Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA-1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Dificuldades para os imigrantes.
Regicláudio Avelino Diniz
01350172
Gestão pública
Com o agravamento da crise econômica e social na Venezuela, o fluxo de cidadãos venezuelanos para o Brasil cresceu maciçamente nos últimos anos.
A demanda por serviços públicos nos estados que fazem fronteira com a Venezuela , aumentou bastante nesses lugares.
Esses povos enfrentam bastantes dificuldades, mas a que podemos dá maior destaque, é O IDIOMA BRASILEIRO.
Por ser um idioma de difícil compreensão, o português exige do leitor um conhecimento de mundo, não se pode interpretar um texto ou produzir-se sem base, isto exige do acadêmico uma atenção e atualização dos fatos que o cerca, só é possível fazer uma boa produção textual quando se tem conhecimento de mundo e de situações, exige-se também que se tenha um bom acervo de palavras e noção de como as mesmas serão utilizadas.
E por o Brasil ser um país de dimensões continentais, exitem também as diferenças de expressões típicas de alguns estados, o que dificulta ainda mais,o processo de aprendizado para quem está aprendendo o idioma.
Portanto, o leitor precisa de mais recursos além do conhecimento da linguagem para a realização da leitura. “Como afirmam Fulgêncio e Liberato (1998),:” È possível que um leitor não consiga ler um texto que, embora escrito em uma língua que ele domina, trate de um assunto sobre o qual ele não tem informações”. Então, verifica-se que, para a realização da leitura, são necessários vários elementos, pôr exemplo, individuo que lê saiba o significado das palavras mais complexas e saiba também fazer uso dos sinais de pontuação, inclusive conhecimentos existentes no interior do indivíduo. Ainda acrescentam Fulgêncio e Liberato (1998, p. 13), a leitura não é a simples decodificação do sinal gráfico que se aprende no início da alfabetização, mas uma compreensão de textos.
Então, percebe-se que a complexidade da problemática que envolve os atos de leitura e escrita continua sendo, a maior dificuldade para esses refugiados.

Continue navegando