Buscar

Roteiro de Atividade- filme o Nome da Rosa S-S

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ
CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO – BLOCO 1 /CARGA -HORÁRIA: 60 h/a
PROFESSOR Me. JOSÉ ADERSINO ALVES DE MOURA
ALUNA: Maria do Socorro de Sousa Santos Silva
ROTEIRO PARA ANÁLISE DO FILME "O NOME DA ROSA”
1. Caracterize o período em que a história se passa e relacione as ordens religiosas retratadas no filme. Por quem elas eram representadas? 
A história do filme ocorre durante a Idade Média, no norte da Itália. Período esse que ocorreram transformações em esferas econômicas, sociais, politicas e até religiosas. As Ordens presentes no filme, são os Beneditinos e a dos Franciscanos, que é representada pelo frade Willian de Baskerville. 
2. Podemos atribuir à rosa um referencial para o conhecimento da Idade Média (representado no filme através da literatura contida na biblioteca do mosteiro beneditino), logo subentendemos que O Nome da Rosa é, na verdade, uma alusão ao saber, inacessível e mortal. Em contrapartida, as palavras finais do narrador da história fazem surgir um outro ponto para a atribuição do título do filme. Elas nos remetem à camponesa que teve relações sexuais com o noviço Adso de Melk, despertando nele o amor, cujo nome não é revelado nem mesmo no fim da história. Na sua opinião, qual das explicações parece fazer mais sentido? Por que o título: O nome da rosa?
A primeira afirmação sobre a alusão ao saber inacessível e mortal. Segundo o autor do filme, o titulo “Em nome da Rosa” é simbólico e remete a aquilo que se pode perder com o tempo, algo místico e encantador. 
3. O filme retrata muitos pontos de grande valia, dentre os quais podemos destacar a considerável influência da Igreja sobre todos os assuntos da humanidade (os de cunho religioso e espiritual bem como social, econômico e político da época medieval). Era dentro dela que estava toda a fonte de conhecimento e este não podia, de forma alguma, ser distribuído à sociedade de forma homogênea - a Igreja correria o risco de perder boa parte da sua influência ideológica e de seu poder de controle. Através desse pensamento, justifique o artifício de envenenamento das pontas das páginas de livros da biblioteca.
O envenenamento nas páginas tinha como finalidade manter as informações que os livros continham em segredo, a fim de que a igreja não perdesse a confiança e a fosse questionada por suas ações e pregações. 
4. Tudo o que ia de encontro aos dogmas religiosos eram considerados heresias pela Igreja e no filme há claros exemplos relatados. O riso era tido como uma zombaria ao divino. “Mais amargo que a morte é a mulher”, frase dita por um dos personagens do filme que coloca a mulher num patamar pecaminoso. Símbolos de bruxaria, como o gato preto e a galinha preta, eram também tido como prática de heresias. O aparecimento do Anticristo (presença do demônio no mosteiro beneditino) foi o acontecimento marcante que suscitou a ida do monge William de Baskerville em seu trabalho de investigação. As mortes ocorridas no mosteiro seriam motivo suficiente para que o Papa declarasse o monastério como herege. Contestar o veredicto de um Inquisidor era também considerado heresia. Dentro desse quadro, qual o destino final do mosteiro?
O mosteiro, por causa do que vinha ocorrendo, seria declarado um local herege e estaria sujeito as punições da igreja, como por exemplo, ser fechado. 
5. No filme, os camponeses são miseráveis, tratados com ríspida arrogância e desdém pelos monges do mosteiro. Alguns realizavam atividades primárias de subsistência. Não há nenhuma fé clara, nenhuma caridade. Assim, os camponeses medievais viviam de sobras, moravam em casas de madeira de um só cômodo, com telhado de palha e chão batido, vestiam roupas artesanais, e em sua maioria eram analfabetos. Como podemos caracterizar os camponeses atuais? Com quais tipos de problemas hoje eles se deparam?
Os camponeses atuais se veem em melhores condições socioeconômicas, com direitos ao que produzem, diferentemente dos camponeses do filme que viviam das sobras. 
6. Quais são suas conclusões finais após a análise do filme?
O filme mostra como a sociedade medieval era fechada, os mosteiros eram o centro da cultura e conhecimento, com suas bibliotecas repletas e livros que eram proibidos para outras classes sociais, sendo restrita aos monges a leitura e tradução, descobrindo que as normas e restrições aplicadas pela igreja não deveriam ser tão rigorosos e que certos comportamentos não eram considerados proibidos. Descobriam, também, que a morte não deve ser utilizada como uma forma de condenação para a submissão e obediência dos preceitos da igreja católica. 
OBS: Adaptado do disponível em: http://profrondys21.blogspot.com.br/2013/09/atividade-de-analise-do-filme-o-nome-da.html

Continue navegando