Buscar

AVALIAÇÃO FINAL(DISCURSIVA) INDIVIDUAL SEMIPRESENCIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO FINAL(DISCURSIVA) – INDIVIDUAL SEMIPRESENCIAL
O poder constituinte é a expressão da vontade popular que representa o anseio da sociedade politicamente organizada. Tal poder delimita a estrutura do Estado e faz com que os representantes do povo possam alterar as normas constitucionais, passando de uma democracia direta para a representativa. Existem dois tipos de espécies de poder r constituinte identificados pela doutrina: o originário e o derivado. Disserte sobre o conceito de poder constituinte originário. 
RESPOST A ESPERADA: O poder constituinte originário (inaugural, fundacional, primogênito, genuíno, primário, de primeiro grau ou inicial) é o poder de elaborar uma Constituição. O poder constituinte originário designa os novos s poderes que irão reger um determinado povo. Tal poder pode ser considerado puro, elementar e principal.
 Como requisitos fundamentais do controle de constitucionalidade, é necessária uma Constituição rígida, ou seja, um processo de alteração mais difícil que o da Le i ordinária e a atribuição de controle a um órgão supremo. O controle de constitucionalidade é importante para o direito constitucional e para todos os demais ramos. Disserte sobre as principais finalidades do controle de constitucionalidade. 
RESPOSTA ESPERADA: Verifica a adequação(compatibilidade) de uma lei ou de um ato normativo com a constituição, considerando seus requisitos formais e materiais. Propõe a garantia de supremacia dos direitos e garantias fundamentais. Configura limites ao poder do Estado, sendo também uma parte da legitimação do próprio Estado, determinando seus deveres e tornando possível o processo democrático em um Estado de Direito.

Outros materiais