Buscar

atividade aplicada fundamentos para educação especial pag 61

Prévia do material em texto

QUESTÕES
 
1 – Realize uma visita a locais que oferecem serviços públicos (bancos, supermercados, correios, hospitais, etc.).
A visita foi realizada em três estabelecimentos; correio, banco e hipermercado.
2 – Observe se há infraestrutura adequada ao atendimento às pessoas com deficiências (vagas/atendimento preferencial; recursos de acessibilidade etc.).
Nos correios, (centro da cidade) foi constatado que há rampas de acesso, mas apenas uma caixa de atendimento preferencial, que para a demanda do local é pouco.
O atendimento é lento, demorado e deixa muito a desejar, não só para as pessoas com necessidades especiais, mas para todos.
Não há vagas para estacionar.
Em uma escala de 0 a 10, nota três.
Nos bancos, (centro da cidade), constamos todos os itens de acesso, como rampas, estacionamentos, sanitários adaptados e caixas com atendimento preferencial.
Atendimento rápido e com presteza.
Em uma escala de 0 a 10, nota 10.
	No hipermercado (bairro), foi constatado acessibilidade como rampas fixas e móveis, atendimento preferencial, sanitários adaptados e estacionamento preferencial, porém o atendimento pessoal deixa a desejar, ficando em falta funcionários mais preparados para atender pessoas com necessidades especiais.
	Em uma escala de 0 a 10, nota 8.
3 – Realize uma breve entrevista com o funcionário responsável sobre as vantagens de a empresa ter adotado essas medidas.
	Entrevistando os funcionários de cada estabelecimento distintos, a conclusão chegada foi a de que a acessibilidade ajuda e muito o andamento diário do lugar; pois os atendimentos são feitos com mais rapidez, presteza e dedicação aos clientes, proporcionando satisfação a cada um deles.
4 – Escreva um texto sintetizando o que você aprendeu com essa experiência. 
	Com essa pesquisa, aprendemos que, o que é pouco para alguns, é muito para varias pessoas, principalmente com necessidades especiais.
	Uma simples rampa, onde pessoas (normais) passam diariamente sem perceber, para deficientes físicos, por exemplo, significa um item de suma importância para exercer o direito de ir e vir.
	Devemos nos colocar no lugar dessas pessoas e apoiar, ajudar, participar positivamente no processo de inclusão.
Como futuros educadores, essa participação na formação de um individuo, fará toda a diferença para uma nova sociedade, mais justa, e inclusa.
Em relação ao texto, “O banco com atendimento especial”, defendemos o lado positivo, pois com o estabelecimento,seja qual for, nesse caso um banco, provido de acessibilidade, gera agilidade nos atendimentos e com isso satisfação dos clientes.
O único ponto negativo que encontramos, foi constatar que algumas pessoas não tem a sensibilidade de entender a importância da inclusão social em qualquer momento e lugar.

Continue navegando