Buscar

AVALIAÇÃO SAÚDE MENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO – SAÚDE MENTAL
1) No que tange à Reforma Psiquiátrica, observa-se que o movimento foi iniciado pelos trabalhadores de saúde e que posteriormente passou a incluir os usuários e seus familiares e diversos segmentos da sociedade. Foi a ação política dos profissionais, inicialmente, que colocou à vista a luta por:
· Reconhecimento social dos sujeitos com sofrimento antissocial (TPAS).
· Reconhecimento social dos sujeitos com sofrimento de esquiva (TPE).
· Reconhecimento social dos sujeitos com sofrimento borderline (TPB).
· Reconhecimento social dos sujeitos com sofrimento mental.
2) As práticas realizadas nos CAPS têm como característica ocorrerem em ambiente ______, ______ e inserido na cidade, no bairro. Os projetos desses serviços, muitas vezes, ultrapassam a própria _________, em busca da rede de ________, preocupando-se com o _______ e sua ________, sua história, sua cultura e sua __________.
· Fechado, acolhedor, intervenção estrutural, suporte psicológico, sujeito, singularidade, vida cotidiana.
· Discreto, acolhedor, expectativas do espaço para o evento, suporte individual, sujeito, singularidade, vida cotidiana.
· Aberto, acolhedor, estrutura física, suporte social, sujeito, singularidade, vida cotidiana.
· Vulnerável, acolhedor, expectativas do espaço para o evento, suporte para concepção de risco, sujeito, subjetividade, vida cotidiana.
3) Com base nos princípios da dignidade, o princípio da dignidade da pessoa humana está previsto no art. 1º, inciso III da Constituição Federal de 1988, sendo um princípio fundamental da República brasileira e norma constitucional que permeia todo o ordenamento jurídico no país. De acordo com o foi citado temos como verdadeiras as afirmativas:
1 – O princípio da dignidade da pessoa humana é um valor moral e espiritual inerente à pessoa. Todo ser humano é dotado desse preceito.
2 – Inserção do usuário na rede de serviços, organizações e relações sociais da comunidade, logo pode ser natural, tecnológico e social.
3 – É preciso criar, observar, escutar, estar atento à complexidade da vida das pessoas, podendo ser confundido ou substituído por evento, acidente, perigo, suscetibilidade, desastre
4 – Ainda acerca da Constituição, o art. 6º trata dos direitos sociais pelos quais todo ser humano está, ou deveria estar, assegurado em nosso país.
· 2 e 3
· 1 e 3
· 1 e 2
· 1 e 4
4) Saúde e saúde mental têm conceitos complexos e historicamente influenciados por contextos sociopolíticos e pela evolução de práticas em saúde. Os dois últimos séculos têm visto a ascensão de um discurso hegemônico que define esses termos como específicos do campo da medicina. Entretanto, com a consolidação de um cuidado em saúde multidisciplinar, diferentes áreas de conhecimento têm, gradualmente, incorporado tais conceitos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a saúde é um estado de completo:
· Bem-estar físico e insegurança e social.
· Bem-estar físico e mental e social.
· Bem-estar físico e suscetibilidade e social.
· Bem-estar físico e subjetividade e social.
5) O conceito de saúde psicológica, a seu turno, não é unânime. Dependendo do enfoque, pode assumir diversas formas e caracterizações. Para a Organização Mundial da Saúde, saúde “mental” é um estado de bem-estar em que o indivíduo realiza as suas próprias habilidades, pode lidar com as tensões normais da vida, trabalhar de forma produtiva e frutífera e contribuir para a sua comunidade. De acordo com o que foi citada, tratar de saúde psicológica requer compreender o ser humano como:
· Totalidade simbólica, psicológica e sociologicamente.
· Totalidade ideológica, psicológica e sociologicamente.
· Totalidade biológica, psicológica e sociologicamente.
· Totalidade natural, psicológica e sociologicamente.
6) Marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para se compreender a vulnerabilidade é necessário ampliar o olhar, saindo do individual para o plano das suscetibilidades socialmente configuradas. Dependerá de valores individuais, real, imaginária e pesquisas paleontológicas.
(   ) É importante reconhecer elementos que nos permitam perceber os territórios mais vulneráveis com outros olhos, não somente negatividade, mas certa potência que se alicerça exatamente num tipo de exclusão.
(   ) A saúde psíquica estaria diretamente relacionada com a capacidade associativa, para uma melhor contextualização histórica pois assim é possível melhor visualizar a evolução do termo e sua aplicabilidade as necessidades da sociedade.
(    ) A aproximação entre vulnerabilidade social e saúde/doença mental deve ser trabalhada com elementos que extrapolem o discurso técnico-científico tradicional incorporando outros saberes ligados aos sujeitos que são afetados pelo sofrimento.
