Buscar

lider 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1A liderança, surge quando o uso do poder e o exercício de autoridade permitem que um líder direcione pessoas para a realização de objetivos comuns à coletividade. Existem assim, bases de poder e influências. Referente às formas de comando, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Poder legítimo: poder com base na posição hierárquica. Capacidade de vincular certos sentimentos de obrigação ou noção de responsabilidade à gestão. Recompensar e punir funcionários pode ser visto como uma parte legítima do papel de liderança formal ou designado. A maioria dos gerentes nas organizações executa algum grau de recompensa e punição.
(    ) Poder coercitivo: poder com base na coerção e no temor, ou seja, alguém é forçado a fazer algo contra sua vontade. Seu principal objetivo é a obediência. Ocorre quando a submissão não é obtida. Envolve ameaças em sua forma de liderança, incluindo ameaças de demissão.
(    ) Poder de recompensa: poder com base no conhecimento, no talento, na experiência, em suas competências. São muito inteligentes e confiam em seu poder para realizar várias funções e responsabilidades organizacionais.
(    ) Poder de perícia: valoriza ou recompensa positivamente os bons resultados de seus subordinados. Entretanto, com o tempo, tende a exigir maiores recompensas. Se aplicado incorretamente, implica insatisfação com as recompensas resultando na perda de sua eficiência.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - V - F.
B
V - V - F - F.
C
F - V - F - V.
D
V - V - V - F.

Continue navegando