Buscar

Os pressupostos do racismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os pressupostos do racismo
São eles: Hierarquização, Interiorização, Preconceito, Desigualdade, Racismo
Hierarquização: a doutrina racialista que prevê a existência de raças humanas com diferentes qualidades e habilidades.
Interiorização: Quando os indivíduos são considerados superiores aos outros, gerando por consequência a interiorização de certos grupos. Nesse sentido pessoas que consideram os negros como feios, menos inteligentes ou menos trabalhadores podem ser chamados de racistas.
Preconceito: o movimento de inferiorizar grupos de pessoas traz uma realidade preconceituosa de mundo.
Portanto, o preconceito muitas vezes está na cabeça das pessoas, mas não necessariamente se manifesta em atitudes concretas, estás chamadas de discriminação. Assim, pode-se perfeitamente imaginar que uma pessoa preconceituosa se refreie de cometer práticas discriminatórias em relação aos negros, ou não queira expressar publicamente seus pensamentos racistas, devido à pressão social que possa existir a esse respeito;
São	atitudes ou ações individuais	concretas	que	diferenciam	grupos ou pessoas	 
Desigualdade: é a falta de oportunidades, inserida na estrutura de uma sociedade, que podem ser verificadas apenas estatisticamente através das desigualdades raciais, seja na educação, na saúde pública, no emprego, na renda, na moradia etc.
Com base nessa afirmação, precisamos compreender de uma vez por todas que o estado de desigualdade social em que se encontra a população negra no Brasil é uma demonstração evidente do racismo ainda vigente em nossa sociedade
Racismo: é a discriminação social baseada no conceito de que existem diferentes raças humanas e que uma é superior às outras. Esta noção tem base em diferentes motivações, em especial as características físicas e outros traços do comportamento humano.

Continue navegando