Buscar

Exercício doping

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DISCIPLINA DE TOXICOLOGIA
Professor: Hudson Holanda de Andrade
Nome:Cristiane Laurindo Ribeiro
E X E R C Í C I O
01 – Nos Jogos Olímpicos de Roma, em 1960, o mundo viria a se assombrar com o terror do doping. Na ocasião, o ciclista dinamarquês Knud Enemark Jensen se sentiu mal durante a prova, caiu da bicicleta e sofreu um traumatismo craniano que causou sua morte, enquanto disputava uma prova de 100 quilômetros. A autópsia realizada no corpo do atleta revelou que o dinamarquês tinha no sangue anfetaminas e Roniacol (substância que diminui a pressão sanguínea). 
Explique quais são os sintomas que podem aparecer com o uso dos diversos tipos de doping usados por atletas profissionais ou mesmo amadores. 
As substâncias vetadas são, geralmente, classificadas em quatro grupos:
· Estimulantes: tornam o atleta mais excitado, agindo diretamente no sistema nervoso. São capazes de eliminar a sensação de fadiga e o potencializar o desempenho do atleta. Dentre as mais comuns estão a anfetamina, a cocaína e o ecstasy.
· Narcóticos analgésicos: têm o poder de amenizar a dor e são usados com maior frequência no ciclismo e no pugilismo. Morfina e derivados são exemplos de doping dessa classe.
· Diuréticos: atuam na eliminação de água do organismo para que haja perda de peso, além de serem utilizados também para eliminar outras substâncias proibidas.
· Esteroides anabolizantes: aumentam a massa muscular do atleta (não-atletas também os utilizam para esse fim) e diminuem o tempo de recuperação. Podem ser consideradas as mais nocivas das substâncias vetadas.
O doping pode trazer efeitos colaterais como comportamento agressivo, acne, lesões hepáticas, sudorese excessiva, choque anafilático, insônia, arritmia cardíaca, acidente vascular cerebral, cânceres, entre outros.. Dentre as substâncias dopantes podem ser encontrados os estimulantes (que visam diminuir a sensação de fadiga); narcóticos analgésicos (aliviam a dor), diuréticos (auxiliam na perda de peso), esteróides anabolizantes (aumenta a massa muscular), hormônios peptídicos e análogos (fixação da proteína no organismo) e os betabloquadores (diminuição dos batimentos cardíacos). Além disso, as chamadas “drogas sociais” como a maconha e o álcool também são proibidas
recentes da AMA apontam os anabólitos esteróides como a substância encontrada em maior porcentagem nas análises com resultados adversos : 43,4%. Seguido pelos beta-2 agonistas (usado normalmente para combater a asma),
02 – Os Hormônios Peptídicos e Análogos são substâncias que atuam no organismo de modo a acelerar o crescimento corporal e diminuir a sensação de dor. Explique quais são os mais usados comumente por atletas.
Hormônios Peptídicos e Análogos
São substâncias que atuam no organismo de modo a acelerar o crescimento corporal e diminuir a sensação de dor. A gonadotrofina coriônica humana, o hormônio do crescimento, o hormônio adrenocorticotrófico e a eritropoetina são alguns s destes hormônios.
Gonadotrofina coriônica humana (HCG) é um hormônio sintetizado pelos tecidos cariônicos da placenta e purificado das mulheres grávidas. Aumenta Aumenta a produção de esteróides endógenos e o seu uso por atletas, deve-se a sua capacidade de proporcionar o aumento do volume e potência dos músculos, sendo utilizado principalmente em esportes que exijam treinamento de força.
Pode causar efeitos secundários potencialmente nefastos ao organismo tais como a ginecomastia e alterações menstruais.
Hormônio do crescimento (GH) é um hormônio sintetizado nos humanos até o final da puberdade ao verificar uma estabilização do crescimento ósseo travando a produção por parte do organismo, Quando usado pelo adulto a performance é pequena.
A ingestão induz o aumento significativo de vários tecidos e entre eles, o tecido muscular de força e velocidade. O demorado em quantidades excessivas do hormônio do crescimento exógenos, possa produzir efeitos colaterais prejudiciais ao organismo como a acromegalia (crescimento desmedido das mãos, pés e cara), alteração no formato da face, alterações na voz, intolerância à glicose, hipogonadismo, compressão de nervos periféricos, hipertrofia cardíaca e doenças articulares.
Hormônio adrenocorticotrófico (ACTH), substância aumenta o nível endógeno de corticoesteróides. O uso de ACTH recuperação do tecido, se usado por longos períodos provocar enfraquecimento muscular acentuado, insônia, a hipertensão arterial, diabetes, úlceras gástricas, perda de massa óssea e dificuldades de cicatrização das feridas.
