Buscar

Avaliação Literatura brasileira 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação Literatura brasileira 1
1/10 - No movimento literário conhecido como Romantismo, nos deparamos com vários exemplos de visão discriminatória em relação aos negros no Brasil. No entanto, o poema 'O navio negreiro', de Castro Alves, contribuiu para uma discussão mais abrangente das questões afro-brasileiras, da seguinte forma:
O poema incita os negros e brancos a unirem-se pela abolição.
O poema valoriza a cultura ancestral africana.
O poema coloca em pauta o negro e seus sofrimentos com a escravização.
O poema é o primeiro a trazer um protagonista negro como narrador.
O poema faz uma análise fria da escravidão.
2/10 - Catar feijão (João Cabral de Melo Neto)
A respeito desse poema e de seu autor, é correto afirmar:
I.Há uma analogia realizada entre o ato de escrever e o ato de catar feijão, sendo a elaboração um produto de imagens concretas tiradas da vida cotidiana.
II.Com João Cabral, a poesia lírica, que sempre esteve atada à expressão dos sentimentos de um eu, passa a apresentar uma construção objetiva.
III.Nos últimos versos a presença de sons formados entre 'tr' e 'fl' trabalham conjuntamente, harmonizando som e ideia, sugerindo respectivamente trepidação e fluidez.
IV.João Cabral elide a construção poemática, pautando-se primordialmente pela inspiração.
V.A arquitetura da poesia de João Cabral não suprime de seus textos a atenção sobre questões sociais.
IV e V.
I, II, III e V.
I, II, IV e V.
I, II, IV.
III, IV e V.
3/10 - Dentro do momento precursor do Parnasianismo no Brasil, é possível observar a existência de três grupos de escritores que se dedicaram a apresentar as novas ideias da escola literária que estava por vir. Nesse sentido, os principais representantes desses grupos e seus ideais são:
Poesia filosófico-científica, com Afonso Celso. Poesia romântica com Carvalho Júnior. Poesia realista com Olavo Bilac.
Poesia filosófico-científica, com Sílvio Romero. Poesia realista, com Carvalho Júnior. Poesia socialista, com Lúcio de Mendonça.
Poesia filosófico-científica, com Sílvio Romero. Poesia realista, com Carvalho Júnior. Poesia socialista, com Antero de Quental.
Poesia contemporânea, com Sílvio Romero. Poesia romântica, com Carvalho Júnior. Poesia socialista, com Lúcio de Mendonça.
Poesia contemporânea, com Celso Magalhães. Poesia realista com Martins Júnior. Poesia socialista, com Teófilo Dias.
4/10 - No Brasil, o Simbolismo teve seu momento de maior desenvolvimento na década de 1890. Depois de muitos críticos da época tratarem o movimento com desdém, houve um resgate e revalorização do Simbolismo nas primeiras décadas do século XX. Pode-se destacar como principal produção desse movimento a poesia de Cruz e Souza, obra que apresenta características como:
A espiritualidade como cerne do ser e da poesia, numa dimensão mística, porém pouco musical.
O amor sublimado, a sensualidade desviante e a obsessão por formas brancas e etéreas.
A Igreja como o centro de poder e as formas livres dos versos sem métrica regular e brancos.
Os sofrimentos e a resistência dos escravos na época de colonização.
Um manifesto de resgate do Romantismo e a idealização palpável do amor
5/10 - - Sobre o Realismo é correto afirmar:
I.Como principais temas retratados nas obras realistas estão a violência física e psicológica, o abuso de poder e o adultério, por exemplo.
II.Mundialmente, Madame Bovary, de Gustave Flaubert, é considerado o marco do surgimento do Realismo na prosa romanesca.
III.Machado de Assis (Dom Casmurro) e Aluísio de Azevedo (O cortiço) são os nomes modelares do Realismo brasileiro.
IV.Vários dos ideais realistas foram advindos da tendência cientificista que marcou o pensamento do final do século XIX.
V.O Realismo teve desenvolvimento primordialmente na literatura, sendo irrelevantes seus reflexos nas artes visuais, por exemplo.
II, III e IV.
III, IV e V.
I, II e IV.
I, III e V.
I, III e IV.
6/10 - Como obras importantes de Mário de Andrade, podemos destacar Pauliceia desvairada e A escrava que não é Isaura. Sobre elas, é correto afirmar:
I.O título de Pauliceia desvairada pode ser justificado como o desvairismo de uma nova poética, bem como a personificação da cidade de São Paulo, moderna, caótica e cosmopolita, dos anos 1920.
II.Na introdução de Pauliceia desvairada, Mário escreve o célebre texto intitulado 'Prefácio interessantíssimo', no qual o poeta funda o desvairismo, uma nova poética que estabelecia as linhas mestras a serem seguidas pela produção poética moderna brasileira.
III.A escrava que não é Isaura é tida como uma paródia ao romance A escrava Isaura, de Bernardo Guimarães. Nesse texto, Mário compara a poesia a uma mulher nua que, ao longo do tempo, foi sendo coberta de roupas até que o louco poeta francês, Rimbaud, a despiu novamente.
IV.Mário de Andrade propunha uma poesia ditada pelo subconsciente profundo e, em consonância com a dos surrealistas, que prescindia de uma posterior correção pelo intelecto.
I, II e III estão corretas.
Somente I e IV estão corretas.
I, III e IV estão corretas.
Somente I e III estão corretas.
Somente I e II estão corretas.
7/10 - No que tange à produção literária parnasiana no Brasil, tem-se como obra inaugural do movimento Fanfarras (1882), de Teófilo Dias. Posteriormente, Olavo Bilac assumiu o posto de mentor parnasiano. Nesse sentido, um dos fatores conjecturais que fez de Bilac o nome mais importante dessa escola literária foi:
O caráter ideológico ufanista e nacionalista em suas obras.
A produção direcionada apenas à alta burguesia da sociedade da época.
O caráter ideológico antipatriótico apresentado em suas obras.
A lírica romântica de suas obras.
A estilística empregada em sua escrita.
8/10 - Considerando o contexto histórico do Pré-modernismo e as influências de uma modernização que se instalava no país, temos instaurada no Brasil à época uma visão de mundo que se convencionou chamar de:
Republicanismo
Belle Époque
Desenvolvimentismo
Política do Café-com-Leite
Simbolismo
9/10 - Oswald de Andrade publicou seu primeiro manifesto em 1924, chamado 'Manifesto da Poesia Pau-Brasil'. Nele, Oswald apresenta como tema central a arte e a cultura brasileiras, tratando da nacionalidade numa visão modernista. Nesse escrito, o poeta também:
Utiliza da literatura como meio de transformação social de modo que o olhar para nosso passado primitivo passa a nortear o pensamento moderno.
Propaga a ideia de uma arte estritamente brasileira, primitiva, primordial, de exportação, que descarta qualquer influência estrangeira.
Defende uma arte de exportação, moderna, contemporânea, urbana, desatrelada a referências e elementos culturais regionais e pitorescos.
Sugere uma radical separação entre passado histórico e o presente moderno para a construção de uma arte ufanista
Propõe uma síntese entre a raiz nativa e as antenas da modernidade para a definição de uma nacionalidade crítica e autêntica.
10/10 - Dadas as contrariedades políticas e ideológicas dos autores do período árcade no Brasil, podemos destacar o poeta e frei Santa Rita Durão. Este tem como principal obra o poema épico Caramuru. Considerando tais contextos e contrariedades, Caramuru segue a linha:
Anticlérica
Romântica
Catequética e proselitista
Simbolista
Antijesuítica

Continue navegando