSOS 
1. Em relação a escolha do curso superior, você avalia que sua opção pela Biomedicina está ligada ao diagnóstico e pesquisa na área da saúde? 
( ) De forma alguma 
( ) Não muito 
( ) Mais ou menos 
( ) Muito 
( ) Extremamente 
2. Como você avalia sua expectativa em relação à Biomedicina antes de ingressar no curso? 
( ) Péssima 
( ) Ruim 
( ) Regular 
( ) Boa 
( ) Ótima 
3. Como você avalia sua trajetória acadêmica durante o curso? 
( ) Péssima 
( ) Ruim 
( ) Regular 
( ) Boa 
( ) Ótima 
 
4. Durante sua trajetória no curso, você pensou alguma vez em desistir? 
( ) Nunca 
( ) Raramente 
( ) Às vezes 
( ) Muitas vezes 
( ) Sempre 
5. Durante o curso você teve que interrompê-lo em algum momento ? 
( ) Não 
( ) Sim. Motivo ___________________ 
 
AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO RECEBIDA 
1. Como você avalia a infraestrutura geral da instituição? 
( ) Péssima 
( ) Ruim 
( ) Regular 
( ) Boa 
( ) Ótima 
2. Como você avalia o curso superior que você concluiu? 
( ) Péssimo 
( ) Ruim 
( ) Regular 
( ) Bom 
( ) Ótimo 
3. Como você avalia as aulas teóricas ministradas durante a sua formação profissional? 
( ) Péssimas 
( ) Ruins 
( ) Regulares 
( ) Boas 
( ) Ótimas 
4. No que se refere as aulas práticas e seu tempo de duração, como você as avalia? 
( ) Péssimo 
( ) Ruim 
( ) Regular 
( ) Bom 
( ) Excelente 
5. Como você avalia a qualificação dos seus professores? 
( ) Péssima 
( ) Ruim 
( ) Regular 
( ) Boa 
( ) Ótima 
	VISÃO DO EGRESSO SOBRE O MERCADO DE TRABALHO 	 
1. Voce está satisfeito com o mercado de trabalho, com a profissão a qual escolheu? 
Muito insatisfeito 
Insatisfeito 
Indiferente 
Satisfeito 
Muito satisfeito 
2. Como você define sua qualificação profissional para atuar no mercado de trabalho? 
( ) Ótima 
( ) Boa 
( ) Regular 
( ) Ruim 
( ) Péssima 
3. A idéia de estagiar voluntariamente para adquirir experiência é uma boa opção pra você? 
Muito improvável 
Improvável 
Mais ou menos 
Provável 
Muito provável 
4. Você já cogitou a possibilidade de buscar emprego na sua área de formação em outras cidades/estados? ( ) Nunca 
( ) Raramente 
( ) Às vezes 
( ) Muitas vezes 
( ) Sempre 
5. No momento, em qual das situações a seguir você se enquadra? 
( ) Desempregado 
( ) Trabalhando na área de formação 
( ) Trabalhando em área diferente da formação

Continue navegando