Hormônio eritropoetina: usada por ciclistas, triatletas, maratonistas e outros esportes de resistência aumenta o número de glóbulos vermelhos (hemáceas) no sangue e um maior transporte de oxigênio para as células O consumo de oxigênio aumentado, consequentemente, capacidade de exercer uma intensidade de esforço maior se utilizando do metabolismo aeróbio para a produção de energia. Dentre os principais efeitos causados pelo uso deste hormônio destacam-se o aumento da viscosidade sanguínea em decorrência do aumento do número de hemáceas no sangue, a hipertensão arterial, possíveis infartos do miocárdio e cerebral, embolia pulmonar e convulsões.
03 – Os exames antidoping são feitos para flagrar se o atleta está usando substâncias ilícitas a fim de melhorar seu desempenho. E os testes não se restringem aos períodos de competição, podendo ser realizados a qualquer período de treino. Pesquise quais são os exames mais comuns realizados e o que cada um deles pode detectar no organismo.
O exame toxicológico pode ser realizado de várias formas, a partir de amostras de sangue, urina ou queratina (cabelos, pelos ou unhas). Cada uma dessas análises tem uma janela de detecção e é utilizada em momentos diferentes. No exame de urina é possível detectar drogas consumidas, em média, nos últimos 5 dias.
Exames toxicológicos feitos através da urina, é possível detectar diversos tipos de substâncias químicas, tóxicas ou de estímulo, que a pessoa possa ter consumido. Entre as principais substâncias detectadas pela urina estão:
· Anfetaminas; codeínas; metanfetaminas; ecstasy; 
· EPO (doping sanguíneo); heroína; morfina; cocaína
· Crack; hGH (hormônios de crescimento); S1 (anabolizantes)
· S6 (estimulantes); 
DETECÇÃO DO EXAME DE URINA?
A urina é obtida após a filtragem do sangue contaminado pela substância ingerida. é possível obter resultados através dela, cerca de duas horas depois da ingestão ou contato com a substância tóxica, ou droga.LSD a primeira substância a ser eliminada através da urina e a maconha, a cocaína e o ecstasy, as últimas substâncias a ser totalmente eliminada.
EXAME TOXICOLÓGICO DO CABELO
Os testes toxicológicos realizados nos fios de cabelo são chamados de cromatografia líquida e a espectrometria de massa técnica utilizada para analisar compostos orgânicos e inorgânicos que podem ser encontrados nas amostras biológicas, inclusive nos fios de cabelo. Caso a pessoa tenha menos de 4 centímetros de cabelo, os fios serão coletados em outras partes, como virilha, braços, pernas e tórax.
Dentro do laboratório, os fios são lavados, para a retirado qualquer depósito de sujeira, produtos químicos , que possam estar no exterior dos fios.
As drogasencontradas NO EXAME DE CABELO?
 exames toxicológicos, o exame feito em fios de cabelo possui maior gama de detecção de substâncias consumidas pelo indivíduo, sendo possível detectar:
· Cocaína; Maconha; Anfetaminas; Metanfetaminas; 
· Ecstasy (MDMA, MDA e MDE); Heroína; Morfina
· Codeína; Oxicodona; Anfepramona (DENATRAN e Ministério do Trabalho); 
Nesse tipo de exame detecta substâncias mesmo após meses de uso. Caso o paciente faça uso de medicações controladas de forma contínua ou tenha passado por cirurgia recentemente (mesmo as dentárias), que seja informado através de laudo, para que o resultado não saia com um falso positivo.
04 – Exemplifique quais são os tipos mis comuns de anabolizantes, estimulantes e diuréticos usados por esportistas. 
 Agentes anabólicos – agem aumentando o tamanho dos músculos. - Diuréticos – atuaaumentando a produção e a excreção, causando a perda de peso. São usados para o mascaramento de doping. As substâncias são: triantereno, hidroclorotiazínicos, furosemide.
Os principais exemplos de diuréticos que encontramos disseminados no esporte são o triantereno e a furosemida, sendo que estas substâncias são utilizadas por atletas esportivos em decorrência de dois fatores que podem provocar: perda de peso e mascaramento de doping.
Os diuréticos possuem efeitos secundários prejudiciais oorganismo como, a desidratação (diminuição de água no corpo), cãibra muscular, diminuição do volume sanguíneo, doenças renais, alterações do ritmo cardíaco e perda acentuada de sais minerais.
.
https://kasvi.com.br/doping-esporte-testes-controles/
https://www.efdeportes.com/efd200/breve-historia-sobre-o-doping.htm
https://www.efdeportes.com/efd171/anabolizantes-x-doping-uma-revisao-de-literatura.htm
http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=75
http://www.quimica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=169
https://exametoxicologico.labet.com.br/principais-duvidas-exame-toxicologico/

Continue navegando