· V, V, V, V.
· F, V, F, V.
· F, F, F, F.
· V, F, V, F.
7) A criação do Programa, depois Estratégia de Saúde da Família (ESF) tem sido apontada como um modo de promover a transformação do modelo tradicional de atenção à Saúde, valorizando o trabalho multidisciplinar, buscando aproximar as ações do território, fortalecendo o vínculo entre equipe de saúde e população, o trabalho de prevenção de doenças e promoção da Saúde. Entendemos esse espaço como estratégico para se fazer a aproximação entre a:
· Saúde Mental e a Atenção ao ambiente.
· Saúde Mental e a Atenção emocional.
· Saúde Mental e a Atenção psicológica.
· Saúde Mental e a Atenção Básica.
8) No se que se refere organização dos serviços de saúde mental é INCORRETO afirmar:
· Um dos dispositivos estratégicos mais eficientes para a superação do modelo manicomial são os Centros de Atenção Psicossocial. Por serem comunitários, esses serviços estão inseridos em determinada cultura, num território definido, com dificuldades, problemas e potencialidades.
· O apoio matricial consiste num arranjo organizacional em saúde no qual uma equipe dispensa apoio especializado a outra, com suporte de profissionais dotados de maior habilidade em um dado conhecimento, possibilitando a construção de um projeto terapêutico singularizado para os usuários.
· Tais serviços devem estar interconectados com os demais serviços do sistema de saúde, evitando a fragmentação dos atendimentos. O centro de gravitação dos atendimentos em saúde mental, e o PSF, serviços de atendimento de saúde em geral, os Caps precisam de um processo em que as pessoas vão, aos poucos, descobrindo qual a melhor forma, a mais rápida, a mais econômica, de desempenhar suas tarefas. Quando essa forma se repete muitas vezes, torna-se um hábito.
· O atendimento dos usuários está baseado em um projeto terapêutico singular e individualizado, ou seja, um planejamento do processo terapêutico em que o indivíduo e sua família estão envolvidos para a superação de suas dificuldades em razão a sua condição de saúde mental.
9) No que se refere sobre os determinantes da saúde mental é correto afirmar:
· O sofrimento no feminino está estreitamente enraizado na cultura e nas relações sociais de dominação e exploração. Este conjunto de traços atinge uma intensidade ou uma gravidade que leve a sofrimento do próprio ou dos outros ou comprometimento do desempenho do indivíduo em diversas áreas da sua vida.
· As mulheres têm risco de sofrer depressão ou perturbações de ansiedade, superior ao dos homens. A prevalência aumentada de perturbações e expectativas de comportamentos partilhados por parte dos membros do grupo. Esses padrões ou normas de comportamento são estabelecidos com a especificação de atitudes ou comportamentos desejáveis por parte dos membros.
· Determinantes biológicos, os determinantes biológicos da saúde mental destacam-se pela relevante influência nos padrões de regulação hormonal e nos comportamentos de saúde individual, especialmente associada ao gênero e idade.
· A discriminação sexual e/ou a violência de gênero são preditores negativos de saúde mental e física e estão correlacionados, depressão, estresse, doenças crônicas e problema de saúde físico ou psicológico e acabam sofrendo ainda mais por terem níveis de SM em pessoas semquadros psicopatológicos ou disfuncionais.
10) Texto 01
O Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB), vigente até o momento, consiste na reestruturação do Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB). O SISAB apresenta plataforma tecnológica moderna e é composto por dois sistemas de software: e-SUS AB com Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) e e-SUS AB com Coleta de Dados Simplificada.
Texto 02
No Brasil, uma recente pesquisa (Andrade et al., 2012 apud RESENDE M; 2015) sobre a saúde mental dos moradores da metrópole de São Paulo, que teve como base os critérios diagnósticos presentes no DSM-IV-TR (2002 apud RESENDE M; 2015) e no CID-10, demonstrou que cerca de 30% da sua população sofre de algum transtorno psiquiátrico, sendo que 1 em cada 16 (5,9%) entrevistados apresentaram comorbidades de 2 transtornos e 5,8% dos entrevistados apresentavam comorbidade de 3 ou mais transtornos mentais.
· O texto 1 e o texto 2 são verdadeiros, porém não estabelecem relações entre eles.
· O texto 1 é propositalmente falso e o texto 2 é verdadeiro, porém o texto 2 não tem relação com o material estudado.
· O texto 2 é propositalmente falso e o texto 1 é verdadeiro.
· O texto 2 é verdadeiro e justifica o texto 1 que também é verdadeiro.

Continue navegando