Buscar

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA
Centro das Ciências Biológicas e da Saúde | CCBS
EVOLUÇÃO (CBS4028)
Prof. Dr. Leonardo V. Lutz (lvlutz@ufob.edu.br)
JACKSON ROBERTO DE SOUZA SANTOS
1.Vamos por parte, como diria conto antigo. As escalas das dimensões e organização da complexa teia da vida está paradoxalmente interligada com o universo microscópico e macroscópico, esta é uma visão moderna no que se refere ao pensamento sistemático que decorreu de observações e experimentos ao logo do tempo, e o que difere das primeiras observações é justamente esse fato, pois não haviam uma base solida o suficiente de estudos anteriores para que eles pudessem ter uma premissa com alto grau de convicção, que os norteasse para o não achismos, bem como hoje temos “graças a estas pesquisas” conceitos, teorias, que nos fazem refletir mais profundamente sobre o que é vida. Porém, graças aos pesquisadores/entusiastas nesse caso em especifico, Lamarck e Darwin, deterem condições e tempo para a pesquisa, uma gama de dados nos foi deixada como recompensa advinda de seus esforços, “para que pudéssemos” compreender um pouco a mais com um grau de certeza ainda mais confiável.
Pois bem, dito isso, para contextualizar. Quando observamos para os acontecimentos do passado, especificamente para o pensamento de Lamarck onde (causa sendo igual a consequência), ou seja, uma mutação por exemplo, seria um benefício não ao acaso para uma solução viável para os organismos. Mas para Darwin, o pensamento advém de uma causa, ou seja, (causa/ evento/ efeito/mutações), isso significa dizer que os eventos nas propriedades intrínsecas de cada indivíduo, sofreram alterações na organização, estrutura e função posteriormente, esta é uma visão bem diferente de Lamarck mesmo que o princípio do pensamento tenha convergência na evolução/adaptação dos organismos. 
Dito isso, assim posso inserir os conceitos dos fatores evolutivos, (mutação/ Seleção Natural/ Fluxo gênico/ Deriva genética). Estes conceitos são fundamentais para elucidar o pensamento evolutivo na transição histórica. Lamarck e Darwin não possuíam conceitos que hoje consideramos “óbvios”, um exemplo é a contingencia histórica, (a qual depende dos eventos ao longo do tempo). O que também pode ser chamado de acaso.

Mais conteúdos dessa disciplina