Buscar

TEORIAS SOCIOLOGICAS CONTEMPORANEAS - ATIVIDADE DISCURSIVA

Prévia do material em texto

Para Bourdieu, o indivíduo e a sociedade estão no impasse gigantesco nas mentes dos pensadores, uns concebem a sociedade como a influenciadora das ações humanas e outros por causa das ações sociais forma-se a sociedade. Segundo o artigo Hamlet e Próspero: indivíduo, sociedade e intelectual em Anthony Giddens e Pierre Bourdieu, de João Henrique, Bourdieu analisa assim:
O esforço empregado pelo sociólogo é o de construir uma terceira opção para as duas visões hegemônicas sobre a dicotomia indivíduo e sociedade. Uma dando maior peso à sociedade, outra dando maior peso ao indivíduo. Sua concepção sociológica refuta as construções teóricas que reduzem ao “economicismo” a análise social e vai contra as teorias sociais que se erigem sem respaldo empírico.
Ou seja, encontrar não a neutralidade, mas no que ambas colaboram para a construção do homem em si e a sociedade. Sem feri a análise social por meio dos estudos empíricos que contribuem e preenchem as lacunas deixadas pelos estudos apenas teóricos dos sociólogos que o antecedem e os contemporâneos.
Em face da sociologia de Giddens seu foco é na ação das pessoas. Para ele a estrutura ou os agentes deixam de ter credibilidade, pois é seguindo o raciocínio de como a vida e a ação passam na atuar na constituição das mesmas. O mesmo autor do artigo supracitado destaca: 
Ele irá bater de frente com as visões objetivistas e subjetivistas da teoria social (o termo que ele usa para o que chamei de “visões hegemônicas da dicotomia indivíduo e sociedade”). Sua iniciativa é a de encarar as antigas oposições como dualidades com predisposição ao “efeito sanfona”, onde um dos lados ora pesa mais que o outro.
Como diz Giddens: “As sociedades humanas ou os sistemas sociais, não existiriam, em absoluto, sem a agência humana.” (GIDDENS, 1989: 140). Portanto, é evidente que o teórico pende para o lado da ação humana, em que esta é parte essencial do todo, ou seja, da construção social e individual do homem.

Continue navegando