Buscar

Processos Geológicos e Bacias Sedimentares

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso: Ciências Biológicas
Respostas:
1 
1.1) Vulcanismo é um processo geológico que ocorre na superfície da Terra, em áreas emersas ou submersas pelos oceanos. O material magmático é expelidodo interior até a superfície por meio de vulcões, podendo ter erupções fissurais ou centrais. O resfriamento do magma ocorre de forma rápida, com dissipação de calor com hidrosfera, atmofesra e rochas superficiais. Esse resfriamento da origem as rochas ígneas extrusivas. 
Plutonismo é um processo geológico que ocorre no interior da litosfera, podendo acontecer próximo a superfície e até quilômetros abaixo. O material magmático é expelidodo por plutons, que tem formas de intrusões variadas em relação a rocha encaixante. O resfriamento magmático ocorre de forma lenta com dissipação de calor com rochas encaixantes, dando origem a rochas intrusivas.
1.2) Existiram no Brasil formações geológicas vulcânicas na Era Mesozoica, que foi uma das maiores atividades vulcânicas conhecida do planeta, esses vulcões extintos hoje são pontos turísticos, com espessuras de até 1.800 metros, tiveram origem associada à fendas de grandes extensões e profundidades da crosta. Compreenderam toda Bacia Sedimentar do Paraná, cerca de 1 milhão de km2. Possuíram sequência de derrames de lavas basálticas e ausência de materiais piroclásticos.
1.3) As rochas ígneas formadas por processos vulcânicos são rochas extrusivas (por serem formadas na superfície da Terra) composta por basalto ou obsidiana. O tamanho dos grãos das rochas variam de acordo com a velocidade de resfriamento do magma, sendo assim, as rochas vulcânicas possuem granulação fina, podendo nao serem vistas a olho nú. 
Já as rcohas ígneas formadas por processos plutônicos são rochas intrusivas (por serem formadas no interior da Terra). Possuem granulação média a grossa pelo fato do resfriamento do magma nesse caso ser lento.
2
2.1) Devido ao contato com a atmosfera, a hidrosfera e a biosfera, ocorrem alterações em rochas e sedimentos, formando o intemperismo. O clima, relevo, flora e fauna, tempo, são alguns fatores que controlam a ação do intemperismo. Pode ser dividido em intemperismo fisíco, químico e biológico. Fisíco é a desintegração física da rocha préexistente em pedaços sem variação da composição química. Químico é a decomposição da rocha préexistente por meio de reações químicas. Fisíco biológico é a ação física/bioquímica dos organismos ou matéria orgânica proveniente de sua decomposição no processo.
2.2) O transporte pode ser feito por Rolamento, Saltação e Suspensão. Rolamento é o transporte fisíco que o deslocamento das partículas ocorre em constante contao com o solo. Saltação: no transporte as partículas transportadoras saltam. Suspensão as partículas transportadas continuamente dentro de fluídos sem ter contato com o substrato. A deposição fisíca dos sedimentos ocorre perda da energia cinética do agente transportador.
2.3) A deposição química ocorre pela precipitação de soluções concentradas. O transporte químico ocontece pela dissolução de íons em corpos de água. A espécie e quantidade de íons dissolvidos depende da solubilidade dos minerais com os quais faz contato. 
3)
3.1) Bacias Sedimentares são depressões (relatica ou absoluta) na superfície que no decorrer do tempo foram preenchidas por sedimentos, essa deposição de material sedimentar, ao longo dos anos, transforma-se em formações rochosas.
As Bacias Brasileiras tem importância enonõmica e para estudos geológicos e de fósseis, demonstrando a evolução de vida terrestre. Os sedimentos acumulados durante anos, são responsáveis por recursos orgânicos.
3.2) Bacia do Paraná: Bacia sedimentar intracratônica, com muita movimentação, formada durante os períodos Paleozoico e Mesozoico, apresenta rochas sedimentares e rochas vulcânicas, possui uma grande depressão constituída por rios de planalto.
Bacia Parnaíba: Bacia sedimentar, formada na Era Paleozoica, repleta de rios perenes, se divide em três zonas diferentes e essas áreas são conhecidas como sub-bacias, são elas: Alto Parnaíba, Médio Parnaíba e Baixo Parnaíba.
Bacia do Amazonas: Estendendo-se para outros países, imensa biodiversidade, formou-se a partir de um enorme golfo, maior bacia hidrográfica, relevo montanhosos.
4
4.1) Cominuição dos grãos dos minerais constituintes das rochas, denominado de cataclase ou milonitização, dependendo da intensidade com que os grãos são moídos. Desenvolve-se em zonas de falhas ou cisalhamento a partir do deslocamento de blocos rochosos, estes são os processos desde metamorfismo dinâmico.
4.2) Acontece em rochas que estão em contato com corpos ígneos , que as rochas ígneas a altas temperaturas entram em contato com rochas mais frias das crosta, surgimendo novos minerais dependendo da sua posição em relação a temperatura mais elevada ou menos intensa dentro da auréola metamórfica.

Outros materiais