A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
Aula_01

Pré-visualização | Página 2 de 2

FALANTE
ESCRITOR
OUVINTE 
LEITOR
DISCURSO
RELAÇÕES DIALÓGICAS
*
*
Seleção e Combinação:
Processo de escolha, no qual as opções assumidas delineiam os valores, a ideologia que preside a produção de discurso. Por isso, é fundamental o leitor perceber, no texto, quem fala e para quem fala. Ao produzir um texto, o autor escolhe e combina o que vai escrever. Aquilo que ele pretende dizer é o que vai estar inserido na voz do narrador. Dessa forma, o texto expõe as opções assumidas e encobre as rejeitadas.
*
*
DISCURSO LITERÁRIO
DISCURSO HISTÓRICO
X
A HISTÓRIA é a vida de cada um de nós. Todos os dias escrevemos a história com nossos atos e valores.
A LITERATURA se apropria desses atos e valores que formam as sociedades de diferentes épocas para dar vida às personagens dentro dos mais diversos contextos. Por isso, a LITERATURA, considerada, por muitos, como arte da palavra, pode ser conceituada como um tipo de discurso que tenta dar conta da história.
*
*
Assim como a música, a pintura e a dança, a Literatura é considerada uma arte. Através dela temos contato com um conjunto de experiências vividas pelo homem sem que seja preciso vivê-las.  A Literatura é um instrumento de comunicação, pois transmite os conhecimentos e a cultura de uma comunidade. O texto literário nos permite identificar as marcas do momento em que foi escrito. As obras literárias nos ajudam a compreender nós mesmos, as mudanças do comportamento do homem ao longo dos séculos, e a partir dos exemplos, refletir sobre nós mesmos.  
*
*
Ao final dessa aula:
1. Aprendemos a diferença entre texto literário e não literário;
2. Conhecemos as características do texto literário;
3. Reconhecemos a literatura como um tipo de discurso.
4. Entendemos a relação autor – texto – leitor.
*

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.