Buscar

A utilização de energias renováveis redação feita

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O uso racional do meio ambiente é uma das grandes preocupações do mundo contemporâneo. Em vista disso, o Brasil enfrenta sérias dificuldades de conciliar crescimento econômico com a preservação da natureza. Em vista disso, percebe-se a configuração de um grave problema nacional, que concerne na concentração de fontes de energias poluentes e na falta de energia devido ao período de escassez de água. 
Em primeiro plano, cabe ressaltar que nossa matriz energética se concentra no uso de combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral, gás natural), que geram grandes impactos ambientais na sua obtenção, contribuindo, também, com a maior parcela das emissões de gases de efeito estufa, além de outros poluentes. A substituição desse modelo por fontes de energia limpa, como a solar e a eólica, representa um grande avanço rumo à sustentabilidade e a redução do aquecimento global. O Brasil apresenta um grande potencial de geração de energia usando a luz do Sol e a força dos ventos, recursos renováveis, abundantes e infinitos. Entretanto, os poucos investimentos em tecnologia dificultam a implantação e uso dessas modalidades, restringindo seu uso a poucas localidades. 
 É fundamental pontuar, ainda, que nos períodos de seca as represas hidráulicas diminuem o nível das águas, como consequência disso, os apagões se tornam mais frequentes afetando diretamente a população. Para resolver tal impasse as energias retornáveis sem dúvida são as melhores opções, uma vez que elas utilizam recursos naturais capazes de se regenerarem. Segundo o ambientalista Sivaldo Filho "semear ideias ecológicas e plantar sustentabilidade é ter a garantia de colhermos um futuro fértil e consciente'', nesse viés é imprescindível que medidas sejam tomadas, para que a população tenha um eficiente sistema elétrico, e que também não cause danos ao meio ambiente
 A busca pelo desenvolvimento sustentável, portanto, deve ser uma luta de toda a sociedade. Cabe ao Governo Federal instituir políticas de incentivo ao desenvolvimento e implantação de energias limpa, ampliando as matrizes elétricas voltáveis, por meio da criação de usinas eólicas, solares e de biomassa, a fim de diminuir os desgastes ambientais e complementar as bases de energia. Ademais, as escolas podem realizar palestras sobre a importância do desenvolvimento sustentável, com intuito de conscientizar os alunos sobre esse assunto. Dessa maneira, os brasileiros terão energia de qualidade sem afetar a biodiversidade.

Mais conteúdos dessa disciplina