Buscar

Poema e ciberpoema - significação das palavras - sinônimos antônimos e homônimos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDANDO A LÍNGUA PORTUGUESA
GÊNERO TEXTUAL: poema e ciberpoema. GRAMÁTICA: SIGNIFICAÇÃO DAS PALAVRAS: sinônimos, antônimos, homônimos; conotação e denotação
Gênero Textual: poema e ciberpoema
O poema é um gênero textual relacionado com os gêneros literários. É impossível dissociar o poema da literatura, arte que tem a palavra como matéria-prima. Na literatura não há compromisso com a objetividade, tampouco com a sintaxe ou com a semântica. A palavra pode ser lapidada, dissecada, subvertida de acordo com as vontades de quem escreve o poema para assim atingir seu principal fim: impressionar o leitor e nele despertar diferentes sensações.
Ciberpoema é a construção de poema/poesia em movimento; é adequada ao mundo digital. Trata-se da poema/poesia viva, em movimento. É uma inovadora manifestação artística do nosso tempo, ou seja, são novas formas de representação gráfica por meio da linguagem utilizando o ciberespaço.
GRAMÁTICA – SIGNIFICAÇÃO DAS PALAVRAS: sinônimos, antônimos e homônimos; conotação e denotação
	
Os sinônimos designam as palavras que possuem significados semelhantes, por exemplo: andar e caminhar; usar e utilizar; fraco e frágil. Do grego, a palavra sinônimo significa “semelhante nome” sendo classificados de acordo com a semelhança que compartilham com o outro termo. Os sinônimos perfeitos possuem significados idênticos (após e depois; léxico e vocabulário). Já os sinônimos imperfeitos possuem significados parecidos (gordo e obeso; córrego e riacho).
Os antônimos designam as palavras que possuem significados contrários, por exemplo: claro e escuro; triste e feliz; bom e mau. Do grego, a palavra “antônimo” significa “nome oposto, contrário”.
Homônimos são palavras que ora possuem a mesma pronúncia, (palavras homófonas), ora possuem a mesma grafia (palavras homógrafas), entretanto, possuem significados diferentes.
São chamados de "homônimos perfeitos", as palavras que possuem a mesma grafia e a mesma sonoridade na pronúncia, por exemplo: O pelo do cachorro é curto. Pelo caminho da vida./ Tenho que chegar cedo. Cedo meu lugar aos idosos.
Conotação e Denotação
A conotação designa o sentido virtual, figurado e subjetivo da palavra, alargando o seu campo semântico. Assim, depende do contexto. Na maioria das vezes, a conotação é utilizada nos textos poéticos com o intuito de produzir sensações no leitor.
A denotação designa o sentido real, literal e objetivo da palavra. Ela explora uma linguagem mais informativa, em detrimento de uma linguagem mais poética (conotativa). É muito utilizada nos trabalhos acadêmicos, jornais, manuais de instruções, dentre outros. Exemplos: Ele foi um cara de pau! (sentido conotativo)/ Não foi aquele cara que te pediu informação ontem? (sentido denotativo) / Agiu como um porco. (sentido conotativo)/ No sítio do meu avô há um porco. (sentido denotativo).
REFERÊNCIAS
POEMA. Disponível em: www.mundoeducacao.uol.com.br. Acesso em: 08/07/2021.
CIBERPOEMA. Disponível em: www.institutoclaro.org.br. Acesso em: 08/07/2021.
SIGNIICAÇÃO DAS PALAVRAS. Disponível em: www.todamateria.com.br. Acesso em: 08/07/2021.

Continue navegando